Desrespeito ao código de Defesa do Consumidor

Reclamação não resolvida

Não resolvido

Reclamar dessa empresa

Rio de Janeiro - RJ

20/03/2024 às 06:50

ID: 184988065

Essa reclamação foi publicada há mais de 1 ano

Ver todas Reclamações

No dia 08/03/******* realizei compra de material de construção nessa empresa através do atendimento via WhatsApp. Fui contatado no dia 14/03 pela expedição confirmando a entrega para a sexta-feira, dia 15/03/******* até as 18h. Como nessa notificação a empresa informa que não aceita reclamações depois da entrega (o que já contraria o CDC), paguei a diária do pedreiro para que estivesse no local da obra para a recepção, conferência e descarga do material, contudo a empresa não realizou a entrega e não deu nenhuma satisfação, a despeito de ter tentado contatar a empresa, mas não fui atendido.

Enviei mensagem para a empresa no mesmo dia, contudo, somente no dia seguinte é que tive retorno do vendedor que primeiramente me informou que a expedição teria dito que entraram em contato comigo e agendaram a entrega para a segunda-feira e não para sexta-feira, informação que é totalmente inverídica. No momento da compra eles informam que a expedição entraria em contato para agendar a entrega, mas o que acontece na realidade é apenas o envio de uma notificação pelo WhatsApp informando o dia que entregarão (sem qualquer possibilidade de agendamento ou escolha, é data determinada por eles e avisada de véspera). Mostrei inclusive ao vendedor a cópia da mensagem enviada pela expedição determinando o dia da entrega para sexta dia 15 até as 18h.

Então, o vendedor me garantiu que no dia 18/03 o pedido seria entregue. No final do dia 18/03, após ter deixado novamente o pedreiro sendo pago para estar à espera do material, fui contatado pelo vendedor que novamente informou que não fariam a entrega no dia combinado, mas que a fariam somente na quinta-feira.

Na terça-feira, contudo, fui contatado novamente pela empresa e o que ouvi ultrapassa todos e quaisquer limites do respeito ao consumidor. A empresa informava que o produto que eu já tinha aceito o orçamento emitido por eles e pago na íntegra e à vista, por PIX, segundo o vendedor, ficara mais caro para a empresa no distribuidor e que por isso cancelariam a minha compra.

A compra se tratava de dois materiais: Barras de Metalon Zincado e Placas Cimentícias, ainda confirmei em qual produto ocorreu essa questão do aumento de preço e foi informado que havia sido na barra de Metalon zincado, que passara a custar o dobro para a empresa no fornecedor, segundo informado pela empresa.

Ou seja, depois de quase 20 dias passados desde que paguei pelo pedido, tive prejuízos com diárias de pedreiro e de ter ficado com obra parada e agora atrasada, teria que procurar outra empresa, orçar e entubar todo esse prejuízo. Enquanto isso, ainda tenho o prejuízo de um imóvel que estava sendo reformado para ser ocupado e agora não o será no prazo previsto, o que amplia mais ainda meu prejuízo, haja vista que são gastos duplicados.

Contatei diretamente o financeiro da empresa, sendo atendido por funcionário, que se mostrou inicialmente disposto a resolver o problema, mas, ao retornar, confirmou exatamente a mesma posição da empresa, de que o material agora custaria para eles mais caro no fornecedor e que por isso cancelariam meu pedido, mas que eu poderia ver com o vendedor para pagar essa diferença a mais que teria no preço.

Ouvi esse relato assombrado com a total afronta com a legislação e com as práticas comerciais vigentes. REPITO: Tratou-se de pedido já quitado à vista, em preço orçado pela própria empresa que inclusive insistiu muito que eu realizasse a compra como eles para "dar esta ajuda aí", nos termos usados pelo próprio vendedor. Depositei um voto de confiança nessa empresa e agora ela escarnecia de mim como consumidor. No entanto, o que eu achava que não poderia piorar, se tornou um filme de horror!

Ao negar cumprir o valor que foi estabelecido pela própria empresa (e que nem é o mais barato do mercado), ela descumpre o que é determinado no Art. 35 do CDC e se recusa a cumprir o preço acertado por ela mesma. Informei o vendedor disso e citei o artigo acima. Quando, então, incrédulo, li a resposta enviada pelo atendente nos canais oficiais da empresa, dizendo que o "código do consumidor tem direitos e deveres"!!!

Eu não conhecia a empresa e essa seria a minha primeira compra com eles, estava em tratativas com outras empresas, em todos os momentos fui extremamente cordial e paciente, inclusive enquanto eles já sinalizavam desrespeito ao não entregar no prazo determinado. Resolvi apoiar a empresa ainda que o orçamento não fosse o melhor, inclusive com o frete muito caro, mas o tempo de existência da empresa e a atenção dada pelo vendedor no momento da venda, pela internet, me transmitiram uma sensação de confiança, que infelizmente se tratou de ingenuidade minha, a empresa não merece nenhuma confiança! Embora não se possa falar em deveres para o consumidor nesse contexto, cumpri tudo o que estava dentro da minha alçada:

1) Aceitei o preço informado pela empresa;
2) Paguei o valor à vista por depósito, não foi por crédito ou qualquer outra modalidade. O valor da compra caiu limpo e na hora na conta da empresa;
3) Aguardei a primeira entrega com profissional qualificado para fazer a recepção do material (pois como eles mesmo informam, não aceitam reclamações), e já essa primeira entrega estava fora do prazo, haja vista que eles informam que seria de 5 dias a data para a entrega e a mensagem para o envio do material foi feito apenas na noite da véspera da data que eles informaram e pior ainda não aconteceu;
4) Compreendi que problemas pontuais poderiam acontecer e aceitei que a entrega ocorresse no próximo dia útil, 18/03;
5) Compreendi novamente que outros problemas tornaram a acontecer e a entrega seria realizada somente no dia 21/03.

Indignado e totalmente assustado com a falta de seriedade, profissionalismo, respeito ao consumidor, respeito as leis e respeito HUMANO, questionei o vendedor exigindo que me listasse quais deveres eu deixei de cumprir. Como se a culpa de toda aquela situação fosse minha. Talvez minha culpa tenha sido a de confiar nessa empresa, mas, desde já deixo claro: LIÇÃO APRENDIDA!

Tenho total certeza de que cumpro TODOS os meus deveres, PONTUALMENTE e INTEGRALMENTE! E não admito ser atacado e zombado dessa forma, em já sendo desrespeitado ter, ainda por cima ter que ler que consumidor tem direitos mas também tem deveres!

Logo em seguida recebi ligação de outro funcionário da empresa que alterou totalmente a narrativa que me fora passada por setores que, inclusive, segundo o funcionário do financeiro, não estão em contato e atuam em lugares diferentes. A informação não era mais de que o preço no fornecedor deles estava mais caro (informação que está registrada na troca de mensagens com o atendente e também fornecida pelo próprio setor financeiro da empresa), mas agora me era dito que o material que eles tinham havia enferrujado e a chegada de outro material para envio poderia demorar e não queriam me enviar material danificado.

Se o fizessem, com toda certeza, o material não seria recebido por mim. No entanto, tratava-se de barras de aço zincado, que não deveriam enferrujar, haja vista que estão exatamente protegidos por uma camada de zinco, o que me faz suspeitar tanto da veracidade e da lisura da empresa nas informações fornecidas ao consumidor quanto também da qualidade do produto fornecido por ela, pois paguei mais caro por material galvanizado exatamente por precisar que ele não enferruje, já que terá uso estrutural e será aplicado em região muito próxima ao mar.

Ou seja, a empresa coloca o seu consumidor em posição de total fragilidade e vulnerabilidade, me deixando totalmente inseguro acerca da seriedade dela, a despeito dos seus alardeados quase 50 anos de existência, mas parece que esse quase meio século de existência não serviu para desenvolver um atendimento sério e de qualidade. Me sinto totalmente agredido e desrespeitado por essa empresa!

Compartilhe

Resposta da empresa

16/04/2024 às 12:22

Prezado Sr. Leonardo,

Conforme conversamos a pouco por telefone, me chamo Marcio e sou Gerente da Tindida Telhas. Peço desculpas na demora da resposta mas tive que apurar o caso internamente já que não houve nenhum protocolo junto ao SAC, canal exclusivo para reclamações junto aos consumidores.

Compreendemos a sua insatisfação em relação ao ocorrido, porem infelizmente ao longo do caminho tivemos alguns desligamentos de cargos importantes que ocasionaram falhas em nossos processos. Destacamos que em nenhum momento foi negada a devolução do dinheiro caso o sr. desejasse.
Nós da Tindiba Telhas temos total compromisso com nossos clientes, na busca de sempre oferta o melhor serviço, tanto em atendimento/vendas quanto nas empresas que fazem as entregas.
Conforme mesmo dito, pelo Sr. a empresa tem mais de 50 anos e conta com pouquíssimas reclamações por essa plataforma e por nosso canal SAC, visto que atendemos mais de 3 mil clientes por mês.
Reitero nosso pedido de desculpas e conforme dito por telefone desejamos minimizar o seu prejuízo. Desta maneira nos colocamos a disposição para o mesmo se o Sr. assim desejar.

Réplica do consumidor

29/09/2024 às 11:28

Conforme ficou provado na própria resposta da empresa, as questões por mim trazidas de fato existiram. Se negando a cumprir o CDC a empresa devolveu arbitrariamente o valor pago em lugar da exigência do direito de que eu tinha de ver cumprida a oferta.

Por fim, restou somente recorrer à justiça para resolução da questão. ******* que na audiência de conciliação a empresa não se mostrou interessada em resolver amigavelmente a questão, deixando a decisão da questão para o juízo.

Como se tratava de questão óbvia, o próprio magistrado registrou na sentença que:

A parte ré, por sua vez, não demonstrou fato ou argumento pato para afastar sua responsabilidade no caso concreto, ônus que seria seu por força do art. *******, II do CPC/15.

E assim a empresa foi condenada na ação. ******* que a mesma, diante da condenação, recusou-se ao cumprimento da mesma, tendo sido necessário rogar à justiça pela execução dos valores da condenação.

Não recomendo a experiência com a empresa à ninguém. A situação minou minha saúde e obrigou a estresse e aborrecimentos desnecessários. Não desejo que ninguém passe o que eu passei e por isso registro aqui minha avaliação final para que fique registrado no Reclame Aqui.

Consideração final do consumidor

29/09/2024 às 11:29

Não houve atendimento. Coube à Justiça resolver a questão. Ainda assim, mesmo condenada, foi necessário requerer a execução dos valores da condenação, pois a mesma não se manifestou quanto ao cumprimento voluntário da sentença judicial.

O problema foi resolvido?

Reclamação não resolvida

Não resolvido

Voltaria a fazer negócio

Não

Nota do atendimento

0