Solicitação de reembolso de curso após alteração de data pela instituição UNIFOR

Reclamação não respondida

Não respondida

Reclamar dessa empresa

Fortaleza - CE

05/09/2026 às 04:56

ID: 258278255

Realizei a inscrição e o pagamento de um curso de Educação Continuada da Universidade de Fortaleza UNIFOR, considerando a data originalmente divulgada e contratada.

Posteriormente, a própria instituição realizou a alteração da data do curso. Em razão dessa mudança, não tive disponibilidade para comparecer na nova data estabelecida.

Solicitei, então, o cancelamento e o ressarcimento do valor pago. Inclusive, após contato com a instituição, foram solicitados diversos documentos para abertura do processo de ressarcimento, os quais encaminhei devidamente preenchidos e assinados, conforme orientação recebida.

Entretanto, posteriormente fui informada de que o setor financeiro não autorizaria o ressarcimento sob a justificativa de que a turma já havia sido realizada e que o serviço teria sido prestado.

Não concordo com essa justificativa.

Minha ausência não ocorreu por simples desistência ou falta de interesse após a realização do curso. Eu adquiri o curso para uma determinada data e essa data foi posteriormente alterada pela própria UNIFOR. A nova data não atendia à minha disponibilidade.

Portanto, não considero razoável que a instituição utilize como fundamento para negar o reembolso o fato de o curso já ter sido realizado, uma vez que eu não pude usufruir do serviço justamente em decorrência da alteração realizada pela própria instituição.

Também não tenho interesse na alternativa oferecida de transferência do crédito para outro curso. Meu interesse é exclusivamente no cancelamento e na restituição do valor efetivamente pago.

Já tentei solucionar a situação diretamente com a Educação Continuada, encaminhei toda a documentação solicitada e, mesmo assim, recebi a negativa.

Diante disso, solicito que a UNIFOR reavalie o caso e providencie o reembolso integral do valor pago, considerando que a impossibilidade de participação decorreu da alteração da data originalmente informada no momento da contratação.

Aguardo uma solução administrativa para a situação.

Compartilhe