Unimed Franca nega autorização de avaliação neuropsicológica indicada por médica para menor, apesar de histórico de dificuldades de aprendizagem.

Reclamação não resolvida

Não resolvido

Reclamar dessa empresa

Patrocínio Paulista - SP

14/03/2026 às 11:37

ID: 243263075

Sou responsável por uma menor beneficiária do plano da Unimed Franca. A médica neuropediatra solicitou a realização de avaliação neuropsicológica para investigação diagnóstica.
Mesmo com indicação médica, o plano negou a autorização do exame e manteve a negativa após pedido de reanálise.
A menor possui histórico de dificuldades relacionadas ao processamento auditivo e aprendizagem, conforme orientação fonoaudiológica , que descreve dificuldades de interpretação auditiva, atenção, memória e impacto no desempenho escolar.
A operadora ofereceu apenas atendimento com psicólogo, o que não substitui a avaliação neuropsicológica solicitada para fins diagnósticos.
Já foram registradas reclamações na Agência Nacional de Saúde Suplementar, no Consumidor.gov.br e no Procon-SP.
Protocolos informados pela operadora:
*****
*****
Solicito a revisão da negativa e autorização da avaliação neuropsicológica, conforme indicação médica.

Compartilhe

Resposta da empresa

17/03/2026 às 17:18

Prezada senhora Andresa,

Agradecemos o contato realizado por meio deste canal de atendimento.

Identificamos que a demanda também foi registrada em outros canais, os quais já se encontram em tratativa.
Dessa forma, conforme alinhado em contato telefônico com nossa Ouvidoria, a condução e o retorno da manifestação serão centralizados nesses canais já acionados por Vossa Senhoria.
Essa medida visa garantir uma tratativa mais eficiente, evitando multiplicidade de registros, proporcionando clareza no acompanhamento da demanda.
Acaso necessite futuramente de nossos préstimos, permanecemos à disposição.

Ouvidoria Unimed Franca

Réplica do consumidor

17/03/2026 às 17:44

Agradeço o retorno, porém ressalto que a negativa de cobertura permanece sem solução.
A avaliação neuropsicológica foi solicitada por médica psicopediatra para fins de investigação diagnóstica, sendo um exame essencial para definição de conduta clínica, não sendo substituída por atendimento psicológico.
A menor apresenta dificuldades relacionadas ao processamento auditivo e aprendizagem, conforme relatório fonoaudiológico já apresentado.
Embora existam registros na Agência Nacional de Saúde Suplementar, no Procon-SP e no Consumidor.gov.br, reitero que a negativa impacta diretamente o diagnóstico e o tratamento da paciente.
Solicito novamente a revisão da negativa e autorização da avaliação neuropsicológica, conforme indicação médica.
Permaneço no aguardo de solução efetiva.

Consideração final do consumidor

23/03/2026 às 10:41

A empresa não apresentou solução para o problema, apenas informou que a demanda está em tratativa em outros canais. A negativa de cobertura da avaliação neuropsicológica permanece, mesmo havendo indicação médica para investigação diagnóstica. Dessa forma, considero a reclamação como não resolvida.

O problema foi resolvido?

Reclamação não resolvida

Não resolvido

Voltaria a fazer negócio

Não

Nota do atendimento

5