Idoso internado há mais de 24 horas em cadeira na sala de espera aguardando leito

Reclamação resolvida

Resolvido

Reclamar dessa empresa

Teodoro Sampaio - SP

10/08/2026 às 09:43

ID: 255834385

DESCASO E DESRESPEITO COM IDOSO NO HOSPITAL IAMADA / UNIMED PRESIDENTE PRUDENTE

Meu esposo, um idoso com mais de 71 anos, está internado há MAIS DE 24 HORAS sentado em uma cadeira na sala de espera do Pronto Atendimento do Hospital Iamada, aguardando por um leito.


O hospital alega que não há leitos na cidade e exige a assinatura de um documento para concordar com esse absurdo. Enquanto isso, ele faz suas refeições em uma sala com alta rotatividade de pessoas e dependemos do banheiro da entrada do PS até mesmo para a higiene básica, sem direito a um banho.

Entrei em contato com a administração d a Unimed, e a resposta que recebi é que têm até 7 dias úteis para responder. Um idoso de 71 anos não pode esperar 7 dias em uma cadeira.

É inacreditável a falta de empatia, humanidade e respeito à legislação do idoso. Exigimos uma solução imediata e a transferência para um leito adequado!

Compartilhe

Resposta da empresa

12/08/2026 às 11:34

Prezada, Sra Silvana

Lamentamos sinceramente o desconforto vivenciado e compreendemos a preocupação manifestada em relação à acomodação e ao ambiente. Sabemos que estar em um ambiente hospitalar, especialmente em um momento de fragilidade e necessidade de cuidados, pode ser uma experiência delicada, capaz de gerar insegurança.
Para melhor compreender o ocorrido, buscamos informações junto à equipe administrativa do hospital. Fomos informados de que o paciente deu entrada no hospital em 05/08 e, naquela ocasião, recebeu a orientação de que não havia disponibilidade de leitos naquele momento devido á alta demanda de pacientes.
A partir de 06/08, o paciente passou a contar com acomodação em leito, conforme previsto contratualmente, permanecendo sob os cuidados da equipe assistencial e recebendo o acompanhamento e o suporte médico necessários desde o início do atendimento.
Reforçamos nossa compreensão diante de todo o contexto relatado e lamentamos, de forma sincera, os desconfortos e a apreensão vivenciados durante esse período. Nosso desejo é que a paciente se sinta amparada e receba todo o cuidado necessário para sua recuperação.
Permanecemos à disposição para quaisquer esclarecimentos adicionais e esperamos que, o paciente tenha uma recuperação tranquila, segura e cercada de todo o cuidado necessário

Consideração final do consumidor

14/08/2026 às 09:23

Cumpre destacar que a transferência do paciente para um leito ocorreu sem qualquer participação do Convênio Unimed. A resposta da operadora somente foi apresentada após 07 (sete) dias, de forma genérica e desprovida de eficácia prática diante da urgência do caso, momento em que o paciente já havia sido submetido a risco de contaminação e a uma situação vexatória.
A efetiva disponibilização de leitos aos usuários é dever essencial da prestadora, haja vista que o consumidor adquire o plano de saúde justamente para ter a garantia de assistência e amparo nos momentos de enfermidade.

O problema foi resolvido?

Reclamação resolvida

Resolvido

Voltaria a fazer negócio

Não

Nota do atendimento

4