Cobrança indevida de financiamento estudantil apesar de pagamentos em dia e comprovantes apresentados.

Respondida
Timóteo - MG
19/05/2026 às 16:53
ID: 249106335
Estou enfrentando um problema extremamente desgastante com o setor responsável pelo meu financiamento estudantil e, sinceramente, o atendimento e a falta de esclarecimento estão sendo péssimos.
Todos os pagamentos do meu contrato estão sendo realizados corretamente e dentro do prazo. Mesmo assim, eu e meu fiador começamos a receber diversas mensagens de cobrança, inclusive via WhatsApp, alegando suposta pendência financeira.
Diante disso, entrei em contato formalmente por e-mail informando que não existiam parcelas em atraso e solicitei a verificação do sistema, já que os pagamentos estavam devidamente quitados.
A resposta que recebi foi de que a parcela de abril estaria em aberto, porque, segundo eles, no mês de abril teria sido pago um boleto com vencimento em 07/12/2026. O problema é que isso simplesmente não corresponde ao comprovante de pagamento que eu possuo.
No comprovante consta claramente:
* vencimento do boleto: 11/05/2026;
* data do pagamento: 07/05/2026;
* pagamento realizado dentro do prazo correto.
Além disso, no próprio portal/sistema deles, na opção Gerar Boleto, não existe qualquer parcela em aberto referente ao mês de maio. A única parcela disponível é a de junho, que sequer venceu ainda. A parcela de maio consta como devidamente paga no próprio sistema da instituição.
Ou seja: além de eu possuir o comprovante do pagamento correto e realizado dentro do prazo, o próprio sistema deles contradiz a cobrança que estão tentando fazer.
Mesmo diante disso, continuam insistindo em cobrança indevida e ainda orientaram que eu entrasse em contato com empresa de cobrança para pagar uma parcela que JÁ FOI PAGA.
É inadmissível que o consumidor tenha que lidar com cobranças indevidas causadas por falha operacional interna, enquanto recebe um atendimento desorganizado, confuso e sem qualquer assistência real ao aluno.
Em nenhum momento houve esclarecimento adequado da situação. O suporte simplesmente transfere a responsabilidade, não analisa corretamente os documentos enviados e não resolve o problema de forma objetiva, mesmo diante de provas claras.
Enquanto isso, eu e meu fiador seguimos recebendo cobranças indevidas por uma pendência que claramente não existe e essa parcela em aberto com juros.
Solicito:
* regularização imediata do contrato;
* baixa correta e definitiva da parcela já quitada;
* interrupção imediata das cobranças indevidas;
* correção do erro sistêmico/administrativo;
* posicionamento claro e coerente sobre a situação.
Caso o problema continue sem solução, tomarei as medidas cabíveis diante da insistência em cobranças indevidas mesmo após apresentação de comprovante e divergência evidente no próprio sistema da instituição.
Compartilhe
Resposta da empresa
20/05/2026 às 14:10
Olá, Alicia, boa tarde!
Agradecemos por nos procurar e lamentamos qualquer transtorno.
Informamos que, hoje, 20/05, realizamos um novo contato com você via e-mail, dando sequência às tratativas. Além disso, estamos tentando contato telefônico para conversarmos diretamente com você e buscarmos o melhor esclarecimento possível.
Pedimos, por gentileza, que verifique sua caixa de entrada (e também a pasta de spam/spam) e fique atenta às próximas tentativas de ligação.
Reforçamos nosso interesse em resolver a situação da melhor forma possível e permanecemos à disposição para realizar esse atendimento.