Reclamação sobre Falhas de Gestão e Descumprimento de Normas Acadêmicas no Curso de Ciências Contábeis - UFRJ/Cederj, Polo Paracambi

Não resolvido
Nova Iguaçu - RJ
25/04/2026 às 08:24
ID: 246923435
Venho registrar uma reclamação formal referente a falhas graves de gestão e descumprimento de normas acadêmicas no curso de Bacharelado em Ciências Contábeis (UFRJ/Cederj), especificamente no Polo Paracambi.
As irregularidades que motivam esta manifestação são:
Impossibilidade de Cumprimento de Presença em Informática: A disciplina exige presença obrigatória, contudo, o Polo Paracambi permaneceu de portas fechadas em diversos sábados deste semestre por motivos variados. É inaceitável que o aluno seja prejudicado em sua frequência por uma falha operacional da instituição que impede o acesso às instalações.
Abuso de Poder e Falta de Transparência em Matemática I: O coordenador da disciplina (que também atua como professor da mesma) tem ignorado sistematicamente o calendário acadêmico. As notas de AD1 e AP1 foram lançadas no SISTACAD com atraso exorbitante. Até o momento, não houve transparência sobre o que foi acertado, errado ou anulado, e o conteúdo cobrado na AP1 divergiu do cronograma oficial de estudos.
Cerceamento do Direito de Revisão: Enquanto disciplinas como Contabilidade 1 seguiram o rito de garantir ao aluno o direito de contestar a nota, a coordenação de Matemática I não disponibilizou o acesso às provas e não abriu prazo para revisão. Como o professor é o próprio coordenador, não há instância recursal direta para os alunos, criando um ambiente de autoritarismo acadêmico.
Inconsistência no SISTACAD: A demora e a falta de critérios claros no lançamento das notas impedem o planejamento do aluno para as avaliações seguintes (AP2 e AP3), ferindo o princípio da eficiência no serviço público.
Diante do exposto, solicito que a Fundação CECIERJ e a UFRJ intervenham para:
Abonar as faltas da disciplina de Informática nos dias em que o Polo Paracambi esteve fechado;
Garantir a abertura imediata de prazo para revisão das provas de Matemática I, com acesso detalhado à correção;
Apurar o descumprimento de prazos e do conteúdo programático por parte da coordenação da referida disciplina.
Compartilhe
Consideração final do consumidor
04/06/2026 às 08:27
Não dá a mínima para a satisfação dos seus alunos com o mínimo que deveria entregar.
O problema foi resolvido?

Não resolvido
Voltaria a fazer negócio
Não
Nota do atendimento
0