Relato de Conduta Inadequada e Solicitação de Esclarecimentos

Não resolvido
Caxambu - MG
11/03/2025 às 17:03
ID: 211771263
Essa reclamação foi publicada há mais de 1 ano
Ver todas ReclamaçõesMeu nome é Guilherme Augusto Dias Martins, sou cliente da Unimed Circuito das Águas e venho, por meio desta, solicitar esclarecimentos sobre a conduta ética do farmacêutico da Farmácia Unimed de Caxambu, bem como a posição da empresa diante de sua atitude.
Em primeiro lugar, é importante salientar que meu irmão, Marcos Paulo, também cliente da Unimed, faz uso contínuo do medicamento Neuleptil 4%. Desde a inauguração da Farmácia Unimed de Caxambu, adquirimos esse medicamento mensalmente na unidade. O Neuleptil está sujeito a desabastecimentos temporários, como ocorreu entre março e abril de *******. Por essa razão, antes do término do estoque que possuímos em casa, comparecemos à farmácia para verificar sua disponibilidade e, se necessário, solicitamos a encomenda da quantidade prescrita.
Diante disso, analiso a conduta do referido funcionário à luz das diretrizes éticas da própria Unimed, conforme o Código de Conduta de *******, não apenas como cliente, mas também como mestrando em Filosofia Analítica por uma instituição federal, com pesquisa voltada para Ética e Metaética.
Na última semana de janeiro, solicitei ao farmacêutico o medicamento Neuleptil, informando que faria a retirada na primeira semana de fevereiro. Ele confirmou a existência do produto em estoque, comprometeu-se a reservá-lo para mim e informou que o valor de cada frasco seria de R$ 21,50. No entanto, ao comparecer hoje à farmácia para retirar os medicamentos conforme combinado, fui surpreendido com a informação de que o valor havia sido alterado, sendo acrescidos R$ 1,30 por frasco.
O Código de Ética da Unimed, no Capítulo 3, parágrafo A, determina que:
"Os clientes devem ser atendidos com informações claras, precisas e transparentes [..]." (Unimed, *******, p. 20).
Além disso, estabelece que, em casos de divergências, o profissional deve agir:
"[..] buscando as soluções mais adequadas, valendo-se da ética, conforme a política de atuação da Unimed." (Unimed, *******, p. 20).
Quando questionei a alteração do preço, o farmacêutico alegou que não poderia manter o valor previamente acordado, sob a justificativa de que minha solicitação havia ocorrido há mais de um mês. Essa alegação é inverídica, visto que o pedido foi feito na última semana de janeiro, conforme mencionado. Argumentei que esse tipo de problema nunca havia ocorrido anteriormente e que a gestão anterior da farmácia mantinha transparência nos preços. Ressalto que adquiro esse medicamento há mais de 13 anos na unidade.
No Capítulo 3, parágrafo B, o código também orienta que os funcionários que representam a empresa devem manter um comportamento adequado:
"Os colaboradores devem manter um tom de voz respeitoso, postura profissional e conduta condizente com os valores da empresa, inclusive em ambientes digitais." (Unimed, *******, p. 20).
No entanto, durante a conversa, o farmacêutico demonstrou comportamento inadequado, afirmando de maneira ríspida que trabalha há 10 anos no ramo farmacêutico e que "todas as farmácias são iguais", insinuando que sua conduta era justificada por sua experiência.
Além disso, no dia 07/02/*******, questionei a qualidade do café oferecido na unidade, tendo em vista que o Código de Conduta da Unimed enfatiza a importância de proporcionar uma experiência satisfatória aos clientes:
"Encantar o cliente é fundamental para a nossa existência. Cuidar do cliente, com ênfase na busca de excelência e na inovação, é o nosso maior valor." (Unimed, *******, p. 20).
Contudo, no dia 08/02/*******, o farmacêutico referiu-se a mim como um "cliente chato que reclama do café" e utilizou a expressão "cavalo dado não se olha os dentes", em tom de deboche. Essa postura, evidentemente, destoa dos princípios da empresa.
Além disso, quando minha mãe, uma senhora de 62 anos, questionou o aumento do preço, o farmacêutico foi extremamente rude e chegou a ameaçar chamar a polícia para nos retirar da farmácia. Diante dessa ameaça, solicitamos que o fizesse, pois minha mãe, como idosa, tem seus direitos resguardados pelo Estatuto do Idoso. No entanto, ele não levou a ameaça adiante. As razões para essa mudança de atitude cabem à Unimed esclarecer. O fato é que minha mãe, que possui problemas cardíacos, retornou para casa transtornada com a situação.
Para agravar ainda mais o episódio, quando estávamos nos retirando da loja, a funcionária do caixa gritou "Lula Livre!" em tom de deboche ou como manifestação de preferência política. Independentemente da intenção, o Código de Conduta da empresa estabelece que manifestações políticas não cabem durante o horário de serviço.
Diante dos fatos relatados, questiono se a postura do farmacêutico e da funcionária do caixa tem o respaldo da Unimed, uma vez que ambos desrespeitaram claramente o Código de Ética da empresa. Caso essa conduta seja tolerada, optarei por cancelar meu plano e deixar de consumir na unidade. Adquiro mensalmente na farmácia diversos medicamentos, incluindo seis frascos de Neuleptil 4%, além de Socian, Forxiga, fraldas e utensílios para cuidados pessoais. Todos esses são produtos de alto custo, e minha família sempre priorizou a Farmácia Unimed de Caxambu para essas aquisições.
A Unimed sempre teve um padrão de qualidade reconhecido. A antiga farmacêutica da unidade de Caxambu compreendia esse padrão, assim como a unidade de São Lourenço e o hospital da Unimed na mesma cidade, que, inclusive, oferece café expresso e chocolate quente aos clientes algo que pode ser visto até como um excesso de zelo no atendimento. No entanto, se a Farmácia Unimed de Caxambu é, de fato, "igual às demais farmácias", como afirmou o farmacêutico, então o serviço oferecido ali pode ser facilmente encontrado em qualquer outro estabelecimento, tornando-se desnecessário permanecer cliente da unidade. Na verdade, diante dos padrões da unidade de Caxambu, pode-se afirmar que qualquer farmácia oferece um serviço melhor, pois em nenhuma outra fui ameaçado ou tratado com desrespeito e discriminação. Aliás, deixamos a Farmácia Unimed de Caxambu e adquirimos o Neuleptil 4% e o Socian na Farmácia Nhá Chica por um preço muito mais baixo, similar ao valor combinado previamente com o farmacêutico.
O que relato aqui não é um caso isolado, mas um problema grave de desrespeito e ameaça ao cliente por parte de dois funcionários sendo um deles o próprio gestor da unidade.
Aguardo um posicionamento oficial da Unimed sobre o ocorrido. Estou fazendo esta reclamação neste site, pois conversei uma hora e meia com o gestor das farmácias Unimed Circuito das Águas e ele não cumpriu nada do que havíamos conversado por telefone.
Compartilhe
Consideração final do consumidor
26/01/2026 às 14:32
[Editado pelo Reclame Aqui]
O problema foi resolvido?

Não resolvido
Voltaria a fazer negócio
Não
Nota do atendimento
0