Propaganda enganosa e informações contraditórias no Restaurante Trattoria do Guappo

Não resolvido
Franco da Rocha - SP
16/10/2025 às 20:15
ID: 229550749
Estive com minha esposa no Restaurante Trattoria do Guappo, localizado na praça de alimentação do Shopping Center Norte, e passamos por uma situação extremamente desagradável.
Logo à frente do restaurante há uma placa informando que é possível montar o prato por R$48,00, podendo se servir à vontade uma única vez. Diante disso, perguntei a um funcionário (aparentemente o maître) se aquela placa se referia ao self-service ali no térreo, e ele confirmou, dizendo: Sim, aqui embaixo é o self-service, e lá em cima é à la carte.
Com essa informação, entramos e montamos nossos pratos normalmente. Ao chegar ao caixa, fomos surpreendidos com o valor total de mais de R$200,00, e a atendente informou que os R$48,00 eram referentes ao restaurante do andar superior o que contradiz o que havia sido dito e o que a placa dá a entender.
Percebe-se que há uma falta de clareza (ou má fé) na comunicação com o cliente, pois há várias pessoas na porta puxando os clientes e induzindo ao erro. Depois que o prato já está montado e pesado, obviamente o cliente não vai devolver a comida, mas a sensação de engano e frustração é enorme.
Fica aqui meu alerta para que outros consumidores não passem pela mesma situação, e espero que o restaurante reveja urgentemente sua forma de abordagem e sinalização, evitando práticas que beiram a propaganda enganosa.
Compartilhe
Resposta da empresa
17/10/2025 às 12:11
Prezado Cliente Sr. Paulo
Esperamos que estejam bem!
Agradecemos sinceramente por entrarem em contato conosco. Lamentamos não termos tido a oportunidade de resolver sua insatisfação no momento do ocorrido certamente o teríamos feito prontamente. Nosso compromisso, há mais de 40 anos no ramo da gastronomia, é servir bem e proporcionar experiências positivas. Atendemos mensalmente mais de 15 mil clientes, e acreditamos que nossa longevidade se deve à nossa filosofia: Clientes Felizes Sempre Voltam.
No mês de setembro, atendendo a diversos pedidos de clientes e lojistas, inauguramos um novo formato de serviço no Buffet Mezanino, oferecendo a opção de prato único. Como toda novidade, essa mudança foi amplamente divulgada para que nossos clientes pudessem conhecer e experimentar. Recebemos inúmeros elogios e agradecimentos por atender a essa solicitação.
A sinalização referente ao valor de R$48,00 está afixada na entrada, em formato A4, indicando de forma clara que se trata do serviço disponível ALMOÇO NO MEZANINO.
Com relação ao relato:
Logo à frente do restaurante há uma placa informando que é possível montar o prato por R$48,00, podendo se servir à vontade uma única vez. Diante disso, perguntei a um funcionário (aparentemente o maitre) se aquela placa se referia ao self-service alí no térreo, e ele confirmou, dizendo: Sim, aqui embaixo é o self-service, e lá em cima é a la carte.
Gostaríamos de esclarecer que não oferecemos serviço à la carte no Mezanino. Todos os nossos colaboradores foram consultados e estão cientes das diferenças entre os serviços, mas ainda assim, reforçamos as orientações internas para evitar novas interpretações equivocadas. Pedimos desculpas por qualquer falha de comunicação que possa ter ocorrido.
No térreo, mantemos o Buffet por quilo ao valor de R$*******,00/kg (preço inalterado há mais de um ano), com mais de 60 opções diárias incluindo salmão, filé mignon, bacalhau, camarão, polvo, baby beef e diversas guarnições e legumes. O valor está devidamente sinalizado em três locais: na entrada do restaurante, na entrada do buffet e na balança, todos em placas tamanho A4.
Reforçamos nosso compromisso em proporcionar a melhor experiência possível e em atender sempre às expectativas de nossos clientes.
Desculpe-nos por não ter atendido as suas expectativas!
Agradecemos sua compreensão e permanecemos à disposição para quaisquer esclarecimentos.
Atenciosamente,
SAC Trattoria do Guappo
Consideração final do consumidor
02/11/2025 às 18:14
Desculpa, fomos enganados e a resposta do restaurante é evasiva. Enfim deixo aqui para os próximos clientes estarem atentos
O problema foi resolvido?

Não resolvido
Voltaria a fazer negócio
Não
Nota do atendimento
2
Consideração final da empresa
05/11/2025 às 10:32
Lamentamos sinceramente que tenha ficado com essa impressão.
Na Trattoria, clientes não são enganados. Explicamos todos os serviços que temos.
Mas respeitamos o seu ponto de vista.
Por favor, nos envie seus dados bancários para o e-mail: ******* e vamos lhe devolver o valor pago (por favor, se possível, anexe o comprovante do valor pago). Nos desculpe por não ter correspondido as suas expectativas.
Desejamos sempre que nossos Clientes se sintam felizes com nossos Serviços.
Estamos trabalhando há 41 anos, para servir e fazer o bem.
Atenciosamente - SAC Trattoria do Guappo