Dificuldade para agendar consulta com nutrólogo devido a falhas nos canais de atendimento

Não respondida
Casimiro de Abreu - RJ
14/08/2026 às 12:52
ID: 256470997
Estou tentando agendar uma consulta com nutrólogo há aproximadamente dois meses. O procedimento informado pela operadora é que,seria disponibilizada uma determinada data para abertura da agenda.
Pois bem. Hoje, 14/08/2026, desde as 8h da manhã, estou tentando realizar o agendamento por WhatsApp e por telefone. Permaneci mais de uma hora em ligação, conforme print anexo, sem que o atendimento fosse efetivamente solucionado.
A situação é extremamente desrespeitosa com o beneficiário. Não se trata de uma simples dificuldade pontual: há uma evidente deficiência no processo de atendimento e agendamento, que se repete há meses.
Durante a tentativa de atendimento parecia que o sistema não estava funcionando. Posteriormente, finalmente consegui encaminhar uma mensagem pelo canal disponibilizado, mas recebi simplesmente a informação de que a agenda está fechada.
Ora, como a agenda pode estar fechada se estou justamente tentando realizar o agendamento no dia e horário em que, segundo a própria orientação recebida, haveria abertura de agenda? E, principalmente, como o beneficiário consegue efetivamente agendar uma consulta se os canais disponibilizados não funcionam adequadamente?
A situação se torna ainda mais absurda porque os próprios atendentes orientam que o agendamento seja realizado pelo site. Entretanto, ao acessar o site, não existe sequer a opção de Nutrologia, demonstrando uma falha básica de informação, comunicação e funcionamento do serviço.
Não é razoável que o beneficiário seja obrigado a passar horas tentando utilizar telefone e WhatsApp, recebendo informações desencontradas e, ao final, simplesmente seja informado de que a agenda está fechada, sem qualquer solução.
A situação merece especial atenção porque a conduta da operadora infringe normas da ANS, A QUAL estabelece regras específicas para o relacionamento das operadoras com seus beneficiários, reforçando os princípios de transparência, clareza, segurança das informações, rastreabilidade das demandas e resolução efetiva das solicitações.
Não considero aceitável que uma operadora disponibilize canais que, na prática, não conseguem atender à demanda do beneficiário, tampouco que sejam fornecidas orientações contraditórias sobre onde realizar o agendamento.
A própria norma determina que a operadora deve disponibilizar e divulgar de forma clara os canais de atendimento presencial, telefônico e virtual. Caso a questão não seja solucionada, pretendo encaminhar a reclamação à ANs.