Solicitação de cancelamento de matrícula e reembolso do curso de Pedagogia

Reclamação em réplica

Em réplica

Reclamar dessa empresa

Belo Horizonte - MG

06/08/2026 às 10:54

ID: 255768967

Solicitação de cancelamento de matrícula e reembolso

Gostaria de solicitar o cancelamento da minha matrícula no curso de Pedagogia, bem como o reembolso do valor pago pela matrícula.

Realizei a matrícula ontem à tarde, efetuando o pagamento de R$ 150,00 referente à matrícula e aderindo ao parcelamento de 12x de R$ 99,00 no boleto.

Após acessar a plataforma, constatei que ela apresenta características de uma plataforma de cursos livres online, e não de um portal de instituição de ensino superior. Observei, por exemplo, a ausência de número de matrícula, de um ambiente para solicitação de documentos acadêmicos (como comprovante de matrícula) e de acesso ao histórico de notas.

Diante dessas inconsistências e por não atender às minhas expectativas quanto ao serviço contratado, solicito o cancelamento do contrato e o reembolso integral do valor pago.

Para o reembolso, a chave Pix é o meu CPF.

Aguardo a confirmação do cancelamento e as orientações sobre o prazo para a devolução do valor.

Compartilhe

Resposta da empresa

12/08/2026 às 11:33

Olá, Luiza.

Diante do conteúdo publicado, precisamos esclarecer os fatos com base no histórico documental do atendimento, especialmente porque a reclamação transmite uma impressão que não corresponde integralmente aos registros mantidos pela empresa.

Antes mesmo da publicação desta reclamação no Reclame Aqui, sua solicitação de cancelamento já havia sido atendida e encaminhada administrativamente.

Quando você solicitou informações sobre as condições para cancelamento, a empresa respondeu expressamente que:

* o procedimento seria realizado conforme as condições aplicáveis à contratação;
* eventual valor devido em reembolso seria processado após a conclusão do procedimento administrativo;
* para pagamentos via Pix, foi informado o prazo administrativo de até 30 dias úteis;
* seria necessário apenas confirmar se desejava efetivamente prosseguir com o cancelamento.

Na sequência, você respondeu expressamente: Desejo prosseguir, confirmando a solicitação.

Posteriormente, quando voltou a perguntar sobre o andamento, também recebeu resposta informando que o pedido já havia sido solicitado e que seria necessário aguardar a tramitação administrativa.

Portanto, é importante deixar registrado publicamente que não houve ausência de atendimento, abandono da solicitação ou recusa em processar o cancelamento. Ao contrário: existem conversas e registros anteriores à própria reclamação comprovando que a empresa respondeu, explicou o procedimento e deu andamento ao pedido.

Também precisamos esclarecer a questão referente à plataforma. O fato de determinado Ambiente Virtual de Aprendizagem possuir uma interface mais simples, ou não apresentar imediatamente determinados documentos acadêmicos, não permite concluir que se trate de uma plataforma de cursos livres ou que o curso contratado não possua natureza acadêmica. Ambiente de estudos, sistema acadêmico, processamento de matrícula e emissão de documentação são estruturas e etapas distintas.

A empresa respeita integralmente o direito do consumidor de solicitar cancelamento e de manifestar sua insatisfação. Contudo, também é nosso dever esclarecer quando uma manifestação pública pode transmitir a terceiros a impressão de que nenhuma providência foi tomada, quando os próprios registros demonstram justamente o contrário.

Seu pedido de cancelamento já havia sido formalizado antes desta publicação e seguirá o procedimento administrativo que lhe foi informado previamente.

Possuímos os registros e prints integrais das tratativas realizadas e permaneceremos acompanhando o procedimento pelos canais oficiais.

Atenciosamente,

Triade Desenvolvimento e Negócios LTDA

Réplica do consumidor

18/08/2026 às 18:09

Prezados,

Fico extremamente feliz em saber que vocês possuem todos os prints e estão acompanhando tão de perto o meu processo de cancelamento. É realmente reconfortante saber que, pelo menos, o histórico da situação está devidamente registrado e acompanhado.

Diante disso, espero que o próximo passo seja, finalmente, a realização do meu reembolso, de preferência com a mesma agilidade e eficiência demonstradas nessa resposta tão completa.

Deixo registrado, para que não haja qualquer dúvida ou necessidade de novos prints, que, apesar de toda essa atenção e acompanhamento, até o presente momento ainda não recebi o valor solicitado.

Aguardo, portanto, a conclusão efetiva do processo e o devido reembolso.

Réplica da empresa

18/08/2026 às 18:33

Olá, Luiza.

Recebemos sua manifestação.

Conforme já informado anteriormente, sua solicitação de cancelamento foi formalizada e o procedimento administrativo correspondente já foi iniciado.

Também foi previamente esclarecido que, nos casos em que houver valor a ser restituído via Pix, o prazo administrativo para processamento do reembolso é de até 30 dias úteis, contados da conclusão do procedimento de cancelamento.

Portanto, o fato de o valor ainda não ter sido creditado neste momento não significa ausência de providência, descumprimento ou paralisação do processo, mas apenas que a solicitação segue o fluxo e o prazo que já lhe foram informados antes mesmo da publicação desta reclamação.

A empresa permanece acompanhando o procedimento até sua conclusão e, assim que houver a finalização da etapa financeira, a restituição será processada conforme aplicável ao caso.

Reiteramos que todas as informações prestadas permanecem devidamente registradas e que não há qualquer recusa em dar continuidade ao procedimento solicitado.

Atenciosamente,

Triade Desenvolvimento e Negócios LTDA