Renovação de plano anual sem consentimento do cliente

TradeMap
Blumenau - SC
30/11/2021 às 14:43

No dia 28/11 recebi uma alerta no app do cartão de credito referente a um débito no valor de R$ 840,00. Fui ver do que se tratava e era referente a renovação do plano anual junto a TradeMap. Sabendo que não iria mais precisar do serviço, no mesmo dia mandei um e-mail solicitando o cancelamento e o estorno da cobrança.

Antes, procurei outros canais de atendimento e não encontrei, no aplicativo ao enviar o formulário aparecia um ícone de aguarde que nunca finalizava, no Google encontrei o e-mail de suporte e enviei, uma vez que as diversas tentativas pelo app aparentemente não finalizaram e como não recebi qualquer retorno da abertura do chamado mandei diretamente no e-mail.

Recebi o retorno informando que iriam cancelar o plano anual pago antecipadamente a dois dias mas não iriam estornar a transação. Demorei para entender o retorno e para assimilar as informações.

Qual justificativa plausível pode existir para esse retorno mesmo sabendo que solicitei o cancelamento no mesmo dia que foi debitado automaticamente o valor da renovação anual, sem qualquer e-mail avisando ou questionando com antecedência se existia interesse?

Abaixo segue na íntegra o retorno que recebi do Sr. Matheus M. da TradeMap:

---------------------

Matheus M. (TradeMap)
30 de nov. de 2021 11:55 BRT

Alberto

Seguiremos com o cancelamento, porem sem o reembolso

Nossos planos de assinatura são recorrentes e o período de carência para estorno é de 7 dias após a adesão inicial da assinatura, que foi realizada no ano passado.

---------------

Em resumo, fazem a cobrança de uma renovação de um plano anual, sem aviso prévio, no valor de R$ 840,00 e mesmo recebendo a solicitação de cancelamento / estorno do cliente no mesmo dia do débito alegam que irão cancelar o plano anual e ficar com o dinheiro porque o aceite foi dado na contratação inicial a um ano atrás. Não faz sentido!

Fui o obrigado a contestar diretamente na operadora de cartão fazendo valer meu direito de consumidor e agora estou aguardando o procedimento.

Que tipo de empresa acha justo cobrar por um serviço que não vai entrega? Cobrança essa sem consentimento aviso, lembrete ou consentimento prévio, mesmo quando o cliente informa que não deseja mais o serviço, solicitação essa ocorrida no mesmo dia do débito automático, que tomou ciência de tal situação pelo app da empresa do cartão, informando que não foi avisado?

Não sei, mas certamente não é correto nem legalmente muito menos moralmente.

30/11/2021 às 17:45

Olá, Alberto! Tudo bem?

Te contatamos, para facilitar a nossa comunicação.

Sua solicitação já está com o nosso time de especialista.

Desta forma, trabalhamos para atender às necessidades e expectativas de nossos usuários, sempre buscando a qualidade e o aperfeiçoamento dos nossos serviços em todas as etapas do processo.

Nosso time está trabalhando sempre trazer a melhor experiência do mercado financeiro.

Conte com a gente!
Equipe TradeMap.

30/11/2021 às 18:01

Agradeço o contato e também por concordarem quanto ao cancelamento do plano e estorno do valor.

Aguardo estorno para conclusão.

06/12/2021 às 11:12

Frustrante pela situação inicial e excelente pela resolução depois de reclamar aqui.

Está com problemas com TradeMap?