Pagamentos via PIX direcionados para CNPJ errado: Indenização

Reclamação respondida

Respondida

Reclamar dessa empresa

Brasília - DF

20/08/2025 às 15:30

ID: 224987109

Valores Pagos à CAESB - DF foram para outro CNPJ: [Editado pelo Reclame Aqui]?

No dia 14/07/2025, através dos aplicativos bancários do BRB e do Banco do Brasil, eu e minha irmã realizamos os pagamentos das contas de água para a empresa CAESB-DF, dos meses de abril e maio, por PIX QR Code nos valores de R$ 189,33 ( houve duplicidade de pagamento desse valor, porque ela pagou a conta de abril pelo app. BB - Banco do Brasil. Eu acabei realizando o pagamento da mesma conta pelo app. BRB - Banco de Brasília) e de 238,67, conta de maio paga pelo app. BB.
Entramos no site da CAESB, colocamos nossos dados e fizemos a leitura do PIX QR Code com nossos respectivos celulares.

Após alguns dias, recebemos cobranças da CAESB das contas que já haviam sido pagas Abrimos uma reclamaçaõ junto à CAESB-DF (Protocolo *****) e ela alegou que os pagamentos foram direcionados para outro CNPJ e que, provavelmente, caímos em um [Editado pelo Reclame Aqui]. Verificamos os comprovantes e vimos que o CNPJ pertence à empresa TRANSAÇÃO SEGURA LTDA, tendo como PSP Recebedor (Provedor de Serviços de Pagamento): PRIMEPAG. No dia 07/08/2025, após resposta da CAESB, fiz um Boletim de Ocorrência, relatando os fatos e o enviei para o BRB, comprovando que os pagamentos foram para outro CNPJ, diferente do da CAESB.

Não aceitando as respostas das instituições, abrimos CONTESTAÇÃO nas ouvidorias dos respectivos bancos e da CAESB. A CAESB alegou que caimos em um [Editado pelo Reclame Aqui] denominado PHISHING. O BRB alegou que não podia fazer nada, pois a transação não apresenta indícios de [Editado pelo Reclame Aqui] de responsabilidade do banco, tampouco vícios que comprometam sua legitimidade, pois usei um dispositivo mobile autorizado e as transação, devidamente, autenticada com a senha cadastrada e que não viram [Editado pelo Reclame Aqui] na transferênias dos valores. O Banco do Brasil, simplesmente, no dia 08/08/2025, deu como resposta à reclamação de minha irmã: DESFAVORÁVEL.

Se comunicamos aos respectivos bancos que outra instituição recebeu os pagamentos que deveriam ser direcionaods à CAESB, por que não tivemos o apoio dos bancos, se a própria CAESB chamou o [Editado pelo Reclame Aqui] de PHISHING? Ocorreu um [Editado pelo Reclame Aqui] e nosso PIX não foi interceptado pelos bancos?
Mesmo apresentando o Boletim de Ocorrencia Policial e alegando que os pagamentos foram para um CNPJ diferente do da CAESB, os bancos alegam que não há o que fazer. Ou seja, uma empresa recebe os pagamentos, equivocadamente, e fica por isso mesmo?

A empresa que recebeu os valores também não se responsabiliza pela devolução, mesmo os comprovantes confirmando que ela os recebeu. Nos comprovantes, aparecem os nomes da TRANSAÇÃO SEGURA LTDA E da empresa PRIMEPAG com seus respectivos CNPJs.

Abri uma reclamaçao na ***** que me enviou um formulário a ser preenchido. Preenchi o formulário que a empresa PRIMEPAG me enviou com os dados dos pagamentos, mas ela diz que não os identificou, que eu deveria reenviar o formulário prenchido de novo. Ela também quer se eximir da devolução dos valores.
A empresa recebeu os pagamentos, mas não cabe a ela a devolução dos mesmos?
Cabe a quem, então, restituir os valores pagos? Aos bancos, à CAESB ou a empresa que os recebeu? Há uma empresa intermediadora dos recebimentos dos valores e ela não se responsabiliza pelo reembolso?

Vi na internet que existem muitas reclamações sobre o mesmo assunto. isso vai continuar ocorrendo: a empresa recebe os valores e nada acontece?

Expostos os fatos, solicito à PRIMEPAG, as devoluções urgentes dos seguintes valores: 189,33 e 238,67, valores pagos através do app. do BB e de 189,33, valor pago pelo app. BRB.

Compartilhe

Resposta da empresa

10/09/2025 às 16:11

De acordo com seu comprovante, a transação foi feita com outra empresa. Sugiro que envie uma reclamação utilizando o CNPJ que está no comprovante, para que a empresa correta seja notificada.