Cobrança indevida após solicitação de cancelamento de plano de academia por motivo de cirurgia

Em réplica
São Paulo - SP
15/06/2026 às 07:13
ID: 251379143
Fiz um plano na unidade Edgar faco e no dia 30/4 procurei a mesma por WhatsApp para cancelamento pois precisei fazer uma cirurgia e aí inicia toda dor de cabeça, me enviaram um documento e devolvi ele devidamente preenchido no dia 11/5 ao qual não tive retorno da unidade no dia 19/5 voltei a perguntar se estava tudo ok com o cancelamento e fui informada que sim e que poderia usar o plano até dia 4/6 porém como estou operada não usei nenhum dia para minha supresa dia 5/6 foi efetuada nova cobrança no cartão de crédito e ontem procurando a unidade meu plano está ativo, isso é um desrespeito com um consumidor um descaso com a minha condição física, visto o transtorno que está me causando, e pior agora querem que eu aceite pagar esse valor e não vou, estou tentando por aqui para estorno desse valor ou tomarei as medidas cabíveis.
Compartilhe
Resposta da empresa
15/06/2026 às 15:27
Prezada Sra. Glécia Gonçalves Gomes,
Agradecemos por compartilhar sua manifestação e lamentamos pelos transtornos relatados.
Com relação à sua solicitação de cancelamento, verificamos que, conforme previsto no contrato assinado em 07/02/2026, a cláusula de Cancelamento do Plano estabelece que o cliente pode rescindir o contrato a qualquer momento, desde que:
* A solicitação seja formalizada pelos canais oficiais;
* Seja respeitado o prazo mínimo de antecedência de 30 (trinta) dias, contados a partir da data da solicitação.
Durante esse período de aviso prévio, todas as parcelas com vencimento dentro dos 30 dias devem ser integralmente quitadas, independentemente da utilização dos serviços.
No seu caso, a solicitação de cancelamento foi realizada em 11/05/2026. Portanto, a mensalidade com vencimento em 07/06/2026, por estar dentro do prazo de 30 dias após essa data, permanece devida, conforme estipulado contratualmente.
Após a quitação dessa mensalidade, o contrato será considerado encerrado, não havendo novas cobranças futuras.
Atenciosamente,
Réplica do consumidor
15/06/2026 às 18:16
Pedi cancelamento 30/4 depois dia 6 perguntei se o plano poderia ser utilizado por outra pessoa e a resposta foi sim, com isso tive interesse pela transferência e quando falei novamente com vcs a informação é que não poderia transferir o plano, com isso optei pelo cancelamento, se no dia 6 tivessem me passado a informação correta eu já teria cancelado, isso é descaso total com o cliente, além de que dia 30 ficaram dificultando meu cancelamento dizendo que só poderia ser presencial, ou seja na hora de cancelar é sempre um transtorno.
Réplica da empresa
16/06/2026 às 09:23
Prezada Sra. Glécia Gonçalves Gomes,
Agradecemos pelo retorno e pelos esclarecimentos adicionais apresentados em sua réplica.
Com relação à informação de que teria sido orientada por uma colaboradora de que o plano poderia ser transferido para outra pessoa, esclarecemos que essa não é a conduta adotada pela academia, uma vez que os planos são pessoais e intransferíveis, conforme as normas internas e condições contratuais vigentes.
Diante do seu relato, solicitamos, por gentileza, que nos informe o nome da atendente que teria prestado essa orientação, bem como, se possível, encaminhe os registros da conversa realizada via WhatsApp. Essas informações são fundamentais para que possamos apurar internamente os fatos relatados e adotar as medidas cabíveis, caso seja constatado qualquer desencontro de informações no atendimento prestado.
Esclarecemos ainda que o pedido de cancelamento foi formalizado em 11/05/2026, data em que houve o recebimento da documentação necessária para processamento da solicitação. Assim, permanece aplicável a cláusula contratual que prevê o prazo de aviso prévio de 30 (trinta) dias para efetivação do cancelamento, sendo devida a mensalidade com vencimento dentro desse período, independentemente da utilização dos serviços.
Reiteramos que não há qualquer intenção de dificultar o cancelamento de nossos clientes e lamentamos que a sua experiência tenha gerado esse sentimento. Permanecemos à disposição para analisar os apontamentos apresentados e prestar todos os esclarecimentos necessários.
Atenciosamente,
TNT Fit