Relato de Discriminação e Negativa de Atendimento Médico no Hospital Cepog

Não resolvido
Lorena - SP
25/06/2025 às 23:05
ID: 220565893
Essa reclamação foi publicada há mais de 1 ano
Ver todas ReclamaçõesRelato de Discriminação e Negativa de Atendimento Médico Hospital Cepog Guaratinguetá/SP
Eu, *****, venho por meio deste documento relatar um episódio lamentável ocorrido no dia 25 de junho de 2025, no hospital Cepog, localizado em Guaratinguetá/SP, no setor de Pronto Atendimento Adulto.
Fui inicialmente atendida por uma médica plantonista, que analisou o resultado do meu exame de Raio-X e constatou um quadro de pneumonia nos pulmões. Como os demais exames ainda não estavam prontos, permaneci aguardando a continuidade do atendimento.
Durante essa espera, houve a troca de plantão médico, e a profissional responsável foi substituída. A nova médica que assumiu se recusou a dar continuidade ao meu atendimento, demonstrando uma postura de desdém, frieza e desprezo, recusando-se inclusive a se comunicar diretamente comigo. Enquanto ignorava minha presença, essa médica atendeu com cordialidade uma paciente que chegou após mim, deixando evidente um tratamento desigual e discriminatório.
Diante da negativa da médica em me atender, uma enfermeira, ao perceber a situação, dirigiu-se a outro profissional médico e solicitou que ele me atendesse. Esse médico prontamente assumiu meu caso e realizou o atendimento, embora tenha apresentado um laudo divergente daquele emitido anteriormente. Ao ser questionado sobre a recusa da médica anterior, justificou que o atendimento não havia sido passado por falta da conclusão dos exames. No entanto, mesmo sem esses resultados completos, o atendimento foi realizado, o que reforça que a recusa anterior foi motivada por decisão pessoal e não por razões técnicas ou éticas.
Durante todo o período, a médica que se negou a me atender circulou nas dependências me lançando olhares pejorativos, me observando de cima a baixo com evidente repulsa, o que me fez sentir profundamente constrangida, humilhada e indesejada naquele espaço de cuidado à saúde. Como mulher negra e simples, saí daquele atendimento com a sensação clara de que fui vítima de racismo e discriminação.
O atendimento administrativo do hospital foi atencioso e me orientou sobre o procedimento adequado para registro da reclamação formal.
Diante dos fatos narrados, formalizei uma denúncia para serem apuradas as condutas discriminatórias sofridas, bem como exigidas as providências administrativas, disciplinares e legais. O racismo é [Editado pelo Reclame Aqui], previsto na Lei n. 7.716/1989, e não pode ser naturalizado ou ignorado, especialmente em instituições de saúde, que devem primar pelo atendimento humanizado, digno e equitativo a todos.
Reitero minha indignação e repúdio ao ocorrido, me coloco à disposição para prestar quaisquer esclarecimentos adicionais e exijo respeito, justiça e responsabilização.
Guaratinguetá, 25 de junho de 2025.
*****
Compartilhe
Resposta da empresa
29/07/2026 às 12:29
Devido a dificuldades técnicas de acesso à plataforma, não tivemos conhecimento da sua solicitação no momento em que ela foi registrada. A partir desta data, todas as manifestações serão devidamente acompanhadas, tratadas e respondidas.
Consideração final do consumidor
30/07/2026 às 22:22
Péssimo atendimento, me mandaram um email banalizando o ocorrido, não deram a atenção devida ao caso e relataram que funcionários não confirmaram a minha reclamação. Com certeza não fariam isso, poderiam até perde o emprego. Mas fica registrado aqui o descaso que a instituição teve em relação a essa negativa de atendimento desta médica que só me olhava com desprezo e desdem. A Unimed Guaratinguetpa banalizou o meu constrangimento e sofrimento.
O problema foi resolvido?

Não resolvido
Voltaria a fazer negócio
Não
Nota do atendimento
0