Cobrança a mais por revisão e informação enganosa no site da Toyota

Resolvido
Salvador - BA
13/08/2025 às 10:00
ID: 224412905
Sou proprietária de um Toyota Yaris modelo 2023. O site da Toyota é claro ao informar como valor da revisão de 30 mil quilômetros o valor de 708 reais, podendo ser pago em até 6 vezes sem juros. Ao agendar a revisão na Toyolex de Aracaju, fui surpreendida com a informação que o valor cobrado pela revisão será de 785,94 podendo ser paga em até 3 vezes sem juros. Questionei a concessionária, que alegou que o site da Toyota está desatualizado! Contatei a Toyota imaginando se tratar de uma empresa séria, que resolveria o problema. Ledo engano. O atendente Claudio, através do chat da Toyota, alegou que "O valor exibido no site refere-se à última tabela disponibilizada pela Toyota do Brasil, porém pode ocorrer de haver atualização local antes da publicação nacional, gerando essa diferença temporária." Alegação absurda por vários aspectos. O principal: oferta anunciada é para ser cumprida, conforme CDC. Se está desatualizada, atualizem a tabela! Mas não a utilizem de modo a ludibriar o consumidor, fazendo crer se tratar de um valor para, sorrateiramente, cobrarem outro sobre alegação infundada. Ademais - e não menos importante - o site da Toyota é claro ao informar que "Os preços relativos ao Plano de Manutenção têm validade de 01/04/2025 a 30/09/2025 em todo o território nacional (exceto para o estado do ES)" - logo, sem ressalva alguma!
Compartilhe
Resposta da empresa
15/08/2025 às 14:49
Olá, Camila. Tudo bem?
Agradecemos pelo seu contato e lamentamos qualquer transtorno ocorrido no seu primeiro atendimento.
Recebemos informações da concessionária Toyolex Aracaju, seu veículo já está em serviço e os procedimentos estão sendo realizados conforme sua autorização.
Esclarecemos que a divergência de valores mencionada ocorreu devido à presença de serviços adicionais no orçamento inicial. Com a retirada desses itens, o valor passou a refletir apenas os serviços do pacote de revisão e os que foram incluídos por você.
Reforçamos nosso compromisso com a transparência e seguimos à disposição para qualquer outro esclarecimento.
Atenciosamente,
Central de Relacionamento com o Cliente Toyota
e-mail: *******
chat: https://*******
Telefone: ******* ******* 02 06
Consideração final do consumidor
17/08/2025 às 19:55
Sim, foi feito o serviço - em que pese o cancelamento do alinhamento em virtude de problema "no compressor" da oficina o que, segundo informado, atrasou todo o andamento dos serviços de alinhamento do dia. Como meu marido - que foi quem levou o veículo - não podia aguardar, o serviço de alinhamento precisou ser cancelado.
Pois bem, para além disso, gostaria de registrar minha insatisfação com todo o processo, desde o agendamento com a tentativa de inclusão de serviço que deveria ser opcional sob alegação expressa e [Editado pelo Reclame Aqui] de que se tratava de reajuste de tabela ainda não refletida no site da montadora, passando pelo atendimento da própria Toyota via chat se eximindo de qualquer responsabilidade sem sequer buscas resolver absolutamente nada junto ao concessionário e, ainda, a demora enfrentada na Toyolex de Aracaju.
Não é possível que achem normal um concessionário (na verdade, a central dessa rede de concessionário) mentir afirmando que a divergência de preço se devia a reajuste de tabela de preço de revisão ainda não refletido no site da Toyota; que o atendente da Toyota informe via chat que poderia, sim, haver divergência no valor PADRÃO da revisão obrigatória informada no site (o que é desmentido nas próprias informações presentes na mesma página, que apenas excetua o Espírito Santo); que o agendamento da revisão esteja marcado para as 14 horas, mas que o cliente comece a ser atendido às 14 horas e 30 minutos e que apenas consiga efetivamente ser liberado e o veículo atendido às 15 horas; que retorne para retirar o veículo 30 minutos além do tempo que informaram que estaria pronto, mas ainda tenha que aguardar mais 30 minutos para finalizarem o serviço.
O problema foi resolvido?

Resolvido
Voltaria a fazer negócio
Não
Nota do atendimento
3