Dificuldade em negociar débito e risco de interrupção dos estudos na UNA devido à falta de opções de parcelamento

Não respondida
Barão de Cocais - MG
23/01/2026 às 14:28
ID: 238622441
Prezados,
Venho por meio desta registrar minha reclamação e solicitar apoio para resolução de uma situação que está colocando em risco a continuidade dos meus estudos.
Por um erro meu, deixei de assinar o contrato do Pravaler referente ao semestre 2025/2, o que resultou em um débito no valor aproximado de R$ 15.000,00 junto à UNA. Reconheço minha falha e tenho total interesse em regularizar a situação, pois não quero, em hipótese alguma, abandonar minha graduação.
No entanto, ao procurar a instituição para negociação, fui informada de que as únicas opções disponíveis seriam:
Pagamento à vista, ou
Parcelamento em 12x no cartão de crédito.
Infelizmente, não tenho condições financeiras de arcar com nenhuma dessas duas modalidades. Solicitei alternativas, como a possibilidade de entrada + parcelamento do restante, mas fui informada de que a faculdade não oferece esse tipo de negociação.
O principal problema é que, sem a regularização desse débito, não consigo realizar minha rematrícula para 2026/1 com o Pravaler, o que pode me impedir de continuar estudando, mesmo tendo histórico de compromisso com o curso e interesse em manter meus pagamentos em dia.
Ressalto que:
Quero pagar o débito;
Quero continuar estudando;
Apenas preciso de uma forma de negociação viável, compatível com minha realidade financeira.
Peço, portanto, a intermediação do Reclame Aqui para que a UNA e/ou o Pravaler avaliem uma alternativa justa, como parcelamento flexível, acordo intermediado ou outra solução que permita a regularização da pendência sem que eu precise interromper meus estudos.
Aguardo retorno e agradeço desde já a atenção.
RA: *****
Atenciosamente,
*****