Cobrança indevida de mensalidades apesar de FIES e promessa de baixa de títulos pela UDF

Reclamação respondida

Respondida

Reclamar dessa empresa

Brasília - DF

28/08/2026 às 14:20

ID: 257641021

Sou aluna do curso de Psicologia da UDF e possuo financiamento de 100% pelo FIES. Estou realizando esta reclamação devido à cobrança de mensalidades que constam em aberto desde abril de 2026, apesar de eu ter realizado diversas tentativas de regularização do meu financiamento e da transferência para a UDF, além de ter recebido da própria instituição a confirmação de que os títulos seriam baixados.

Em 09/04/2026, solicitei formalmente a transferência do meu FIES para a UDF, por meio do protocolo n *****. Desde então, venho tentando resolver a situação do financiamento e das cobranças junto à instituição.

Em 15/04/2026, a UDF informou que eu deveria reabrir o protocolo e anexar os documentos do FIES. Posteriormente, em 27/05/2026, a própria instituição registrou que eu havia comparecido para esclarecer dúvidas sobre o financeiro e o aditamento e fui orientada a refazer a solicitação e enviar a documentação necessária.

Em 01/06/2026, abri novo protocolo (n *****), informando expressamente que possuo FIES de 100%, que precisava regularizar o financiamento e que estavam sendo cobradas mensalidades. Em 10/06, a UDF respondeu solicitando os documentos e a solicitação realizada no FIES e validada pela instituição de origem.

O ponto mais importante ocorreu em 12/06/2026, quando abri o protocolo n ***** para tratar da reativação do FIES. Em 15/06/2026, a própria UDF respondeu formalmente:

Realizamos a baixa provisória dos títulos vinculados ao seu financiamento e providenciamos a retirada de seus dados do escritório de cobrança. Assim que o sistema do programa for liberado para novos cadastros, efetuaremos o registro do seu FIES, garantindo a baixa definitiva dos boletos.

Ou seja, a própria instituição reconheceu os títulos relacionados ao meu financiamento, realizou a baixa provisória e informou expressamente que faria a baixa definitiva dos boletos após o registro do FIES.

Em 16/07/2026, novamente precisei procurar a instituição, por meio do protocolo n *****, justamente para solicitar a atualização da baixa provisória dos títulos para que minha grade de 2026.2 pudesse ser registrada. A UDF novamente apresentou a mesma informação de que havia realizado a baixa provisória e que posteriormente seria realizada a baixa definitiva dos boletos.

Mesmo assim, em 24/07/2026, precisei abrir outro protocolo (n *****), informando que sou aluna 100% FIES e que havia pendências em aberto que estavam me impedindo de realizar minha rematrícula.

Também compareci presencialmente diversas vezes à UDF tentando solucionar a situação.

Além disso, entrei em contato com a Cruzeiro do Sul, para tentar entender o que estava acontecendo. Em atendimento realizado em 14/08/2026, protocolo n *****14, fui informada de que havia um direcionamento interno sobre minha situação, mas que não havia prazo para solução. Relatei que já vinha recebendo essa mesma resposta desde julho e que estava sendo prejudicada academicamente. Também informei que já havia perdido semanas de aula em razão do problema.

Diante da falta de solução, procurei a Caixa Econômica Federal para esclarecer a situação do meu FIES. A Caixa, por meio do protocolo n *****307, informou oficialmente que:

* meu último aditamento concluído foi o semestre 02/2025;
* para o semestre 01/2026, foram identificadas três solicitações de suspensão realizadas por mim, que expiraram porque não foram validadas pela IES dentro do prazo regulamentar;
* também foi realizada por mim uma solicitação de transferência referente ao semestre 01/2026;
* essa transferência foi validada pela IES de origem;
* porém, a IES de destino não realizou a validação necessária dentro do prazo, fazendo com que a solicitação ficasse como Expirado IES Destino.

A própria Caixa orientou que eu procurasse a CPSA da instituição para verificar a possibilidade de regularização do semestre 01/2026.

Após apresentar essa resposta oficial da Caixa à UDF, recebi, em 28/08/2026, uma resposta informando simplesmente que meu financiamento não está vinculado à nossa Instituição de Ensino Superior (IES) e que, por isso, os títulos em aberto permanecem devidos e passíveis de pagamento.

O que estou questionando é justamente essa situação.

Não considero razoável que eu seja responsabilizada pelas mensalidades desde abril de 2026 sem que a instituição tenha me comunicado, de forma clara e no momento oportuno, que eu deveria realizar esses pagamentos, enquanto eu estava tentando regularizar a transferência do FIES e seguindo as orientações recebidas.

Mais grave ainda é que a própria UDF registrou por escrito, em 15/06/2026, que havia realizado a baixa provisória dos títulos e que posteriormente faria a baixa definitiva dos boletos. Agora, meses depois, a instituição simplesmente afirma que os títulos são devidos, sem esclarecer o motivo pelo qual a baixa prometida não foi realizada e sem apresentar uma solução para a situação.

Ressalto que não permaneci inerte em nenhum momento. Procurei a UDF presencialmente diversas vezes, abri diversos protocolos, entrei em contato com a instituição de origem e também busquei esclarecimentos diretamente com a Caixa. Tenho documentos e protocolos que comprovam todas essas tentativas.

Estou buscando resolver a situação administrativamente, porém, diante de todas as tentativas já realizadas e dos prejuízos que venho sofrendo, caso o problema não seja solucionado, irei buscar os meios cabíveis para garantir meus direitos perante os órgãos competentes e, se necessário, judicialmente, apresentando todos os protocolos, documentos, mensagens e respostas oficiais que comprovam o ocorrido.

Aguardo uma solução efetiva para o problema e a regularização dos valores cobrados.

Compartilhe

Resposta da empresa

01/09/2026 às 17:58

Olá, Raylline! Estimo que esteja bem!

Agradecemos por compartilhar sua manifestação e pela oportunidade de analisarmos detalhadamente os apontamentos apresentados.

Após nova verificação dos registros relacionados ao atendimento, identificamos que foram realizadas análises e orientações em diferentes solicitações referentes à transferência e à vinculação do financiamento estudantil à instituição.

Conforme consta nos registros analisados, a solicitação de transferência do financiamento não pôde prosseguir em determinado momento em razão da necessidade de apresentação da documentação exigida para análise, incluindo os documentos vinculados ao financiamento e as validações necessárias para continuidade do processo.

Posteriormente, em atendimento relacionado à reativação do financiamento, foi realizada uma baixa provisória dos títulos financeiros. Esclarecemos que esse procedimento possui caráter temporário e tem como finalidade permitir o andamento das análises acadêmicas e financeiras enquanto a situação do financiamento é verificada. A baixa provisória, entretanto, não representa a confirmação definitiva do vínculo do financiamento nem a quitação permanente dos títulos envolvidos.

Durante as validações realizadas para cadastramento do financiamento nos sistemas institucionais, foi constatado que o contrato informado não se encontrava vinculado à instituição, circunstância que impossibilitou a efetivação da baixa definitiva das mensalidades. Por essa razão, os títulos permaneceram vinculados ao cadastro financeiro.

Verificamos ainda que, ao longo dos atendimentos realizados, foram prestadas orientações quanto à necessidade de apresentação da documentação exigida para análise da transferência e regularização do financiamento, incluindo os documentos emitidos no processo de transferência e as validações necessárias junto aos órgãos e instituições envolvidos.

Dessa forma, após análise dos registros disponíveis, não foram identificadas inconsistências nas informações prestadas pelos setores responsáveis, uma vez que a baixa definitiva estava condicionada à validação e vinculação efetiva do financiamento junto à instituição de destino, etapa que não foi concluída.

Compreendemos a preocupação relatada em relação aos impactos acadêmicos e financeiros decorrentes da situação e registramos as considerações apresentadas. Permanecemos à disposição para prestar esclarecimentos adicionais por meio dos canais oficiais de atendimento.

Chegamos ao final da tratativa da sua solicitação no Reclame Aqui.

Você pode avaliar o meu atendimento?
Essa avaliação é muito importante para mim e também para o reconhecimento do meu trabalho. Vou ficar muito feliz se você puder dedicar esse tempinho para compartilhar como foi a sua experiência comigo ao longo da tratativa da sua solicitação.

Ao registrar sua avaliação, considere como foi sua experiência durante este atendimento no Reclame Aqui, especialmente em relação à atenção recebida e ao acompanhamento realizado.
É rapidinho!

Agradeço pelo seu tempo. Sua opinião é muito importante!


Caso necessite de informações adicionais ou outros serviços conheça os nossos canais de atendimento:

- App Duda
- Central de Atendimento ao Aluno.
- CAA Online



Atenciosamente,
Thaynara
Reclame Aqui - UDF.