Pedido de transferência de aluna cursando psicoligia na Univas

Reclamação não respondida

Não respondida

Reclamar dessa empresa

Cristina - MG

09/08/2026 às 15:30

ID: 255997117

DESCASO ABSURDO DA UNIVÁS TRANSFERÊNCIA NÃO CONCLUÍDA E MINHA FILHA IMPEDIDA DE INICIAR OS ESTUDOS EM OUTRA INSTITUIÇÃO..
Venho registrar minha profunda indignação com a Universidade do Vale do Sapucaí (UNIVAS) pelo descaso, pela demora e pela falta de profissionalismo no atendimento à solicitação de transferência da minha filha, Maria Eduarda Ribeiro Resek.
Solicitei a transferência da minha filha há aproximadamente 20 dias e, desde então, estou enfrentando uma situação extremamente desgastante para conseguir uma documentação que deveria ser fornecida de maneira correta, completa e dentro de um prazo razoável.
O atendimento oferecido pela Univás é extremamente precário e insuficiente. Não conseguimos atendimento telefônico efetivo e somos direcionados para WhatsApp e e-mail. Porém, o atendimento pelo WhatsApp, que deveria ser um canal eficiente de comunicação, simplesmente não funciona de maneira adequada.
Enviamos uma mensagem e recebemos uma resposta eletrônica informando que um atendente irá nos atender. E então começa o problema: o atendente demora um, dois dias ou até mais responder.. Quando finalmente alguém responde, muitas vezes inicia a conversa com um simples Oi, boa tarde, em que posso ajudar?, mas não dá continuidade ao atendimento.
É necessário explicar novamente a situação, aguardar, cobrar, mandar novas mensagens e, muitas vezes, ficar simplesmente sem resposta.
Isso não é atendimento adequado. Isso é descaso.
Uma instituição de ensino superior precisa ter uma estrutura de atendimento capaz de responder às necessidades dos seus alunos e ex-alunos, principalmente quando existe uma questão acadêmica urgente envolvendo uma transferência.
Em determinado momento, foi informado que essa demora estaria acontecendo porque a instituição estava passando por um período de muitas matrículas e rematrículas.
Mas eu pergunto: o que a minha filha tem a ver com isso?
Se a demanda aumentou e o número de atendimentos ultrapassou a capacidade da equipe, cabe à própria instituição se organizar e disponibilizar profissionais suficientes para atender à demanda. O aluno não pode ser prejudicado porque a universidade não possui estrutura suficiente para dar conta do próprio fluxo de trabalho.
Isso demonstra, no mínimo, falta de organização e de profissionalismo.
Depois de aproximadamente 20 dias de espera, a Univás finalmente encaminhou os documentação referente à transferência. Porém, estavam incompletos, não consigui matricular na nova instituição..
Pedi a eles que especificassem para o que exatamente faltava. Enviamos o pedido para UNIVAS novamente há mais de 7 dias e ainda não tivemos retorno.
A UNIVAS
impede a efetivação da matrícula da minha filha Maria Eduarda Ribeiro Resek na nova instituição.
Ela já perdeu uma semana de aula e amanhã começa a segunda semana.
A nova instituição não pode concluir a matrícula e aceitar regularmente minha filha justamente porque a Univás não fornece a documentação completa e correta necessária para a transferência.
Minha filha estudou na Univás durante três períodos, aproximadamente um ano e meio. Cumpriu suas obrigações enquanto aluna e agora está apenas solicitando a documentação necessária para seguir sua trajetória acadêmica em outra instituição.
E é justamente nesse momento que fica uma impressão extremamente negativa: parece que, porque ela está saindo da Univás, deixou de merecer a mesma atenção e o mesmo tratamento que deveria receber enquanto aluna.
É essa a sensação que o comportamento da instituição está transmitindo.
Isso é inadmissível.
Não estou pedindo nenhum favor.
Estou solicitando a documentação acadêmica da minha filha, que deve ser entregue de forma completa, correta, devidamente assinada e em tempo hábil para que ela possa continuar seus estudos sem ser prejudicada.
Já se passaram aproximadamente 30 dias desde o início da solicitação.
Já se passaram 10 dias desde que encaminhei novamente, de forma detalhada, os documentos que estavam faltando e as correções necessárias.
Já se passou uma semana de aula na nova instituição.
Isso está causando prejuízo acadêmico, transtorno, insegurança e enorme desgaste para minha filha e para toda a família.
Se a Univás está enfrentando um período de grande volume de matrículas e rematrículas, isso não pode servir como justificativa para abandonar ou deixar em segundo plano os alunos que estão solicitando outros serviços acadêmicos.
Problemas internos de organização não podem ser transferidos para o aluno.
Se não há profissionais suficientes ou a instituição não tem profissionalismo para atender à demanda, coloquem mais profissionais. Organizem o atendimento. Estruturem a equipe. O que não é aceitável é deixar o aluno esperando dias por uma resposta e, nesse caso específico, permitir que uma estudante perca aulas porque a universidade não entrega sua documentação corretamente.
Depois de tudo isso, fica uma pergunta inevitável:
Será que, por minha filha estar deixando a Univás, ela deixou de ser importante para a instituição?
Porque é exatamente isso que esse tratamento faz parecer.
Minha filha estudou ali por um ano e meio. Merecia, no mínimo, respeito, responsabilidade e profissionalismo no encerramento de seu vínculo acadêmico.
Diante de toda essa situação, solicito que a Univás resolva imediatamente e de forma definitiva o processo de transferência de Maria Eduarda Rsek, encaminhando todos os documentos necessários, completos, corretos, devidamente assinados e de acordo com as exigências da nova instituição.
Não quero mais documentos incompletos.
Não quero mais respostas automáticas.
Não quero mais esperar um ou dois dias para que alguém simplesmente inicie um atendimento e depois desapareça.
Quero a documentação correta e completa para que minha filha possa finalmente ser matriculada e voltar a frequentar as aulas.
Coloco aqu o contato do responsável: *****
Contato da Maria Eduarda*****

Compartilhe