Estudante enfrenta obstáculos administrativos para inclusão de disciplina optativa e conclusão do curso.

Reclamação não resolvida

Não resolvido

Reclamar dessa empresa

Anápolis - GO

15/07/2026 às 10:28

ID: 253963839

Prezados,

Esta é minha última tentativa de solucionar esta situação de forma amigável e administrativa. Há vários dias venho tentando regularizar minha situação acadêmica para solicitar a inclusão da disciplina optativa necessária à conclusão do meu curso. No entanto, apesar das inúmeras tentativas, até o momento não obtive uma solução efetiva por parte da instituição. Possuo evidências de que minha matrícula foi cancelada no mesmo período em que a equipe de TI realizou manutenção em minha conta. Também disponho de registros que demonstram informações contraditórias fornecidas pelos canais de atendimento, ausência de orientações precisas quanto aos prazos, o fornecimento do contato de uma pessoa que sequer integra mais o quadro da instituição, o que me expôs a constrangimento desnecessário, além de diversas falhas técnicas e das sucessivas tentativas de solucioná-las junto ao suporte, todas sem êxito. Ressalto que me encontro na fase final do curso, dependendo exclusivamente da inclusão da disciplina optativa para concluir minha graduação. Contudo, em vez de receber o suporte esperado, tenho enfrentado sucessivos obstáculos administrativos que inviabilizam a resolução de um problema que não foi causado por mim. Dessa forma, concedo à instituição o prazo improrrogável de 15 (quinze) dias corridos para apresentar uma solução definitiva para o caso. Decorrido esse prazo sem a devida regularização, adotarei todas as medidas cabíveis para a defesa dos meus direitos, incluindo a formalização de denúncias aos órgãos competentes, bem como a adoção das medidas judiciais pertinentes para reparação dos prejuízos sofridos e garantia da conclusão do meu curso. Espero, sinceramente, que essa situação seja resolvida na esfera administrativa, evitando-se providências que poderiam ser desnecessárias caso houvesse uma atuação diligente por parte da instituição.

Compartilhe

Resposta da empresa

15/07/2026 às 10:50

Prezado(a) Ernei Cordeiro
Bom dia.

Agradecemos por compartilhar seu relato e pela oportunidade de aprimorarmos nossos processos e nossa comunicação.

Informamos que sua manifestação, registrada por meio do Reclame Aqui, foi devidamente recebida e encaminhada, via Ouvidoria do Grupo UBEC, ao setor responsável para análise.

Estamos empenhados em compreender e tratar a situação apresentada. Em breve, entraremos em contato por meio do e-mail cadastrado para apresentar um posicionamento.

Esclarecemos ainda que você receberá uma notificação da Contato Seguro, plataforma parceira da União Brasileira de Educação Católica (UBEC), por meio da qual será realizado o acompanhamento da sua manifestação.

Atenciosamente,
Ouvidoria do Grupo UBEC

Réplica da empresa

16/07/2026 às 11:00

Prezado Ernei Cordeiro
Bom dia.

Inicialmente, a Universidade Católica de Brasília (UCB) lamenta o ocorrido e destaca que tem trabalhado continuamente para o aperfeiçoamento de seus serviços, visando prestar sempre o melhor atendimento a seus estudantes. Nessa perspectiva, todas as manifestações apresentadas por meio deste e de outros canais são muito importantes para o alcance desse objetivo.

Informa-se que sua manifestação expressa no Sistema de Ouvidoria da UCB e no Reclame Aqui foi respeitosamente acolhida e finalizada, conforme e-mail enviado no dia 16/07/2026.

Seu feedback é muito importante, pois somente com a sua participação podemos evoluir na prestação de nossos serviços. Estou aqui por você e conto com sua nota!

Se você precisar, sabia que a UCB tem um Canal de Ouvidoria? Caso você tenha uma nova demanda, acesse https://www.contatoseguro.com.br/ouvidoriagrupoubec

A Ouvidoria da UCB agradece seu contato e se mantém à disposição.

Atenciosamente,
Ouvidoria do Grupo UBEC

Consideração final do consumidor

16/07/2026 às 11:57

É lamentável ver uma instituição tratar seus alunos com tanto descaso. A desorganização tem sido constante e transformou um momento que deveria ser de conquista em um desgaste desnecessário. Meu objetivo agora é apenas concluir a graduação. Depois disso, não pretendo manter qualquer vínculo com esta universidade.

O problema foi resolvido?

Reclamação não resolvida

Não resolvido

Voltaria a fazer negócio

Não

Nota do atendimento

0