REEMBOLSO NEGADO -DATA ALTERADA UNILATERALMENTE

Reclamação respondida

Respondida

Reclamar dessa empresa

João Pessoa - PB

05/02/2026 às 09:36

ID: 239838909

Realizei a compra de uma reserva por meio da plataforma Trip.com, porém a própria plataforma alterou automaticamente as datas da reserva, sem qualquer confirmação clara ou validação final da minha parte.

Ocorre que a data gerada pelo sistema não corresponde à minha realidade de viagem, uma vez que no dia 22/02 eu ainda estaria no Brasil, com chegada à Europa somente em 26/02, o que torna a reserva totalmente inutilizável desde a origem.

Assim que identifiquei o erro, entrei em contato com a Trip.com poucas horas após a compra, solicitando o cancelamento e reembolso, demonstrando total boa-fé, inexistindo qualquer uso do serviço.

A negativa de reembolso, nessas circunstâncias, configura falha na prestação do serviço, nos termos do art. 14 do Código de Defesa do Consumidor, bem como viola os princípios da boa-fé objetiva e da vedação ao enriquecimento sem causa.

Ressalto, ainda, que se trata de compra realizada fora do estabelecimento comercial, sendo plenamente aplicável o direito de arrependimento previsto no art. 49 do CDC, especialmente porque o pedido de cancelamento foi feito em prazo extremamente curto após a contratação.

Diante disso, requeiro o reembolso integral do valor pago, uma vez que:

o erro foi gerado pela própria plataforma;

o serviço jamais foi usufruído;

a manutenção da cobrança é manifestamente abusiva.

Aguardo solução administrativa, sob pena de adoção das medidas cabíveis judicialmente para reembolso e indenização por danos morais.

Compartilhe

Resposta da empresa

05/02/2026 às 09:43

Olá, bom dia!

Essa reclamação não nos compete, pois somos a Trip Editora e Propaganda S/A.
Pedimos, por gentileza, que a mesma seja excluída e direcionada à empresa correta.

Agradecemos a compreensão.

Atenciosamente,
Trip Editora e Propaganda S/A