Amortecedor de Quadriciclo Honda com Defeito - Solicitação de Reavaliação ou Substituição em Garantia

Em réplica
Fortaleza - CE
31/03/2026 às 23:02
ID: 244881779
Boa Noite!
Adquiri um amortecedor para meu quadriciclo Honda FourTrax, porém o produto apresenta defeito, pois não está desempenhando sua função básica de amortecimento.
O problema é perceptível no uso, comprometendo diretamente o conforto e a segurança do veículo durante a condução. Ao contrário do esperado, o amortecedor não absorve impactos adequadamente, indicando falha no funcionamento.
Ressalto que o método de teste realizado por vocês, apenas balançando o quadriciclo manualmente, não é suficiente para avaliar corretamente o desempenho real do amortecedor em condições de uso. Esse tipo de verificação superficial não substitui um diagnóstico técnico adequado.
Paguei o valor de R$ 1.400,00 pelo amortecedor e, no momento da compra, fui informado de que a instalação deveria ser obrigatoriamente realizada na própria concessionária, sob pena de perda da garantia. Diante disso, além do valor da peça, fui cobrado mais R$ 200,00 pelo serviço de instalação.
Um ponto extremamente importante é que a quilometragem do quadriciclo foi registrada no momento da troca, e o veículo rodou menos de 500 km em um ano. Ou seja, o amortecedor praticamente não foi utilizado, o que torna o defeito ainda mais evidente e inaceitável.
Mesmo seguindo todas as exigências impostas, o produto apresentou defeito em menos de um ano de uso, com vazamento de resíduo escuro e sinais claros de mau funcionamento durante a condução.
Realizei a compra de um amortecedor na concessionária Honda Unimaq, localizada na Av. Pontes Vieira, bairro São João do Tauape, em Fortaleza/CE.
O produto apresentou defeito em menos de um ano de uso, evidenciado por resíduo escuro vazando do amortecedor, além de claros sinais de mau funcionamento durante a utilização.
Ressalto que utilizei o quadriciclo com amortecedores originais no período de 2020 a 2025, sem qualquer problema semelhante. Ou seja, trata-se de uma falha evidente do produto adquirido recentemente.
O amortecedor ainda se encontra dentro do prazo de garantia, porém considero totalmente inadequada a forma como foi feita a avaliação técnica. O mecânico limitou-se a balançar a traseira do veículo com as mãos, sem realizar um teste prático de rodagem sendo que o defeito só se manifesta com o veículo em movimento.
Esse tipo de avaliação é superficial e incoerente. Trabalho com vendas de veículos e, se um cliente realizasse um teste dessa forma em minha loja apenas balançando o carro parado e concluindo que não há defeito , isso não seria considerado um diagnóstico técnico válido.
Diante disso, solicito uma reavaliação adequada do amortecedor, com teste em condições reais de uso, ou a substituição do produto em garantia, conforme previsto.
Aguardo uma solução.
Compartilhe
Resposta da empresa
06/04/2026 às 10:42
Bom dia prezado,
Como foi informado pelo especialista da própria montadora o seu veiculo passou por alterações da originalidade perdendo a garantia. Além que as peças de quadriciclo tem apenas 6 meses de garantia onde sua troca irá fazer 1 ano agora em abril.
Segue parecer especialista montadora Honda:
O amortecedor é projetado para funcionar conforme as especificações originais do veículo, levando em conta fatores como rodas, pneus, largadores e bagageiro. Alterações nesses itens ou na calibragem podem afetar o desempenho da suspensão.
Se não houver ruídos ou vazamentos e o funcionamento estiver normal, o componente está dentro dos padrões e não apresenta defeito de fabricação.
Além disso, o desgaste pode ocorrer conforme o uso, tipo de terreno e forma de condução, o que não caracteriza falha de qualidade.
Réplica do consumidor
06/04/2026 às 10:47
Prezados,
Não foi isso que me foi repassado no momento em que levei meu quadriciclo para instalação do amortecedor. O veículo já estava com aros e com baú, e o próprio montador informou que a peça teria garantia normalmente.
Inclusive, cheguei a mencionar que poderia instalar em outro local, mas fui orientado a fazer a instalação na própria loja, sendo cobrado o valor de R$ 200,00 para não perder a garantia.
Posteriormente, ao entrar em contato com o setor de peças, fui informado que a garantia do amortecedor é de 1 ano, e não de apenas 6 meses, como havia sido dito anteriormente. Também fui informado que, para manter essa garantia, a instalação deveria obrigatoriamente ser feita pela Unimaq.
Acho um absurdo não ter sido informado de forma clara, no ato da instalação, sobre qualquer condição relacionada a modificações no veículo ou exigências para validação da garantia.
Diante disso, fica evidente, na minha visão, que houve falta de transparência e que a cobrança da instalação foi feita apenas com o objetivo de gerar custo adicional, sem o devido esclarecimento ao cliente.