Cancelamento de serviço de faxina em cima da hora e falta de compromisso

Reclamação não resolvida

Não resolvido

Reclamar dessa empresa

Parnamirim - RN

25/07/2025 às 09:22

ID: 222962217

Prezados,

Contratei os serviços da empresa por algumas semanas e venho, com grande frustração, relatar minha insatisfação diante do total descaso, despreparo, falta de compromisso e evidente ausência de profissionalismo por parte da empresa.

Na primeira semana, selecionei uma funcionária para a realização do serviço contratado. No entanto, a qualidade da faxina ficou muito aquém do esperado mesmo assim, optei por relevar.
Na semana seguinte, a mesma profissional designada para o serviço entrou em contato com a empresa, solicitando o número de telefone pessoal da minha mãe, a fim de justificar sua ausência. O problema? Essa tentativa de aviso ocorreu mais de duas horas após o horário previamente combinado para o início da faxina.

Diante disso, entrei em contato com o atendimento da empresa para relatar minha insatisfação. Em resposta, foi-me oferecido um desconto de 10% o que considero um gesto absolutamente insuficiente frente ao transtorno causado, especialmente considerando que minha residência foi deixada sem a prestação do serviço e sem qualquer responsabilidade assumida pela empresa.

Ainda assim, solicitei apenas que fosse providenciada uma profissional compromissada para a semana seguinte, ou, no mínimo, que eu fosse informado com a devida antecedência caso houvesse algum imprevisto.

Ontem, recebi um e-mail confirmando que o serviço estava agendado regularmente e que eu poderia ficar tranquilo. Para minha surpresa, na manhã de hoje, menos de uma hora antes do horário previsto, recebo um e-mail automático informando o cancelamento da faxina.

Detalhe importante: não houve qualquer ligação telefônica, mensagem por WhatsApp ou tentativa de comunicação direta da empresa apenas esse aviso automatizado por e-mail.

Novamente entrei em contato com o suporte via WhatsApp, e o atendente limitou-se a informar que a profissional teria justificado sua ausência. Mas e quanto ao consumidor? Por que a empresa não tomou a iniciativa de entrar em contato imediatamente, como prevê sua própria política interna? Por que não há alternativas prontamente disponíveis para honrar o serviço? Afinal, o compromisso firmado foi comigo cliente e não com os prestadores individualmente.

A própria empresa, em seus termos de uso, prevê que:

Em caso de atraso de mais de uma hora da embaixadora..
Tentaremos achar uma substituta para o serviço acontecer..
Caso não tenhamos uma substituta, teremos que reagendar o serviço para uma outra data. Caso você não concorde com o reagendamento, infelizmente o cancelamento terá de ser feito.

Ainda assim, minha expectativa como consumidor é de que os termos legais prevaleçam sobre a conveniência da empresa. Nesse sentido, invoco o disposto no Código de Defesa do Consumidor:

Art. 35 do CDC:
Se o fornecedor de produtos ou serviços recusar cumprimento à oferta, apresentação ou publicidade, o consumidor poderá, alternativamente e à sua livre escolha:

I exigir o cumprimento forçado da obrigação, nos termos da oferta, apresentação ou publicidade;
II aceitar outro produto ou prestação de serviço equivalente;
III rescindir o contrato, com direito à restituição de quantia eventualmente antecipada, monetariamente atualizada, e a perdas e danos.

Além disso, é importante observar que os próprios termos contratuais da empresa preveem multa de 50% do valor do serviço caso o cancelamento seja feito pelo consumidor com menos de duas horas de antecedência:

Menos de 2h: taxa de 50% do valor do serviço.

Ora, se há penalidade para o consumidor em caso de cancelamento tardio, o mesmo princípio deve se aplicar à empresa, conforme os princípios da função social do contrato e do equilíbrio contratual, previstos no Código Civil brasileiro. Caso contrário, estamos diante de uma cláusula leonina, abusiva e passível de nulidade.

Diante do exposto, e sem entrar ainda na esfera de [Editado pelo Reclame Aqui], venho questionar: como a empresa pretende proceder para reparar os transtornos causados e demonstrar respeito ao consumidor? Aguardo uma proposta de solução compatível com os princípios legais, contratuais e éticos que regem a relação de consumo.

Compartilhe

Consideração final do consumidor

19/09/2025 às 14:34

empresa sem expêriencia na região.
completamente irresponsavel com os clientes e funcionarios.

Aos moradores do RN, melhor fugir deste estabelecimento

O problema foi resolvido?

Reclamação não resolvida

Não resolvido

Voltaria a fazer negócio

Não

Nota do atendimento

0

Consideração final da empresa

26/09/2025 às 15:14

Olá Gustavo, pedimos desculpas sinceras pela sequência de falhas que você e sua mãe enfrentaram. Entendemos a frustração de esperar por um serviço essencial e lidar com atrasos e cancelamentos em cima da hora.

No seu histórico: no dia 11/07 houve atraso, mas o serviço foi concluído; no dia 18/07 a profissional não compareceu e você mesmo abriu contato conosco; e no dia 25/07 tivemos a situação mais crítica, quando o cancelamento foi avisado apenas ao número cadastrado que era o da sua mãe e isso fez com que você não recebesse a informação em tempo. Reconhecemos que faltou da nossa parte confirmar previamente o contato ideal para emergências.

Somos uma plataforma intermediadora, mas a experiência de cada cliente é nossa prioridade. Já reforçamos processos internos para comunicação ativa e planos de contingência em casos de cancelamento de última hora.

Para reparar, além do estorno já feito, disponibilizamos a você uma faxina gratuita com prioridade de alocação e acompanhamento direto do nosso time, caso queira nos dar uma nova chance.

Sentimos muito por tudo que aconteceu e queremos reconstruir sua confiança.

Equipe Tidmo