Cabo Seletor de Marcha com defeito e recusa de troca/devolução

Resolvido
Santa Cruz Cabrália - BA
26/11/2025 às 11:28
ID: 232907893
Efetuei a compra de um referido produto o Cabo Seletor de Marcha de um veículo Ford, o mesmo foi instalado e apresentou defeito mesmo antes de completar 90 dias de garantia, levando em consideração de que o responsável pela troca/substituição e regulagem do mesmo realizou conforme o manual informa.mas depois de instalado o mesmo não selecionava as mudanças de marcha sem contar de que travava em alguns momentos , momentos esses em algumas situações tais como: ultrapassagens, troca de marchas seletivas até mesmo quando iria estacionar o veículo, reclamei solicitei a troca e devolução do valor pago e mesmo com laudos e informações do responsável da troca/substituição a referida empresa se recusou..comprei de uma outra marca o qual foi instalado e até a presente data não apresentou problemas.
OBS: TAIS DOCUMENTOS QUE FORAM SOLICITADOS FORAM ENVIADOS INCLUSIVE LIGARAM ATÉ PARA O MECÂNICO E MESMO ASSIM NADA RESOLVIDO
Compartilhe
Resposta da empresa
28/11/2025 às 08:11
Prezado Sr. Moacir,
Agradecemos pelo seu contato e pela oportunidade de esclarecer os pontos referentes ao seu atendimento.
Após a abertura de sua solicitação em 14/08/*******, nosso setor de Garantia iniciou imediatamente o procedimento técnico previsto em nossa política interna e conforme o Código de Defesa do Consumidor. Para a validação da garantia, foram solicitados os seguintes documentos e informações:
* Documento do veículo Recebido
* Nota fiscal do produto Não recebida
* Comprovante de mão de obra relativa à instalação Não recebido
* Telefone do aplicador técnico Não informado
* Envio do cabo para análise técnica (frete custeado pela Metalúrgica Tuba) Recebido em 30/08/*******
Mesmo com apenas 2 dos 5 requisitos necessários para a análise completa (produto físico e documento do veículo), nossa equipe técnica deu prosseguimento ao processo e realizou testes funcionais e avaliação estrutural em laboratório.
O laudo técnico, encaminhado ao seu e-mail em 05/09/*******, concluiu que não foram identificadas falhas de fabricação, defeitos ou comportamento anormal do item nas condições de uso simuladas. Com isso, o cabo foi devolvido ao senhor conforme procedimento padrão.
Esclarecemos que, para fins de garantia, reembolso ou substituição por cortesia, é necessário que o modo de falha seja tecnicamente comprovado e reproduzível, o que não ocorreu neste caso.
Também pontuamos que:
Não recebemos o laudo técnico emitido pelo instalador, citado em seu relato, o que impossibilita uma avaliação complementar;
A substituição do cabo por peça de marca terceirizada, conforme mencionado, trata-se de uma decisão independente do consumidor, não sendo possível à Metalúrgica Tuba avaliar ou custear produtos de outras empresas.
Importante acrescentar que, caso tivéssemos sido acionados antes da substituição por outro produto e mesmo com o prazo de garantia expirado, poderíamos, em caráter excepcional e por cortesia, disponibilizar outro cabo para apoio técnico e satisfação do cliente. No entanto, esse tipo de medida depende da viabilidade técnica e análise caso a caso, justamente para evitar interpretações amplas e solicitações futuras sem o devido respaldo técnico.
Reforçamos que nosso compromisso é garantir atendimento responsável, transparente e alinhado aos critérios legais, assegurando suporte sempre que constatado defeito de fabricação ou situação que justifique atendimento diferenciado.
Com base nos procedimentos realizados e na ausência de comprovação de falha do produto, entendemos que este atendimento encontra-se tecnicamente concluído.
Permanecemos à disposição caso surjam novas informações ou documentos que possam complementar a análise.
Réplica do consumidor
03/12/2025 às 07:55
olá estou com as informações que foram solicitadas
para serem enviadas.
Réplica da empresa
09/12/2025 às 14:04
Prezado Sr. Moacir,
Conforme nosso contato por telefone, estamos conduzindo uma solução para o seu caso, alinhada à nossa política, visando garantir sua satisfação e encerrar o processo da melhor maneira possível.
É importante reforçar que esta medida está sendo adotada de maneira isolada e extraordinária, após análise detalhada do histórico do atendimento. Portanto, não constitui reconhecimento de falha do produto nem cria precedente para outras solicitações, sendo válida exclusivamente para esta situação.
Seguimos à disposição para quaisquer esclarecimentos adicionais e agradecemos a compreensão.
Atenciosamente,
Equipe Tuba Cabos
Consideração final do consumidor
17/12/2025 às 08:04
Nada a declarar
O problema foi resolvido?

Resolvido
Voltaria a fazer negócio
Sim
Nota do atendimento
0