Cobrança indevida e negativação no Serasa após cancelamento de seguro

Respondida
São Paulo - SP
14/08/2026 às 04:05
ID: 256437329
Fiz meu seguro com a UNICAR e, na época da contratação, a informação que me passaram era que, se eu não pagasse uma mensalidade, o seguro seria cancelado. Foi exatamente o que aconteceu: o seguro foi cancelado e eu não tinha conhecimento de nenhuma dívida ou pendência com a empresa.
Agora fui consultar meu CPF e encontrei uma pendência no Serasa no valor de R$ 383,07 em nome da UNICAR.
Não reconheço essa dívida e não entendo de onde surgiu esse valor, já que o seguro foi cancelado e eu não fiquei devendo nenhum valor para a empresa.
O corretor que fez a contratação comigo inclusive não trabalha mais na empresa, o que acabou dificultando ainda mais qualquer tentativa de resolver a situação.
Essa pendência está prejudicando bastante minha vida financeira, principalmente porque está registrada no meu CPF como uma dívida que eu não reconheço.
Quero que a UNICAR informe de onde surgiu esse débito e apresente os documentos que comprovem essa cobrança. Caso não exista uma justificativa válida, solicito que a pendência de R$ 383,07 seja retirada imediatamente do meu CPF junto ao Serasa.
Não estou me recusando a pagar uma dívida legítima. O problema é que eu não reconheço essa cobrança e, até o momento, não recebi nenhuma explicação que justifique essa pendência.
Solicito a regularização do meu CPF e a retirada dessa negativação.
Compartilhe
Resposta da empresa
14/08/2026 às 11:42
Prezado associado,
Inicialmente, esclarecemos que após uma prévia apuração interna sobre os fatos narrados por Vossa Senhoria, destacamos que na Unicar há primeiro a utilização dos benefícios e o pagamento da contribuição mensal referente ao período utilizado é feito no mês subsequente à utilização, ou seja, trata-se de contribuição mensal em modalidade pós-paga, primeiro o associado usufrui dos benefícios e posteriormente paga pelo período utilizado.
Salientamos que o débito que gerou a negativação é referente à contribuição mensal do período utilizado, que se encontrava pendente de pagamento, havendo ainda a previsão no regulamento sobre a possibilidade de inclusão do nome do associado nos órgãos de proteção ao crédito em caso de não quitação do boleto referente à contribuição mensal do período utilizado.
Salientamos que o nosso objetivo é sempre a plena satisfação de nossos associados e queremos reforçar nosso compromisso com o melhor atendimento e respeito às suas necessidades. Com isso, solicitamos que o senhor entre em contato com nossa equipe para sanar todas as dúvidas e ter um melhor esclarecimento dos fatos.
Desta forma, para maiores esclarecimentos e para sanar eventuais dúvidas, disponibilizamos os canais de atendimento através do número 0800 878 0243, para atendimento via aplicativo de mensagem WhatsApp, ou 2751-2081, caso prefira ligar para uma de nossas atendentes.
Atenciosamente,
UNICAR ASSOCIAÇÃO DE ASSISTÊNCIA DE SOCORROS MÚTUOS PATRIMONIAL E BENEFÍCIOS