Plano de saúde nega atendimento emergencial e não gera protocolo sistema fora do ar

Reclamação resolvida

Resolvido

Reclamar dessa empresa

Guarulhos - SP

16/11/2025 às 13:30

ID: 232031963

Reclamação Unimed Centro Paulista Negligência em Atendimento de Urgência / Falta de Protocolo / Sistema Fora do Ar

Título sugerido:
Plano de saúde nega atendimento emergencial e não gera protocolo sistema fora do ar

Descrição completa para o Reclame Aqui:

No dia 16/11/2025, às 13h03, entrei em contato com o canal de urgência e emergência 24h da Unimed Centro Paulista, no número *****, conforme informado no próprio site da operadora. A ligação foi realizada do telefone *****.

Minha solicitação era urgente, referente à liberação imediata para tratamento em câmara hiperbárica para a beneficiária *****, que se encontra com deiscência grave de ferida cirúrgica, com risco de infecção, necrose e agravamento do quadro clínico.
O procedimento já foi solicitado pela médica responsável, com relatório e justificativa técnica.

Para minha surpresa, a atendente Adriana informou que não poderia fazer nada, alegando que o sistema estava fora do ar.
Além disso:

recusou-se a registrar a ocorrência,

não abriu protocolo,

não encaminhou a demanda,

não ofereceu qualquer orientação,

e encerrou o atendimento sem solução.

Ressalto que:
Trata-se de urgência médica, com risco à saúde da paciente.
O canal 24h é obrigatório para situações emergenciais.
A ausência de protocolo impede qualquer comprovação formal do atendimento.
A justificativa de sistema fora do ar não isenta o plano de cumprir sua obrigação legal.
A negativa ou omissão em urgência viola a Lei 9.656/98, o CDC e a Súmula 597 do STJ.

Estou registrando esta reclamação porque não obtive o suporte mínimo que um plano de saúde deve oferecer especialmente em um caso de risco e urgência, deixando a paciente desassistida e exposta a agravamento do quadro clínico.

Solicito:

abertura imediata de protocolo retroativo,

resposta formal sobre a negativa e falha no atendimento,

urgente autorização para o tratamento em câmara hiperbárica,

e medidas corretivas para que este tipo de conduta não volte a ocorrer.

Aguardo retorno urgente.

Compartilhe

Resposta da empresa

28/11/2025 às 09:28

Prezados, bom dia.
Informamos que a demanda ja foi tratada nos devidos canais disponibilizados dentro da operadora. Att., Unimed Centro Paulista

Consideração final do consumidor

28/11/2025 às 11:02

Atendeu a solicitação após chamados no reclame aqui e ANS

O problema foi resolvido?

Reclamação resolvida

Resolvido

Voltaria a fazer negócio

Sim

Nota do atendimento

7