Plano de saúde com reajuste abusivo de mensalidade e coparticipação sem aviso prévio

Reclamação em réplica

Em réplica

Reclamar dessa empresa

Sapiranga - RS

14/04/2026 às 15:11

ID: 246036181

Venho por meio desta manifestação registrar minha insatisfação com o plano de saúde, pois o serviço oferecido não condiz com o que foi contratado.
Todos os exames que realizo possuem coparticipação, o que já considero excessivo. Além disso, iniciei pagando uma mensalidade de R$ 450,00, que posteriormente passou para R$ 540,00 e, agora em janeiro, foi reajustada para R$ 742,00 sem qualquer aviso prévio.
A única justificativa apresentada foi por causa da idade, porém em nenhum momento fui informada previamente sobre esse aumento, o que considero uma falta de transparência e respeito com o consumidor.
Outro ponto extremamente preocupante é que, mesmo pagando R$ 742,00 de mensalidade, no mês de março tive que arcar com mais R$ 787,00 de coparticipação. Ou seja, estou pagando praticamente o dobro no mês, o que torna o plano inviável financeiramente.
Sempre que entro em contato com a Unimed, recebo respostas genéricas que não esclarecem de forma satisfatória a situação.
Diante disso, resolvi registrar esta reclamação, pois considero inadmissível:

A falta de aviso prévio sobre reajustes;

Os valores abusivos de coparticipação;

A divergência entre o que é pago e o benefício efetivamente utilizado.

Aguardo um posicionamento claro e uma solução para essa situação.

Compartilhe

Resposta da empresa

15/04/2026 às 08:59

Bom dia, Sra. Marli!

Sua reclamação foi recebida e analisada no protocolo *****.
Informamos que o retorno foi encaminhado por e-mail na data de hoje, 15/04.

A Unimed Encosta da Serra segue à disposição, por meio de seus canais de comunicação:
- Central de Relacionamento: 0800 083 0800 e 0800 093 0800
- Email corporativo: [email protected]
- Chat Online: www.unimed-es.com.br
- Fale Conosco: https://www.unimed.coop.br/site/web/encostadaserra/formul%C3%A1rio-de-contato
- Ouvidoria: https://www.unimed.coop.br/site/web/encostadaserra/ouvidoria

Réplica do consumidor

17/04/2026 às 14:16

quero retorno aqui já entrei em contato não RESOLVEM NADA

Réplica da empresa

20/04/2026 às 08:22

Bom dia, Sra. Marli!

Lamentamos pela sua insatisfação e gostaríamos de esclarecer todos os pontos mencionados.

Informamos que todos os planos de saúde passam por reajustes anuais, realizados na data de aniversário do contrato. Esse percentual é aplicado conforme as orientações da ANS Agência Nacional de Saúde Suplementar e ocorre no mês de contratação do plano.
Além disso, há também o reajuste por mudança de faixa etária, previsto em idades específicas e descrito no contrato do plano. A senhora completou 54 anos no mês de janeiro e, como anteriormente estava na faixa etária de 49 a 53 anos, houve a mudança para a faixa etária de 54 a 58 anos no mês seguinte, em fevereiro. Ressaltamos que o próximo reajuste por faixa etária ocorrerá somente quando a senhora completar 59 anos.
Encaminhamos a cópia do contrato para o seu email, no qual é possível consultar os percentuais referentes a esses reajustes.

Em relação à cobrança de coparticipação, informamos que ela está prevista nas condições do plano contratado. Consultas, exames, terapias e procedimentos ambulatoriais realizados possuem previsão de coparticipação conforme estabelecido em contrato. Verifiquei que, em protocolo anterior, foi encaminhado por e-mail o detalhamento dos valores cobrados. Caso ainda haja alguma dúvida, permanecemos à disposição para prestar os esclarecimentos necessários.
Ressaltamos ainda que existem opções de planos que não possuem coparticipação para exames. No entanto, nesses casos, o valor da mensalidade costuma ser mais elevado. Se houver interesse, podemos encaminhar sua solicitação ao setor responsável para análise e negociação, a fim de verificar a possibilidade de outras opções de planos que possam atender melhor às suas necessidades.

Permanecemos à disposição!