Cobrança de ociosidade por vaga que eu não ocupava - empresa se recusou a verificar as câmeras

Não resolvido
Curitiba - PR
25/07/2026 às 15:05
ID: 254829247
No dia 18/07 utilizei uma estação de recarga da WEMOB, no Porto Belo Outlet Premium, operada pela Tupi. Por falha de conectividade, o aplicativo desconectou repetidamente e não consegui encerrar a sessão pelo app. Precisei encerrar a carga pelo próprio veículo: desconectei o cabo, removi o carro e fui embora.
Aproximadamente uma hora depois, já longe do local, recebi a notificação de encerramento da carga. Fui cobrado em R$52,50 de taxa de ociosidade, sob a alegação de que meu veículo teria permanecido ocupando a vaga por 36 minutos após o término da recarga.
Isso não ocorreu. O veículo não estava mais no local durante esse período. A taxa de ociosidade cobra a ocupação física da vaga, e a vaga estava livre.
Abri três atendimentos por WhatsApp (protocolos 248895, 250729 e 253275). No último, solicitei formalmente que a empresa verificasse as imagens das câmeras da estação para comprovar se havia ou não veículo ocupando o carregador no intervalo cobrado. O pedido foi ignorado e a cobrança foi mantida com base exclusivamente nos registros internos da empresa, sem checar a evidência independente e verificável que indiquei.
Solicito o estorno integral de R$52,50 e que as imagens do período sejam efetivamente verificadas.
Compartilhe
Resposta da empresa
30/07/2026 às 11:18
Olá Miguel!
Agradecemos por compartilhar seu relato.
Realizamos uma nova análise detalhada da sessão realizada no dia 18/07, considerando as informações apresentadas em sua manifestação.
De acordo com os registros da sessão, a recarga foi encerrada automaticamente após o consumo integral do saldo disponível. A partir desse momento, o veículo permaneceu conectado ao carregador por aproximadamente 36 minutos, período em que foram enviadas, com sucesso, notificações ao aplicativo informando sobre o encerramento da recarga, o início do período de tolerância e o início da cobrança da taxa de ociosidade.
Além da análise técnica, levamos o caso ao responsável pela estação para reavaliação da cobrança. Após analisar o ocorrido, o responsável optou por manter a cobrança da taxa de ociosidade, por entender que ela foi aplicada de acordo com os registros da sessão.
Permanecemos à disposição para quaisquer esclarecimentos. Basta acessar o aplicativo, clicar em Perfil > Ajuda, e escolher o canal de sua preferência.
WhatsApp: (11) 91560-2299
E-mail: [email protected]
Atenciosamente,
Equipe Tupi.
Consideração final do consumidor
01/08/2026 às 22:40
.
O problema foi resolvido?

Não resolvido
Voltaria a fazer negócio
Não
Nota do atendimento
0