Defeito no câmbio de veículo usado (AIR CROSS 2015) e cobrança indevida por reparo

Reclamação resolvida

Resolvido

Reclamar dessa empresa

São Paulo - SP

26/09/2025 às 19:08

ID: 227925371

Comprei um veículo usado (AIR CROSS 2015) na loja TIAGO VALENTE, no dia 24AGO25, e em menos de uma semana após a retirada do carro, o veículo apresentou defeito no câmbio, comprometendo totalmente seu funcionamento e segurança.
Entrei em contato com a loja no dia 05SET25 informando que o veiculo estava com problema no cambio pois ao subir ou descer a rua o cambio dava um tranco e perdia a força, falei com o funcionário Miranda que informou que na data o mecânico não poderia receber o veiculo assim agendou no dia 09SET25, deixei o veiculo aos cuidados do mesmo funcionário, me informaram que o mecânico estava de férias e somente poderia avaliar o carro semana seguinte, assim o foi feito, dia 26SET25 foi feito contato comigo informando que o veiculo estava pronto e para minha surpresa, foi informado que o conserto seria de minha responsabilidade mais de R$ 3.500,00 como se ja não bastasse cobrar o valor de mais de R$ 1.300,00 sendo que a transferência de veiculo custa R$272,00, ou seja mais de R$ 1.000,00 para a empresa, e mesmo estando dentro do prazo legal de garantia previsto pelo Código de Defesa do Consumidor, mesmo sem ninguém em momento algum ter feito contato para autorizar a cobrança para o reparo, saliento que De acordo com o Art. 26 do Código de Defesa do Consumidor, existe um prazo legal de garantia de 90 dias para produtos duráveis, como é o caso de veículos, mesmo sendo usados. Esse prazo é obrigatório, independente de garantia contratual.
Art. 26, 1, CDC: "Inicia-se a contagem do prazo decadencial a partir da entrega efetiva do produto ou do término da execução dos serviços."
Além disso, conforme o Art. 18 do CDC, o fornecedor (no caso, a loja) é responsável por vícios ocultos que comprometam o uso do produto.
Art. 18, CDC: Os fornecedores de produtos de consumo duráveis ou não duráveis respondem solidariamente pelos vícios de qualidade que os tornem impróprios ou inadequados ao consumo a que se destinam (..)
Portanto, a loja tem obrigação legal de reparar o defeito sem custo ao consumidor, ou, caso não o faça em até 30 dias, o cliente pode escolher:
A substituição do produto;
A restituição imediata do valor pago;
O abatimento proporcional do preço.
O que estou solicitando:
Diante disso, solicito que a loja arque com a totalidade dos custos para reparo do câmbio, ou realize a substituição do veículo ou devolução do valor pago, conforme minha escolha prevista no CDC.
Caso não haja resolução amigável, tomarei as medidas legais cabíveis, inclusive ingressando com ação judicial por danos materiais e morais.

Compartilhe

Resposta da empresa

19/10/2025 às 11:34

Prezada Sra. Maria Aparecida,

Agradecemos por nos contatar e lamentamos a sua insatisfação em relação ao veículo.

Conforme já é de seu conhecimento, os reparos necessários foram realizados e os custos foram arcados por nossa empresa.

Com o objetivo de reforçar a nossa transparência, gostaríamos de relembrar que, no momento da compra, o veículo foi ofertado com um valor inferior ao de mercado, conforme consta em contrato. O objetivo era que essa diferença de valor cobrisse eventuais reparos.

No entanto, a empresa optou por uma exceção e realizou todos os reparos necessários, sem custo adicional para a senhora.

Esperamos que esta solução tenha alcançado sua satisfação. Permanecemos à disposição para qualquer necessidade futura.

Atenciosamente,
Time de Pós-Venda TJ Valente.






Consideração final do consumidor

19/10/2025 às 12:11

O veículo foi adquirido pelo valor de R$ 46.*******,00, conforme contrato, enquanto a tabela FIPE de agosto/******* indicava o valor de R$ 42.*******,00. Ou seja, pagamos mais de R$ 3.*******,00 acima da tabela, e não abaixo, como a empresa está afirmando.

Além disso, o veículo foi devolvido porque o valor cobrado para o reparo não foi aceito, uma vez que o automóvel ainda estava dentro do prazo de garantia. De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, é inteiramente responsabilidade da loja arcar com qualquer defeito ou problema apresentado no período de validade da garantia.

Portanto, não houve nenhum favor por parte da empresa, mas apenas o cumprimento de uma obrigação legal.

O problema foi resolvido?

Reclamação resolvida

Resolvido

Voltaria a fazer negócio

Não

Nota do atendimento

5