Faculdade vende grade de 7 matérias, recebe pagamento e ameaça exclusão unilateral a uma semana das aulas

Reclamação resolvida

Resolvido

Reclamar dessa empresa

Salvador - BA

03/08/2026 às 17:03

ID: 255518481

Eu, *****, matriculado no curso de Administração de empresas, sob o RA n *****, venho solicitar formalmente a manutenção da minha matrícula nas 7 (sete) disciplinas originalmente selecionadas e pagas para este semestre letivo, diante da recente comunicação institucional que ameaça a exclusão compulsória de uma delas.

1. DOS FATOS: No período regular, o sistema oficial validou e permitiu a escolha de 7 disciplinas. A matrícula foi homologada e o pagamento do boleto correspondente já foi efetuado e compensado. A apenas uma semana do início das aulas, fui informado de que a grade seria limitada a 6 disciplinas. Ressalta-se que o valor da semestralidade é idêntico para 6 ou 7 matérias, inexistindo prejuízo financeiro para a instituição, mas gerando manifesto dano ao meu planejamento acadêmico e atraso na minha formação.

2. DOS FUNDAMENTOS JURÍDICOS: A conduta de exclusão unilateral viola gravemente a Lei n 8.078/1990 (Código de Defesa do Consumidor):Art. 35, I, do CDC: Garante o cumprimento forçado da obrigação nos termos da oferta aceita e paga. A faculdade está vinculada à proposta homologada.Art. 51, XIII, do CDC: Define como nula de pleno direito a alteração unilateral do contrato por parte do fornecedor após a sua celebração.Art. 4, III, do CDC: Protege o princípio da boa-fé objetiva, vedando surpresas injustas ao consumidor a poucos dias do início das aulas.Art. 884 do Código Civil: Veda o enriquecimento sem causa, visto que a faculdade entregará menos conteúdo pelo mesmo valor já quitado.

3. DOS PEDIDOS: Diante do exposto, REQUER-SE a manutenção integral da matrícula nas 7 disciplinas pagas, abstendo-se a faculdade de realizar qualquer exclusão automatizada. Aguardo resposta formal por escrito a este protocolo no prazo de 48 horas.Anexo a este chamado o comprovante de pagamento e o print da grade com as 7 matérias.

Ao entrar em contato de forma administrativa, eles costumam enviar respostas genéricas ou textos automáticos, normalmente gerados por IA dizendo apenas que "o limite institucional é de 6 matérias". Não aceitarei respostas prontas que ignoram a lei. Exijo uma resposta humana e fundamentada da assessoria jurídica da instituição sobre os artigos do CDC acima citados. Diante do exposto, exijo a manutenção integral da minha matrícula nas 7 disciplinas pagas, sem qualquer exclusão automatizada. Caso haja a exclusão forçada, acionarei imediatamente o Procon e o Juizado Especial Cível para pedido de liminar de urgência.
Sem mais,

Atenciosamente,
*****.

Compartilhe

Resposta da empresa

10/08/2026 às 09:44

Caro Ronald, bom dia.
Transcrevo abaixo a resposta e a solução apresentadas por e-mail no dia 05/08:
5 de ago. de 2026, 10:38 "Prezado Sr. Ronald, bom dia. Em atenção à sua manifestação, encaminho abaixo o retorno e a solução apresentada pela Coordenação do Centro de Educação a Distância - CEAD: "Em análise à manifestação apresentada pelo aluno Ronald Caio Borges Ferreira dos Santos (Matrícula n *****), verificamos que sua situação acadêmica possui uma particularidade em relação aos demais estudantes. Embora o ingresso no curso tenha ocorrido por meio do ENEM, o aluno possui aproveitamento de estudos (dispensas de disciplinas) regularmente concedido, decorrente de estudos realizados anteriormente em outra Instituição de Ensino Superior. Diante dessa especificidade, consultamos a Secretaria Geral de Cursos (SGC), que confirmou a possibilidade de manutenção da matrícula em sete disciplinas neste semestre. Assim, o CEAD deferiu o pedido do estudante, mantendo as sete disciplinas em sua matrícula para o semestre letivo vigente. Solicito, por gentileza, que, na resposta encaminhada ao aluno, seja incluída também a orientação de que, nos próximos semestres, caso deseje cursar uma disciplina além do limite regular, deverá encaminhar solicitação para o e-mail [email protected], durante o período de matrícula ou rematrícula. A situação acadêmica será analisada e, sendo cabível, será realizada a inclusão da disciplina."

Atenciosamente,
Ouvidoria UCSal

Consideração final do consumidor

10/08/2026 às 17:01

Resolveu o problema. Parabéns.

O problema foi resolvido?

Reclamação resolvida

Resolvido

Voltaria a fazer negócio

Sim

Nota do atendimento

9