Vendedores de Consórcio ludibriam os clientes...

Unifisa
22/10/2015 às 13:24

Tomem muito cuidado ao adquirir uma cota de consórcio imobiliário da UNIFISA!

Comprei um imóvel na planta com a construtora que está prestes a ser entregue e fui abordado com o telefonema da consultora de consórcios Unifisa, [Editado pelo ReclameAQUI®], me apresentando a empresa, que até então não conhecia, e ofereceu como opção para quitação do saldo devedor com a contrutora uma cota de consórcio.

Tivemos 3 reuniões, eu, ela, e uma assistente dela, [Editado pelo ReclameAQUI®], onde foi feita análise de quanto eu já tinha pago para a construtora e qual o meu saldo devedor atual, e feita uma proposta de consórcio para quitação no valor do meu saldo devedor.

Pelo pouco que conhecida de consórcios, desde o primeiro contato, feito em agosto, achei que estava muito em cima para fechar tal projeto devido a toda burocracia existente nesse tipo de negociação, no que se refere aos sorteios e lances para que eu consiguisse a contemplação do crédito e tendo em vista que meu empreendimento já estava com previsão de entrega para outubro, mas segundo a assessoria da [Editado pelo ReclameAQUI®] e sua assistente [Editado pelo ReclameAQUI®], o meu caso era uma exceção, visto que já havia pago 55% do imóvel para a construtora, e que este valor seria utilizado no lance do crédito, sendo que me colocariam em um grupo já iniciado há 9 meses, e com uma média de lances de 30%, então era certeza de que nesse periodo de aproximadamente 3 meses eu ser contemplado e fazer a quitação do meu empreendimento.

Achei interessante a proposta pois além de utilizar o saldo pago para a construtora como lance, eles oferecerem uma taxa administrativa bem inferior ao praticado no financiamento bancário, e mesmo sem ter nenhum amigo/conhecido que tivesse ouvido falar sobre a empresa e soubesse o funcionamento dessa negociação, dei um voto de confiança pela atenção que me foi dada pelas consultoras, que fizeram todo o planejamento de quanto que precisaria ser o crédito necessário para que fosse feita a negociação para atender a minha necessidade.

Assinei o contrato, paguei cerca de 11 mil reais no ato para entrar nesse grupo de consórcio que já havia sido iniciado e que se encaixava perfeitamente no perfil da minha necessidade e aguardei 1 para receber todo o acesso a informação do meu grupo de consórcio através do portal da UNIFISA e começar a me interar sobre o funcionamento do negócio.

No primeiro acesso ao site, fui logo procurar sobre as informações das assembléias realizadas e lances feitos para ver a real posição do projeto e já tive 2 surpresas desagradáveis. A primeira é que eu só estava visualizando as 3 ultimas assembleias realizadas (Se entrei num grupo que iniciou há 9 meses, na minha simples imaginação eu deveria ter acesso a todo esse histórico, mas não tive e não tenho até hoje) e a segunda surpresa foi a de que o último lance realizado foi de 80%.

Como se trata de uma média de 30% eu não poderia tomar conclusões precipitadas vendo apenas as 3 ultimas assembléias então comecei a solicitar a consultora Mairara Barbosa esse histórico. A informação era de que até o final do mês eu já teria acesso a tudo e consegueria ver essas informações, o que não aconteceu até hoje.

Tive uma entrada de capital devido a recursos próprios e como eu já queria deixar essa situação do crédito já resolvido para pensar em outras etapas do recebimento do meu apartamento com a construtora, agendei uma reunião com a consultora Mairara Barbosa para uma nova analise da situação, visto que com essa entrada de capital, havia a possibilidade de aumentar o lance e ser mais efetiva a contemplação do crédito e conforme análise eu ofertando parte do que foi pago a construtora e mais os recursos proprios e saldo do FGTS, que eu teria a possibilidade de ofertar um lance de 79,9%, recebendo o crédito e liquidando a divida com a construtora.

Liguei no telefone 3039-2300 para fazer a oferta de lance, e ao ser atendido pela [Editado pelo ReclameAQUI®], fiz o detalhamento da informação de calculo feita pelas consultoras Mairara Barbosa e [Editado pelo ReclameAQUI®], para composição do lance de 79,9% e tive a terceira surpresa desagradavel, a de que o valor pago para a construtora utilizado como lance, seria descontado do meu crédito, ou seja, se eu tinha um saldo devedor com a construtora de 370 mil, com a contemplação do consórcio eu só teria em mãos 179.370,00 disponível para utilizar!

Dai começou a dor de cabeça com a UNIFISA pois a informação recebida na tentativa de lance foi totalmente diferente da Análise do negócio feita pelas consultoras [Editado pelo ReclameAQUI®] e [Editado pelo ReclameAQUI®], e em contato com a consultora [Editado pelo ReclameAQUI®] ela até hoje jura de pés juntos que a [Editado pelo ReclameAQUI®] que não entendeu a análise do lance e que estava falando besteira para mim...

Solicitei que a [Editado pelo ReclameAQUI®] entrasse em contato com a [Editado pelo ReclameAQUI®] para se entenderem e falarem a mesma lingua porque eu, cliente da empresa, não ia ficar no meio de um jumbo trocado de informações e gostaria da solução do problema, sendo ele um desencontro de informações ou falta de entendimento entre elas, ou não, para que eu pudesse retornar a ligação com a [Editado pelo ReclameAQUI®] e efetivamente realizar meu lance dos 79,9%.

A consultora Unifisa [Editado pelo ReclameAQUI®] me retornou e solicitou que eu ligasse novamente, que já tinha se acertado e explicado pra [Editado pelo ReclameAQUI®] Macedo tudo e que eu poderia fazer o lance dos 79.9% pois ela já tinha entendido e que antes tinha entendido errado. Pois bem, liguei novamente para fazer o lance com a [Editado pelo ReclameAQUI®] e ela não voltou atrás do que já tinha me dito antes e me alertou, se você quiser fazer o lance de 79.9% você pode, só esteja ciente de que você não terá o crédito suficiente para quitar seu saldo devedor, e sendo assim eu não fiz o lance e desliguei o telefone.

Falei novamente com a consultora Unifisa [Editado pelo ReclameAQUI®], dizendo que estava checando as informações porém que a gerente do administrativo da Unifisa queria falar com o Gerente dela, [Editado pelo ReclameAQUI®], só que ele estava em uma reunião até as 18h, então me pediu que esperasse até o primeiro horário do dia seguinte para esclarecer todas a informações desencontradas.

No dia seguinte, em contato telefônico falei com o [Editado pelo ReclameAQUI®], gerente Unifisa da [Editado pelo ReclameAQUI®], que me pediu desculpas pelo atendimento das consultoras [Editado pelo ReclameAQUI®] e [Editado pelo ReclameAQUI®], pois do jeito que elas fizeram a análise e fecharam o meu projeto, realmente estava totalmente em desacordo com minha necessidade e confirmou que as informações dadas pela [Editado pelo ReclameAQUI®] é a que estavam corretas, e que do jeito que foi feito meu consórcio que eu teria um elefante branco em mãos, pois estaria amarrado a essa contemplação, sem dinheiro para conseguir quitar o meu imóvel, e com mais dores de cabeça do que já estou...

O que foi me vendido pelas consultoras [Editado pelo ReclameAQUI®] e [Editado pelo ReclameAQUI®], de que o valor pago para a construtora poderia ser utilizado no lance foi totalmente distorcido e ilusório pois o valor que for utilizado de lance com o fluxo da obra pago para a construtoria será descontado do crédito que você comprou na assinatura do consórcio, então não dá para você fazer uma carta de crédito do valor do saldo devedor com a construtora pois você não conseguirá quitar sua dívida. Quando há a liberação do crédito contemplado pela UNIFISA para quitação do imóvel com a construtora, há uma alienação do imóvel com a UNIFISA, e o valor pago para a construtora, que já é seu pois fez o pagamento com recursos próprios, esse valor na verdade não vale de nada no ato do lance e em comparação com outros consórcios como exemplo a Porto Seguro, é a mesma coisa que aumentar a carta de crédito no limite máximo que você conseguir para utilizar como lance. Apenas com um detalhe, o consultor da Porto Seguros em nenhum momento tentou me ludibriar com essa falsa ilusão e foi claro nas informações de créditos que seriam efetivos para quitação do empreendimento.

Aproveitando que já tinha pago a mensalidade do mês, por desencargo de consciência pois diante das informações REAIS e que não condizem em nada do projeto que foi feito pra mim, e já sem esperanças de contemplação do crédito, voltei a ligar no atendimento da Unifisa para fazer o lance de 32,5% - lance este apenas de recursos próprios, e fui surpreendido mais uma vez.. A atendente falou que eu não poderia fazer oferta de lance porque eu já tinha uma oferta lançada em sistema de 79.9%. Questionei a atentende, salientando que havia ligado no dia anterior para tentar dar esse lance mas que não efetivei, e ela me informou que o lance feito foi por uma das Unidades da Unifisa no mesmo dia que eu estava ligando, o que leva a crer que quem fez essa oferta de lance foi a consultora Unifisa [Editado pelo ReclameAQUI®], que até agora insiste em me dizer que a informação do gerente dela [Editado pelo ReclameAQUI®] e da [Editado pelo ReclameAQUI®] estão erradas, e nem fiz mais questão de questioná-la quanto a isso, visto que não vale a pena.

Desta forma, solicitei o cancelamento do lance que estava em sistema de 79,9% (que se fosse contemplado eu teria uma carta de credito nao paga nem a metade do que devo pra construtora) e fiz o lance de 32,5% com o protocolo 1821654.

O Gerente [Editado pelo ReclameAQUI®] ficou de fazer uma nova analise, com uma carta de crédito maior para atender o meu projeto, se dizendo preocupado com o fato ocorrido com as consultoras [Editado pelo ReclameAQUI®] e [Editado pelo ReclameAQUI®], mas não retornou a ligação conforme combinado, o que mostra que realmente ele estava conivente com o que aconteceu e nem um pouco preocupado em tentar recuperar minha confiança depois da merda que eles fizeram...

Pode até ser que o negócio funcione se realmente for feito um projeto de acordo com a real necessidade do cliente, e com as informações claras, nada de surpresas no final, pois por essa experiência que passei ficou claro que de duas uma, ou a empresa apoia esse tipo de profissional que engana o cliente para entrar esses valores de adesão e que deva compensar em algo para a empresa como [Editado pelo Reclame Aqui] ou há um grande despreparo de profissionais como a [Editado pelo ReclameAQUI®] e [Editado pelo ReclameAQUI®] da Unifisa pois fazer uma palhaçada do jeito que elas fizeram não é possivel que isso seja visto com bons olhos para a Unifisa se é que a empresa não compactua com esse tipo de situação!

Outro caso que vale lembrar é que antes de eu ter essa surpresa desagradável final, em reportagem exibida no telejornal SPTV da rede globo, mostrou um consultor da empresa EMBRACON, que é dos mesmos donos/grupo da UNIFISA, fechando um contrato com tal ilusão de consórcio com crédito que já seria logo liberado na adesão para o cliente fazer a quitação do imóvel e isso não aconteceu!

Imóvel é uma coisa séria, existem muitas pessoas que utilizam de boa fé para realizar esse tipo de negócio por não ter outros recursos e quando se vêem numa situação dessas, ludibriados por empresas como a Unifisa, ficam sem chão. Não é brincadeira, é necessidade!

Acabo de fazer o cancelamento desse consórcio Unifisa, sob o protocolo numero 01849193 e tive mais uma surpresa, onde o atendente me informa que o valor pago, cerca de 11 mil reais pagos no ato para entrar no grupo que eu estava que eles não serão devolvidos, e que receberei apenas 80% do valor pago das parcelas... Sendo assim mais uma mentira do que me foi vendido, pois quando foi feita a proposta, me informaram que caso eu viesse a cancelar eu receberia 80% de todo o valor pago...

28/10/2015 às 16:35

Agradecemos ao consumidor aceitar nosso convite e visita a Central de Vendas, oportunidade para contato diretamente com a área comercial e administrativa, na busca de soluções possíveis para o seu atendimento.

Conforme combinado durante a reunião, encaminharemos algumas propostas nos próximos dias.

Permanecemos a disposição do consumidor diretamente através desta

28/12/2015 às 13:04

Fui convidado a uma reunião com a Gerente de Relacionamento e com os vendedores das cotas que adquiri. Na conversa foi verificado que realmente o que me foi vendido no momento da aquisição das cotas não atendiam a situação de um lance com utilização do que foi pago para a construtora (visto que esse valor é abatido da carta de crédito que você adquiri) e para tentar atender a minha situação foi feita uma proposta onde durante 12 meses eu ficaria pagando um valor mensal menor do que eu pagava para que durante esse ano eu tentasse fazer a oferta de outro lance e talvez ser contemplado para que fosse quitado o saldo devedor que fiz através de financiamento bancário.

Nas condições estabelecidas pela Unifisa eu não concordei e não tive interesse em continuar com o consórcio, mantendo assim as cotas canceladas e estou no aguardo do retorno do dinheiro que paguei para entrar neste consorcio - inclusive a tava de quase 11 mil reais que paguei para poder entrar nesse grupo que foi me vendido que eu conseguiria fazer um lance e contemplar a carta em tempo habil para a liberação do meu apartamento, este mesmo que já estou com as chaves graças ao financiamento bancário, coisa que não ocorreu com as cotas de consórcio do grupo que eu fui incluído!

26/02/2016 às 09:06

Agradecemos aceitar o nosso convite para encontro pessoalmente em nossa Unidade Central de Vendas e lamentamos a impossibilidade de continuidade dos planos, apesar das propostas oferecidas ao consumidor.

Desta forma, reiteramos a informação de que as cotas canceladas permanecem concorrendo ao sorteio pela Loteria Federal para ressarcimento

contratual durante a vigência do plano.

26/02/2016 às 09:17

O atendimento feito pela central de relacionamento após a reclamação do reclame aqui, não retira todo o transtorno e[Editado pelo Reclame Aqui] dos vendedores/gerentes que me venderam as cotas, cotas essas que que não atendiam a quitação do meu imóvel junto a construtora, conforme vendido...

Consideração final da empresa

02/09/2016 às 10:01

Agradecemos a oportunidade de atendê-lo presencialmente e lamentamos que não tenha sido possível a continuidade dos planos, conforme as possibilidades apresentadas.

Central de Relacionamento

Está com problemas com Unifisa?