Solicitação de Cancelamento e Devolução de Aparelhos Auditivos Após Falecimento da Compradora

Reclamação não respondida

Não respondida

Reclamar dessa empresa

São Paulo - SP

30/03/2026 às 14:59

ID: 244720153

Conforme o cupom fiscal, dia 08/12/2025, minha mãe adquiriu, junto à Unibel/CEMA, um par de aparelhos auditivos no valor de R$ 10.000,00, com desconto de R$ 250,00, totalizando R$ 9.750,00. Realizei o pagamento de entrada de R$ 3.000,00 e o saldo de R$ 6.750,00 foi parcelado em 12 vezes de R$ 562,50 em meu cartão de crédito.
A compra foi realizada para minha mãe, em cujo nome foi emitido o cupom fiscal, e como ela não possuía cartão de crédito, eu acabei utilizando o meu.
Ainda durante o mês de dezembro/2025 foi necessário voltar ao consultório (que fica dentro do Hospital Cema) para ajustes, pois ela estava com dificuldades de ouvir.
Entretanto, poucos dias após a aquisição, minha mãe foi internada, permanecendo hospitalizada por cerca de um mês, entre UTI e internação em quarto, vindo infelizmente a óbito em 26/02/2026.
No início de fevereiro/2026 a Unibel entrou em contato e informamos que o aparelho ainda não estava bem regulado pois minha mãe continuava com dificuldades de ouvir e a prótese de um dos lados estava saindo do ouvido com facilidade, mas não era possível levá-la no consultório pois ela estava internada na UTI.
Durante esse período, não houve possibilidade de utilização dos aparelhos, que foram usados aproximadamente por pouco mais de um mês após a compra.
No dia 02/03/2026 entrei em contato via WhatsApp ***** (secretária Luana), expondo o ocorrido e solicitando uma compreensão para a devolução dos aparelhos e o cancelamento das parcelas. Nessa mesma mensagem, a secretária Luana já foi respondendo que iria verificar juntamente com o financeiro, mas que não era o protocolo da empresa e que assim que tivesse uma resposta daria um retorno.
No dia 04/03/2026 reiterei o contato, encaminhando inclusive a declaração de óbito, uma vez que a certidão ainda não havia sido emitida. Ainda assim, não houve retorno efetivo.
Em 10/03/2026 enviei novamente mensagem, anexando o cupom fiscal e informando inclusive os prazos para emissão da certidão de óbito. Obtive a resposta simples: Estamos aguardando o retorno do financeiro.
Não obtendo nenhuma devolutiva, no dia 17/03/2026 minha irmã compareceu presencialmente à unidade Unibel do Belenzinho, sendo atendida de forma inadequada e sem nenhuma empatia. Na ocasião, foi informada de forma ríspida que não seria possível qualquer cancelamento, sob a justificativa de prazo interno, desconsiderando totalmente a situação excepcional de falecimento da paciente e a ausência de retorno anterior por parte da empresa.

Importante destacar que, no mesmo momento em que minha irmã estava na unidade, recebi mensagem via WhatsApp da secretária da fonoaudióloga Dra. Adriana, (gravação de voz) informando, em síntese, que o financeiro entendeu não ser possível o estorno, pois há um prazo interno para isso e a empresa não trabalha com devolução fora desse período.

Tal posicionamento demonstra total desconsideração pela realidade dos fatos. Não há como se exigir do consumidor a previsão de um evento imprevisível e extremamente grave, como uma internação imediata, seguida de quase um mês de hospitalização e posterior óbito.

Em outras palavras, a negativa apresentada transfere ao consumidor uma responsabilidade impossível, como se fosse razoável prever antecipadamente uma situação de agravamento de saúde e falecimento, para então exercer um suposto direito de devolução dentro de prazo interno.

Diante disso, resta evidente a falha na prestação de serviço, ausência de retorno adequado, falta de sensibilidade no atendimento e recusa injustificada de análise do caso sob critérios de boa-fé e razoabilidade.

Considerando que os aparelhos praticamente não foram utilizados e encontram-se em condições adequadas, solicito:

Cancelamento das parcelas vincendas
Devolução dos valores já pagos
Análise do caso sob os princípios da boa-fé objetiva e função social do contrato

Na ausência de solução, informo que adotarei as medidas cabíveis junto a órgãos legais.

Compartilhe