lhas de gestão, negligência com pertences pessoais e riscos à saúde (Apto 619B/416) ULIVING SANTOS.

Em réplica
Santos - SP
29/01/2026 às 17:00
ID: 239230629
Durante minha estadia, já vivenciei obras sob uma gestão diferente que, apesar dos transtornos comuns, demonstrou muito mais organização e capacidade de comunicação. Infelizmente, a gerência atual não mantém o mesmo nível de preparo.
Recentemente, fui informada de uma nova obra justamente durante meu período de provas. Solicitei que a realização ocorresse após o término do ano letivo, durante minhas férias, o que foi aceito. Ao retornar de férias, permaneci no apartamento 416, para onde havia sido realocada temporariamente. Durante o andamento dos serviços, registrei diversas vezes o estado do meu apartamento original e alertei a administração sobre o acúmulo excessivo de poeira em minha televisão, o que pode causar danos severos aos componentes internos do aparelho. Mesmo após meus alertas, a resposta recebida foi que o responsável estava tomando cuidado, o que considero uma afronta, dado que meus pertences permaneciam visivelmente expostos à sujeira.
A situação torna-se ainda mais grave diante da questão do meu colchão e do meu quadro de saúde. Sofro de um problema dermatológico severo que evolui para lesões profundas em carne viva quando exposta a poeira e condições inadequadas de higiene.
No dia 08 de janeiro, fui ao meu apartamento e notei um colchão diferente do meu. Naquele momento, acreditei tratar-se de um colchão reserva, até porque não seria lógico que tivessem colocado um colchão novo em um ambiente que sequer havia sido limpo e permanecia repleto de poeira, fato este que possuo registrado em vídeos.
No dia 13 de janeiro, o Student Relations do prédio me mandou uma mensagem perguntando se eu já havia feito a mudança para o prédio e eu informei que não pois estava aguardando a chegada do colchão pois esse tinha sido o combinado, o que é corroborado por áudio da gerente. Informei que não aceitaria aquele colchão por conta dele ter sido colocado num ambiente com poeira!
Dia 14, mandei uma mensagem para o Student e solicitei que fosse me dado um retorno sobre o prazo do colchão pois na noite do mesmo dia eu faria uma viagem, então queria saber se o colchão já iria ter chego no meu retorno, o que se daria depois de alguns dias, a única resposta que recebi foi que o caso seria repassado à gerência e que entrariam em contato comigo. Esse contato nunca aconteceu. Diante do silêncio da gerência, compreendi que deveria permanecer no apartamento 416 até que a situação fosse resolvida, dado que eu aguardava um retorno oficial.
Ao retornar de viagem, me mantive no apartamento em que fui realocada.
No dia 28 de janeiro, hoje, havia acabado de chegar do meu estágio e estava sentido elevador, fui abordada pela gerente Mariana de forma debochada e totalmente despreparada. Sua atitude foi passivo-agressiva e nitidamente inadequada para quem ocupa um cargo de gestão. Me perguntou se já havia feito a mudança, pergunta totalmente descabida pois eu que estava esperando um retorno da gerência ( a própria ) me responder. Informei que não na medida em que já havia dito que iria me mudar somente quando o colchão chegasse, ela disse que o combinado não era este, ela talvez tenha se esquecido que nossas mensagens foram pelo aplicativo do WhatsApp, além disso, eu faço questão de guardar todo e qualquer contato que tenha com a adm do prédio, justamente para que não ocorra essa contradição.
Durante essa abordagem, questionei sobre onde estava meu lençol que estava sendo usado pela manutenção na obra, *sem permissão* para ficar embaixo da minha TV, lençol visivelmente sujo. Fui informada, posteriormente, que um funcionário da manutenção havia colocado aquele lençol sujo dentro do meu guarda-roupa, contaminando minhas roupas pessoais. É absolutamente inadmissível que alguém considere aceitável colocar um item empoeirado de obra em contato com vestimentas de um morador, especialmente um que já notificou possuir problemas graves de pele.
Diante de todo esse histórico de falta de profissionalismo, falhas de comunicação e episódios absurdos, como o ingresso de terceiros no meu apartamento enquanto eu dormia, caracterizando invasão de privacidade, declaro que é extremamente difícil continuar residindo neste local sob a atual gestão. O prédio demonstra ser um ambiente adequado apenas enquanto não há problemas a serem resolvidos, a partir do momento que temos que ter esse contato com a gerente torna tudo mais difícil devido a falta de preparo dela. Complemento que insatisfações referente a gerência não são só minhas, e sim, de mais moradores deste prédio.
Assim, solicito que, a partir desta data, toda e qualquer comunicação da gerência comigo seja realizada exclusivamente por escrito para fins de registro. Demonstro minha preferência em ter contato somente com o setor de Student Relations, que sempre demonstrou maior competência. Por fim, exijo que alguém hierarquicamente superior entre em contato comigo para fornecer um posicionamento oficial sobre esses fatos, pois a situação atual é insustentável.
Compartilhe
Resposta da empresa
18/02/2026 às 14:30
Olá, Valentina, tudo bem?
Agradecemos por compartilhar seu relato conosco. Lamentamos sinceramente que sua experiência nesse período não tenha sido positiva; essa não é a experiência Uliving que buscamos oferecer. Aproveitamos para esclarecer alguns pontos importantes.
A intervenção realizada em seu apartamento ocorreu por necessidade técnica, o que demandou realocação temporária e execução de reparos. Durante esse processo, foram registrados apontamentos relacionados à limpeza pós-obra, substituição de colchão e comunicação.
Esclarecemos que todas as situações foram analisadas e tratadas internamente junto à gestão da unidade. Sua manifestação também foi formalizada e respondida por meio do canal oficial da Ouvidoria da Uliving, garantindo apuração e posicionamento institucional.
As providências cabíveis foram adotadas, com reforço de protocolos e acompanhamento da solicitação mencionada, sempre com foco na melhoria contínua dos nossos processos.
Seguimos à disposição para o que for necessário. Agradecemos sua compreensão e reforçamos que todo feedback é essencial para aprimorarmos continuamente a experiência da nossa comunidade. Assim, conseguimos evoluir cada vez mais a melhor comunidade universitária do Brasil.
Por fim, peço que, se possível, avalie meu atendimento aqui no Reclame Aqui. Sua opinião é muito importante para nós.
Atenciosamente,
Equipe Uliving.
Réplica do consumidor
18/02/2026 às 15:02
Não se trata de percepção. São fatos. Eles aconteceram. Houve acesso ao meu apartamento, houve manuseio inadequado de meus pertences, houve informações contraditórias, houve falta de retorno. Chamar isso de percepção é uma tentativa clara de minimizar o que ocorreu.
Sobre a visita da Sra. Kenya, fui informada de que ela estava no prédio e queria falar comigo. Respondi imediatamente que havia saído, mas que, ao retornar, conversaria pessoalmente. Eu queria essa conversa. Quando voltei, ela já havia ido embora. Não houve organização mínima para garantir um encontro que trataria de reclamações graves. Isso demonstra exatamente o problema que venho apontando: desorganização e falta de compromisso real com a resolução.
Quanto ao colchão, primeiro disseram que chegaria em alguns dias. Depois, o prazo passou a ser de até 60 dias. Informações completamente diferentes. Isso não é falha de comunicação, é desorganização mesmo.
O que tem ocorrido não é um caso isolado. É um padrão. Sempre há um texto formal. Nunca há solução prática proporcional à gravidade dos fatos.
Neste ponto, não espero mais nada da Uliving. A confiança foi comprometida e não foi reconstruída em nenhum momento.
Eu não indicaria a moradia na Uliving para ninguém. Porque a experiência demonstra que, quando surge um problema real, a gestão não está preparada para lidar com ele de forma eficiente e responsável.
Não espero mais discursos institucionais. Eles já foram suficientes para demonstrar que vocês não resolvem nada.
*****.
Réplica da empresa
03/03/2026 às 12:07
Olá, Valentina, tudo bem?
Sentimos muito que a sua experiência tenha gerado essa percepção e entendemos a frustração.
Reforçamos que, em nenhum momento, houve intenção de minimizar os fatos. Todas as situações foram analisadas e tratadas pela equipe responsável.
A Sra. Kenia, nossa Diretora de Operações, esteve na unidade com o objetivo de tratar o tema pessoalmente. O encontro não ocorreu em razão da sua ausência no momento da visita, apesar das outras tentativas realizadas para viabilizar essa conversa.
Nossos canais oficiais permanecem disponíveis caso deseje registrar qualquer nova manifestação.
Atenciosamente,
Equipe Uliving.