Atendimento inadequado e falta de informação na reativação de plano de saúde

Não resolvido
Cachoeiro de Itapemirim - ES
16/01/2026 às 17:00
ID: 237922953
Prezados,
Venho por meio deste registrar uma reclamação formal a respeito do atendimento que recebi durante a tentativa de reativação do meu plano de saúde.
Meu plano havia sido cancelado pela própria operadora.
Posteriormente, entrei em contato via WhatsApp com o objetivo de contratar novamente o plano, esclarecer questões relacionadas a carências e obter informações completas sobre valores e coparticipações. Desde o início, o atendimento foi marcado por demora excessiva nas respostas e informações confusas. Como exemplo, a solicitação dos valores de coparticipação levou mais de um dia para ser respondida.
Em nenhum momento, durante as conversas, fui informada(o) de que existia um prazo limite para reativação do plano com aproveitamento das carências. Diante disso, enviei uma mensagem de whatsapp manifestando formalmente meu interesse em refazer o plano. Somente então fui informada(o) de que o prazo iria expirar no dia em questão informação que não foi mencionada em nenhuma das interações anteriores, tampouco encontrei qualquer comunicação oficial ou aviso prévio sobre esse suposto prazo.
Além disso, mesmo após eu expressar claramente meu interesse em prosseguir com a contratação, deixei de obter resposta.
As informações fornecidas ao longo do processo se mostraram incoerentes entre si e incompatíveis com o que vinha sendo comunicado desde a suspensão do plano, o que demonstra falha grave no atendimento e na condução do relacionamento com o cliente.
Diante desse cenário, resta a impressão de que ou a empresa se encontra em uma posição confortável a ponto de dispensar clientes, ou há uma deficiência significativa no treinamento e preparo da equipe de atendimento. Caso o atendimento humanizado não esteja sendo suficiente para garantir clareza e consistência nas informações, talvez seja o momento de investir em processos mais estruturados ou até em soluções tecnológicas que reduzam esse tipo de falha.
Em razão de toda a experiência descrita acima, informo que desisti de contratar o plano com esta operadora e optei por seguir com outra empresa.
Não consigo enviar as evidências pois são muitos prints.
Compartilhe
Resposta da empresa
23/01/2026 às 15:45
Prezado Sr. Flávio,
Em atenção à sua manifestação registrada no portal Reclame Aqui, e em nome da UNITY Administradora de Benefícios, gostaríamos de prestar os devidos esclarecimentos sobre a transição do seu plano de saúde.
Compreendemos sua insatisfação e pedimos sinceras desculpas por qualquer transtorno ou falta de clareza durante este processo.
É fundamental esclarecer que a UNITY atuava como administradora do benefício contratado entre a sua entidade, a CAEB (Caixa de Assistência dos Funcionários e Empresas do Comércio de Bens), e a operadora Trino Saúde. Nessa relação, nosso papel era gerenciar a distribuição e a administração do plano.
Conforme os documentos e comunicações da época, a operadora Trino Saúde decidiu, de forma unilateral, rescindir o contrato coletivo, o que impactaria todos os beneficiários vinculados à CAEB. Diante dessa situação, a CAEB, para garantir a continuidade da assistência médica aos seus associados, buscou uma nova parceria e efetivou a migração para um plano da operadora São Bernardo/SAMP, gerenciado por outra administradora.
A UNITY não teve qualquer participação na decisão de cancelamento do contrato pela Trino Saúde, nem na escolha da nova operadora ou administradora pela CAEB. Nossa responsabilidade limitou-se a comunicar os beneficiários sobre a decisão da qual fomos informados.
Isso demonstra que a questão da rescisão contratual foi complexa e envolveu outras esferas, alheias à nossa vontade ou capacidade de gestão.
Lamentamos que a transição tenha gerado dúvidas. Como nosso contrato de administração foi encerrado em conjunto com o da Trino Saúde, orientamos que, para obter detalhes sobre seu plano atual ou discutir as condições contratuais, o contato seja direcionado à CAEB ou à nova administradora, Quali Saúde.
Reiteramos nosso compromisso com a transparência e permanecemos à disposição para esclarecer qualquer ponto relacionado à nossa atuação enquanto administramos o seu benefício.
Atenciosamente.
Equipe UNITY Administradora de Benefícios.
Consideração final do consumidor
04/03/2026 às 10:41
Nunca mais volto a fazer qualquer tipo de negócio com está empresa.
O problema foi resolvido?

Não resolvido
Voltaria a fazer negócio
Não
Nota do atendimento
0
Consideração final da empresa
04/03/2026 às 10:56
Prezado Sr. Flávio,
Lamentamos sinceramente que sua experiência não tenha atendido às expectativas.
Reforçamos que todas as informações apresentadas em nossa resposta anterior foram prestadas com o objetivo de esclarecer, de forma transparente, o contexto envolvendo a descontinuidade do plano administrado pela UNITY à época e os limites de nossa atuação no processo.
Entendemos que situações como essa podem gerar frustração e respeitamos sua decisão. Ainda assim, registramos internamente sua manifestação para que possamos avaliar os pontos mencionados e buscar aprimorar continuamente nossos processos de comunicação e atendimento.
Permanecemos à disposição para quaisquer esclarecimentos adicionais que se façam necessários.
Atenciosamente,
Equipe UNITY Administradora de Benefícios.