Cobrança indevida de mensalidades após solicitação de cancelamento de matrícula na Faculdade São Francisco de Assis

Resolvido
Eldorado do Sul - RS
29/04/2026 às 17:10
ID: 247311565
Reclamação Formal Falta de Comprometimento e Atendimento ao Aluno
Venho por meio deste formalizar uma reclamação referente à cobrança indevida de mensalidades mesmo após a solicitação de cancelamento da minha matrícula junto à Faculdade São Francisco de Assis.
Realizei o pedido de cancelamento de forma regular, conforme orientações da própria instituição. No entanto, fui informada de que as cobranças continuariam sendo realizadas, o que considero uma prática abusiva e em desacordo com os direitos do consumidor.
Ressalto que, após a solicitação de cancelamento, não há justificativa para a continuidade das cobranças, salvo em casos previamente informados em contrato de forma clara, o que não ocorreu de maneira transparente.
Diante disso, solicito:
A confirmação imediata do cancelamento da matrícula;
A suspensão de qualquer cobrança futura;
A revisão de eventuais valores cobrados após a solicitação de cancelamento;
Caso haja cobranças indevidas, o devido estorno dos valores.
Informo que, caso a situação não seja resolvida de forma amigável, poderei registrar a ocorrência junto aos órgãos de defesa do consumidor, como o Procon e também por meio da plataforma Reclame Aqui.
Aguardo retorno com urgência e a resolução do problema.
Compartilhe
Resposta da empresa
06/05/2026 às 16:59
Prezada Cristiane,
Agradecemos o seu contato e a oportunidade de esclarecer a situação.
Após análise detalhada do seu caso, verificamos que o procedimento de cancelamento de sua matrícula foi devidamente realizado conforme as normas acadêmicas da instituição. Ressaltamos que não há cobranças de mensalidades futuras em seu nome após a efetivação do cancelamento.
Informamos ainda que os valores anteriormente gerados referem-se ao período em que houve vínculo acadêmico ativo, estando, portanto, em conformidade com as obrigações contratuais assumidas no momento da matrícula.
Reforçamos que, até o presente momento, sua situação financeira encontra-se regularizada, não havendo pendências ou cobranças indevidas em aberto.
Permanecemos à disposição para quaisquer esclarecimentos adicionais por meio de nossos canais oficiais de atendimento.
Atenciosamente,
Faculdade São Francisco de Assis
Consideração final do consumidor
06/05/2026 às 17:01
Ruim
O problema foi resolvido?

Resolvido
Voltaria a fazer negócio
Sim
Nota do atendimento
0