Moto com motor danificado, orientaçao incorreta e preço abusivo

Senhores,

Segue um breve histórico do acontecido:

1) Adquiri em 22/Mar/2014 uma moto Triumph Street Triple 675, conforme detalhado na cópia anexa do Manual de Assistência da Motocicleta.

2) A primeira manutenção da moto foi conforme plano de revisão (anexo), com 375Km em 13/Jun/2014, também anexo.

3) A próxima manutenção seria com 1 ano ou 10.000Km, conforme orientação do mesmo Manual.

4) Devido a pouca rodagem, acabei não me recordando do prazo da manutenção, imediatamente ao completar 1 ano. Alguns meses depois, na virada do ano de 2015 para 2016, a moto ainda estava com cerca de 6000 Km quando tive um pneu furado. Solicitei um guincho da seguradora e determinei que a moto fosse levada para a Concessionaria Triumph na JK para reparar o pneu e aproveitar para fazer a manutenção pendente dos 10.000Km, uma vez que o prazo de 1 ano ja havia expirado. Na oficina falei com um funcionário (que não identifico aqui, mas sei o nome). Pedi a ele que fosse arrumado o pneu e fosse feita a revisão da moto. Entretanto, quando finalmente recebi a informação de que a moto estava liberada e fui retirá-la, ao questionar se a revisão havia sido feita e estava tudo bem, descobri que não fora. Fiquei com a impressão que o funcionário, em virtude da correria, esquecera de registrar minha solicitação de revisão e apenas reparou o pneu. Ao questioná-lo sobre a revisão, ele me disse que não havia necessidade naquele momento, uma vez que a kilometragem se encontrava muito abaixo dos 10.000Km. Entendendo que o rapaz estivesse seguro do que estava falando, retirei a moto e aguardei atingir os 10.000Km. Obs.: Recentemente descobri que na Ordem de Serviço da concessionária à época, minha solicitação de revisão sequer foi registrada, o que me levou a crer que o funcionário esquecera de fazê-la.

5) Quando a kilometragem atingiu os 10.000 Km, comecei a me planejar para deixar a moto na Concessionária JK para a manutenção. Ressalto que estava tudo normal com a moto e não havia nenhuma indicação de problema até aquele momento.

6) Pouco antes da moto completar 11.000Km, eu estava me deslocando quando, de repente, o motor parou no meio da estrada e não ligou mais.

7) Acionei novamente o seguro e enviei a moto para a Concessionaria Triumph JK no dia 13/10/2016. Neste momento, como me planejara, eu aproveitaria para fazer também a revisão dos 10.000 Km. Entretanto, fui informado que a moto tinha tido um problema no motor devido ao óleo ter baixado para aquém do patar normal. Também fui informado que a fábrica não poderia me ajudar em virtude disso, pois a moto passou da data da revisão especificada. Fiquei indgnado, uma vez que a manutenção não foi feita por uma orientação incorreta do funcionario da concessionária. Tentei negociar alguma coisa, para reduzir o valor, mas tanto a fábrica da Triumph, quanto a concessionária, lavaram as mãos e sequer aceitaram me ajudar a reduzir os custos de serviço, haja vista que incorri no problema, em parte, devido à má orientação da concessionária.

8) Assumi então que teria que arcar com o custo sozinho, e pedi para orçarem o reparo do motor. Recebi um orçamento de R$ 1.500,00 reais apenas para baixar carter e estimar um orçamento de reparo. Sem opção, acabei por autorizar a execução do orçamento e no final de novembro, recebi um orçamento (anexo) que me deixou completamente indignado!

Adicionais R$ 36.700,00 entre peças e serviços, que somados aos outros R$ 1.500,00 já autorizados, atingiam ABSURDOS R$ 38.200,00 para reparar o motor!!!!

Veja que, o preço de uma moto identica, zero kilometros, é de R$ 29.990,00 conforme propaganda que recebi da Concessionaria nos ultimos dias (também anexa)!!! Daí eu me pergunto: AS MOTOS DA TRIUMPH SÂO DESCARTÁVEIS? Como recuperar um motor pode custar mais que uma moto zero kilometro????

Como não recebi nenhum contato para tentar chegar a um acordo razoável, apenas orçamentos por e-mail, fiquei bastante decepcionado com o atendimento da Triumph, especificamente na hora que eu mais precisava.

Reforço que não estou me eximindo de responsabilidade, mas em meu favor tenho a dizer que fui mal orientado e que a moto tem 10.900Km e deu um problema sério de motor.

Estou disposto a arcar com algum custo, mas nunca o absurdo que me pediram!

Atenciosamente.

Adalto Nicola

18/01/2017 às 08:05

Prezado Sr.Adalto Nicola,bom dia.

Informamos que essa reclamação foi direcionada ao SAC Triumph do Brasil, que atende pelo telefone 0800 727 2025 (2ªf a 6ªf das 09h00 às 18h00). O cliente será contatado para devidos esclarecimentos referentes às suas considerações.

Triumph do Brasil
SAC - Serviço de Atendimento ao Consumidor

19/01/2017 às 13:50

Prezado Sr. Adalto, boa tarde.

Acusamos o recebimento de suas considerações, as quais mereceram de nossa parte a melhor das atenções.

Entretanto, esclarecemos que a sua solicitação de concessão de cortesia pela Triumph e/ou de composição visando o reparo da motocicleta de sua propriedade, objeto da ordem de serviço n.º 15.983, não poderá ser acatada, pois i) o período de garantia de 24 meses da motocicleta encontra-se expirado desde 11 de março de 2016; e ii) o plano de manutenção não foi adequadamente cumprido, dada a execução tardia da primeira revisão e a ausência de realização daquela inerente aos 10.000km ou 1º ano, em desacordo, portanto, com a cláusula 3 do Livrete de Garantia. Ressalte-se que na avaliação da motocicleta, a concessionária Triple Triumph constatou que o nível do óleo encontrava-se muito abaixo do recomendado, corroborando a ausência de manutenção adequada.

Assim, aguardamos o seu de acordo para dar seguimento ao reparo às suas expensas.

Cordialmente,

SAC Triumph do Brasil

20/01/2017 às 10:55

Então devo entender que a Triumph do Brasil está de acordo com o orçamento de ABSURDOS R$ 38.200,00 para reparar o motor de uma moto que pode ser comprada ZERO KILOMETRO por R$ 29.990,00? Ou seja, procede a minha constatação de que AS MOTOS DA TRIUMPH SÂO DESCARTÁVEIS???
REITERO MINHA PERGUNTA: Como recuperar um motor pode custar mais caro que uma moto zero kilometro de mesmo modelo???? Adicionalmente, na minha visão, vocês não estão amparando seus clientes no pós-venda e tem apresentado um atendimento de qualidade duvidosa, dadas as confusões que relatei aqui.
Reitero que não tenho interesse em prejudicar a marca, mas acho inaceitáveis os valores apresentados e um ABUSO contra o consumidor!

Está com problemas com Triumph Motorcycles?