Reclamação sobre descumprimento de informações, falhas no atendimento e dificuldade para obter reembolso de pós-graduação.

Resolvido
Brasília - DF
11/09/2026 às 17:36
ID: 258824847
Descumprimento de informações, falhas no atendimento e dificuldade para obter reembolso
Realizei a contratação da pós-graduação após receber a informação de que a turma teria início em 21/09/2026. Essa informação foi determinante para minha decisão, pois a pós-graduação foi aprovada pelo meu trabalho por meio de um programa de incentivo e eu precisava iniciar o curso ainda no segundo semestre de 2026 para não perder o benefício.
Desde a contratação, porém, venho enfrentando uma sequência de problemas e, sinceramente, me senti totalmente desassistida após a efetivação da compra.
Inicialmente, recebi informações sobre o início do curso que foram cruciais para a minha decisão, inclusive porque informei expressamente que precisava iniciar a pós-graduação ainda no segundo semestre de 2026. Após realizar o pagamento , fui informada de que as informações anteriormente fornecidas sobre a turma e a data de início estavam incorretas.
Após a contratação, também tive problemas com o cadastro, pois meu CPF estava vinculado a dois e-mails, dificultando meu acesso e a comunicação com a instituição. Solicitei à pessoa responsável pela contratação que realizasse a alteração, porém fui direcionada para outro canal e o problema não foi solucionado. A mesma nem sequer perguntou em quantas vezes gostaria de parcelar, so fez. Realizei diversas ligações e tentativas de contato sem conseguir resolver a situação, até que, após muita insistência, finalmente consegui atendimento.
Além disso, o portal do aluno não constava o pagamento da matrícula, mesmo após o pagamento ter sido realizado via PIX um dia anterior.
Posteriormente, fui informada de que a turma apresentada inicialmente não seria mais iniciada em setembro e havia sido transferida para fevereiro. Diante disso, solicitei uma declaração formal informando a alteração da turma, mas fui informada de que a universidade não fornece esse tipo de declaração.
Ao tentar abrir um protocolo pelo WhatsApp para solicitar o reembolso, novamente houve um problema: o atendimento registrou apenas parte dos valores pagos, considerando somente R$ 266,67 referentes à matrícula/mensalidade de agosto, deixando de registrar o valor de R$ 600,00, que também foi pago e deve ser considerado no reembolso.
Ou seja, não se trata de um problema isolado, mas de uma sequência de falhas desde a contratação, envolvendo informações divergentes, dificuldades de acesso, ausência de atualização dos pagamentos no portal, alteração da turma após o pagamento e, por fim, dificuldade até mesmo para registrar corretamente todos os valores que foram pagos.
Ressalto que não se trata de uma simples desistência. Estou solicitando o cancelamento porque a instituição alterou uma condição essencial da contratação após o pagamento, e essa alteração poderá me fazer perder um benefício concedido pelo meu empregador.
Além disso, considerando que a contratação foi realizada de forma não presencial, solicito, caso ainda esteja dentro do prazo legal, a aplicação do direito de arrependimento previsto no art. 49 do Código de Defesa do Consumidor, que assegura ao consumidor o direito de desistir da contratação realizada fora do estabelecimento comercial no prazo de 7 dias, com a restituição dos valores pagos.
Diante de todo o transtorno e da sucessão de falhas no atendimento, solicito:
Cancelamento da matrícula/contratação;
Reconhecimento de todos os valores pagos, sendo R$ 266,67 e R$ 600,00, totalizando R$ 866,67;
Reembolso integral de todos os valores pagos;
Urgência na restituição, pois preciso utilizar esse valor para dar continuidade à pós-graduação em outra instituição, evitando a perda do benefício concedido pelo meu trabalho.
Espero que a instituição trate a situação com a devida seriedade e apresente uma solução definitiva. Caso contrário, terei que buscar os órgãos competentes de defesa do consumidor para solucionar a questão.
Aguardo o retorno e a confirmação do prazo para o reembolso integral.
Compartilhe
Resposta da empresa
23/09/2026 às 11:09
Prezada Hemily Cristina Batista Santos,
Informamos que a sua matrícula já se encontra cancelada, não havendo cobrança de valores indevidos no sistema.
O trâmite do pedido de cancelamento de matrícula ocorreu dentro do prazo e em conformidade com as regras da Instituição.
A devolução de 100% do valor pago está programada para ocorrer no dia 23/09/2026, também dentro do prazo de 15 dias úteis estabelecido pela IES.
Ressaltamos que o pedido foi realizado em 11/09/2026 e, considerando a contagem a partir do dia útil seguinte, a devolução programada para 23/09/2026 ocorrerá no 8 dia útil, portanto, dentro do prazo estabelecido pela IES.
Agradecemos o contato e a oportunidade de prestar esclarecimentos.
Atenciosamente,
CEUB
Consideração final do consumidor
25/09/2026 às 06:52
Péssimo atendimento, informações divergentes, cal center despreparado. Quando efetua o pagamento, quem faz a venda te abandona sem você ter nem acesso ao espaço aluno.
O problema foi resolvido?

Resolvido
Voltaria a fazer negócio
Não
Nota do atendimento
0