Fui obrigada a pagar consulta por falha da Unimed e tive reembolso negado

Respondida
Itajaí - SC
24/06/2026 às 11:20
ID: 252230321
Venho por meio deste registrar nova reclamação referente à Unimed Blumenau e Unimed Litoral, desta vez relacionada à negativa indevida de reembolso e à ausência de suporte adequado ao beneficiário.
Após mais de dois meses tentando agendar consulta com endocrinologista pela rede credenciada, sem sucesso, fui direcionada a realizar consulta particular para dar continuidade ao meu tratamento, que envolve acompanhamento médico contínuo e intercorrências clínicas.
Efetuei o pagamento antecipado da consulta. No entanto, ao solicitar o reembolso, o mesmo foi negado sob a justificativa de que o recibo apresentado não atende aos critérios exigidos.
Para agravar a situação, a médica se recusa a emitir nota fiscal ou a adequar o documento fornecido, deixando o paciente sem alternativa viável para cumprir as exigências do plano. Ressalto que a emissão de nota fiscal é obrigação legal do prestador de serviço, não podendo o consumidor ser prejudicado por essa irregularidade.
Ainda assim, a Unimed se exime de responsabilidade e se recusa a apresentar solução, mesmo sendo evidente que a consulta particular ocorreu em razão da falha da própria operadora em garantir atendimento dentro da rede em prazo adequado.
Dessa forma, estou sendo duplamente prejudicada: pela ausência de atendimento e pela negativa de reembolso por exigência documental que foge ao meu controle.
Solicito a reavaliação imediata do reembolso, considerando a excepcionalidade do caso e a responsabilidade da operadora, bem como orientação clara e efetiva para solução do impasse.
Caso não haja resolução, adotarei medidas junto à ANS, Procon e demais órgãos competentes.
Aguardo retorno com solução definitiva.
Atenciosamente,
Compartilhe
Resposta da empresa
24/06/2026 às 15:59
Sra. Angela,
Em atenção à sua manifestação, informamos que realizamos o registro para tratativa junto à área responsável. Após análise, com atenção à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, n 13.709/2018 - LGPD, entraremos em contato para tratativa da sua manifestação.
Lamentamos a insatisfação e reiteramos que trabalhamos em busca de melhorar continuamente nossos serviços e atendimentos.
Desta forma, agradecemos o seu registro, pois nos oportuniza avaliar as possibilidades de melhoria. Assim que possível retornaremos a respeito de sua manifestação.
Permanecemos à disposição sempre que precisar em nossos canais oficiais:
Central de Relacionamento com o Cliente:
Telefone: 0800 647 0026
WhatsApp: (47) 99901-0459
Site: www.unimedblumenau.coop.br