Carro seminovo da concessionária de revenda Unidas, presentou falha grave no motor logo após a compra e a concessionária não oferece solução.

Não respondida
Duque de Caxias - RJ
21/07/2026 às 21:41
ID: 254510813
Veículo apresentou fundição do motor três dias após a compra e a Unidas permanece sem solução há 8 dias
No dia 11/07/2026, adquiri junto à Unidas Seminovos um Volkswagen Polo Comfortline TSI AT 1.0, modelo 2024, conforme Nota Fiscal n 000018383.
A compra foi realizada na tarde de sábado e, apenas três dias após a aquisição, durante uma viagem em família com destino ao Estado de São Paulo, quando me encontrava aproximadamente 400 km da minha residência, o veículo apresentou uma grave falha mecânica. O motor perdeu totalmente a potência, impossibilitando a continuidade da viagem e colocando em risco a segurança de todos os ocupantes em meio a rodovia Dão Pedro I, SP.
Diante da pane, foi necessário acionar o serviço de guincho da concessionária da rodovia. Em seguida, tive que contratar, às minhas expensas, um guincho particular para transportar o veículo até um hotel próximo, onde permaneco hospedado com minha família. No dia seguinte, novamente foi necessário contratar outro guincho particular para encaminhar o veículo à oficina credenciada indicada pela Unidas, localizada no município de Paulínia/SP.
Após a avaliação técnica realizada pela oficina credenciada da própria Unidas, conforme Ordem de Serviço n 369129, foi constatado um defeito de extrema gravidade: derretimento das velas de ignição, perfuração de um dos pistões e fundição completa do motor, conforme, diagnóstico e video recebido pela mecânica credenciada. Trata-se de uma falha incompatível com um veículo recém-adquirido, evidenciando um vício grave que compromete totalmente a segurança, a confiabilidade e a finalidade do bem.
Em razão da gravidade do defeito, manifestei formalmente que não aceito a realização de reparos ou a substituição do motor, uma vez que perdi completamente a confiança no veículo. Solicitei, como solução definitiva, a substituição do automóvel por outro de mesmas características e condições equivalentes ou a rescisão da compra, com restituição integral dos valores pagos, conforme previsto no Código de Defesa do Consumidor.
Entretanto, já transcorreram oito dias desde a ocorrência e, até o momento, a Unidas Seminovos não apresentou qualquer solução.. Permaneço sem veículo, distante da normalidade da minha rotina e acumulando prejuízos financeiros decorrentes de despesas com hospedagem, alimentação, transporte e guinchos, além dos inúmeros transtornos causados à minha família.
É inadmissível que um veículo adquirido há poucos dias apresente uma falha catastrófica dessa natureza e que o consumidor permaneça por mais de uma semana aguardando uma solução definitiva. Esperava da Unidas um atendimento compatível com a gravidade do ocorrido, pautado na agilidade, transparência e respeito ao consumidor.
Caso a empresa não apresente uma solução imediata, adotarei todas as medidas administrativas e judiciais cabíveis, incluindo reclamação junto ao Procon e o ajuizamento de ação para requerer a rescisão do contrato, a restituição integral dos valores pagos, o reembolso de todas as despesas suportadas, bem como indenização pelos danos materiais e morais decorrentes dos prejuízos sofridos.
Aguardo um posicionamento urgente da Unidas Seminovos e uma solução definitiva para o caso.