Protesto indevido de boleto de transporte internacional devido a falha na comunicação e repasse pela transportadora

Reclamação não respondida

Não respondida

Reclamar dessa empresa

Curitiba - PR

18/06/2026 às 15:35

ID: 251767471

Prezados,

Venho por meio desta registrar uma reclamação referente ao protesto indevido de um boleto emitido no âmbito de uma operação de transporte internacional com destino à África.

O referido boleto foi emitido em junho de 2025, porém não foi encaminhado à empresa responsável pelo pagamento. Tivemos conhecimento da cobrança apenas recentemente, por meio de notificação de protesto em cartório.

Conforme apurado, o envio do boleto foi realizado para o e-mail da TSA Transportadora, empresa contratada exclusivamente para o transporte da carga. Ressalta-se que a própria TSA foi responsável por cadastrar ou fornecer os dados de contato no processo, deixando de indicar o e-mail correto para faturamento da empresa responsável.

Além disso, a TSA não realizou o repasse do boleto, tampouco comunicou a existência da cobrança em momento oportuno, o que inviabilizou o pagamento dentro do prazo.

Destaca-se ainda que todos os serviços contratados junto à transportadora foram devidamente pagos e finalizados, não havendo qualquer pendência conhecida até o recebimento da notificação de protesto.

Dessa forma, entende-se que a falha operacional da TSA Transportadora tanto no cadastramento incorreto das informações quanto na ausência de repasse da cobrança foi determinante para o não pagamento do boleto em tempo hábil, resultando em encargos, juros e protesto indevido.

Importante ressaltar que o pagamento foi posteriormente realizado com os devidos encargos, incluindo multa e custos de regularização do protesto, valores estes que não deveriam ter sido de responsabilidade da nossa empresa, uma vez que a falha ocorreu exclusivamente por parte da transportadora ao não encaminhar a informação no prazo correto e ao não informar corretamente o e-mail de faturamento.

O objetivo desta formalização é registrar a ocorrência e evidenciar a falta de cumprimento de responsabilidades por parte da transportadora.
Obrigada.

Compartilhe