Erro cronológico na Colação de Grau gera risco de demissão e perda de pós-graduação por culpa da UNAMA

Reclamação não respondida

Não respondida

Reclamar dessa empresa

Niterói - RJ

10/06/2026 às 18:27

ID: 251058593

Erro cronológico na Colação de Grau em Gabinete gera risco de demissão e perda de pós-graduação por culpa da UNAMA
Prezada Ouvidoria e Coordenação da UNAMA,
Escrevo em caráter de máxima urgência. Em decorrência do travamento administrativo que sofri desde 2022 (conclusão em 2021.2, matrícula *****), fui orientada e compelida a assinar a Ata de Colação de Grau em Gabinete no último dia 15/05/2026. Assinei o documento exclusivamente para não ser demitida de imediato, visto que a clínica onde trabalho sofre auditoria dos planos de saúde (Unimed/Assim) e exigia o documento.
No entanto, a UNAMA resolveu o problema gerando outro ainda maior. Ao registrar minha colação de grau com a data de 15/05/2026, a instituição criou um anacronismo jurídico inviável: eu concluí minha pós-graduação em Psicomotricidade em 2022. Perante o MEC e as auditorias de saúde, minha pós-graduação corre o risco de ser considerada INVÁLIDA, pois legalmente consta que "colei grau" anos após terminar a especialização.
O erro documental de 2022 foi exclusivamente da
UNAMA (conforme provas anexas de que concluí a grade em 2021.2 e participei da cerimônia oficial). Exijo que a instituição aja de boa-fé e com a urgência que o caso requer para:

1. Emitir uma Certidão Declaratória / Retificadora
explícita, constando que a integralização do curso e a aptidão para colação ocorreram em janeiro de 2022, justificando formalmente que o ato de maio de
2026 se deu única e exclusivamente por trâmites de correção interna da faculdade.
2. Agilizar a emissão do diploma com essa ressalva administrativa de retroatividade de efeitos para salvaguardar meus direitos e meu emprego.
Sou a provedora do meu lar. Se eu perder o meu emprego ou tiver minha pós-graduação invalidada por esse erro de registro de vocês, entrarei imediatamente com uma ação judicial de Obrigação de Fazer c/c Danos Morais e Materiais.
Aguardo retorno imediato com a solução.

Compartilhe