Cobrança de Dívida Não Reconhecida e Solicitação de Documentação

Não resolvido
Miguel Pereira - RJ
26/05/2026 às 22:09
ID: 249780825
Consta em meu CPF proposta de negociação vinculada a suposta dívida registrada junto a esta empresa, disponibilizada por intermédio da plataforma do Serasa.
Ocorre que não reconheço a legitimidade das informações apresentadas sem que haja a devida comprovação documental da origem do débito.
Dessa forma, com fundamento nos art ; 6, III, 14,30,31,43 e 52 do Código de defesa do consumidor, bem como no dever de informação e transparência contratual.
Requeiro;
Cópia integral do contrato original que deu origem a suposta dívida, contendo assinatura válida ou comprovação idônea de contratação;
Documento de evolução de dívida (DED), detalhando de forma discriminada a composição do valor cobrado, com indicação de encargos,juros,multas e eventuais amortizações.
Contrato de cessão de crédito, caso a dívida tenha sido cedida a terceiros, incluindo, instrumento formal que comprove a transferência, bem como a notificação formal ao consumidor acerca da cessão, conforme exige o art 290 do código cível.
Ressalto que a manutenção da oferta de negociação sem a devida comprovação documental pode configurar prática abusiva e violação ao dever de informação, além de eventual dano a minha imagem creditícia. Aguardo o envio integral da documentação solicitada dentro do prazo legal.
Na ausência de comprovação documental adequada, requer-se a imediata retirada da proposta vinculada ao meu CPF junto ao Serasa, sob pena de adoção das medidas judiciais cabíveis.
Atenciosamente.
Compartilhe
Consideração final do consumidor
02/06/2026 às 14:16
É uma máfia, compra dívida sem seguir o que está na lei. Já que não obtive resposta, vou acionar a justiça.
O problema foi resolvido?

Não resolvido
Voltaria a fazer negócio
Não
Nota do atendimento
0