Cobrança de taxas abusivas e não liberação de empréstimo pessoal

Reclamação não respondida

Não respondida

Reclamar dessa empresa

Feira de Santana - BA

13/11/2025 às 13:33

ID: 231815933

A empresa em questão tem um site: *****, onde vc se cadastra para verificação de possibilidade de empréstimo pessoal. Uma pessoa entra em contato contigo via whatsApp, no meu caso foi o ***** de CPF n *****, que solicitou o CPF para verificação, perguntou quando eu precisava, tudo correndo bem até ai. Depois informou que tinha um valor de 5.000,00 liberado dividido em 48x de 128,00, solicitou minha documentação e assim o fiz (encaminhei). Depois de um tempo ele retornou dizendo que já tinha feito o cadastro, mas que eu precisaria pagar um valor de R$ 299,00 de taxa para formalizar a garantia da parcela. Relutei por conta do valor alto, mas como eu estou precisando do valor para realizar uma serie de exames médicos resolvi pagar no outro dia pela manhã (12/11/2025). Perguntei antes se não haveria mais nenhuma outra cobrança, Ele me enviou o documento dele e o site da empresa para informar que eram uma empresa séria, ainda questionei antes de realizar a transferência porque o próprio Nubank avisou que poderia ser um [Editado pelo Reclame Aqui] porque a chave pix caia para uma empresa chamada Quero- Quero VerdeCard IP S.A. Ai foi quando entrou a Gerente do Financeiro chamada ***** informando que já tinha uma ação judicial contra o Nubank pois, eles estavam alegando que era uma conta de possível [Editado pelo Reclame Aqui]..veio com uma conversa toda bem trabalhada e isso sem informar que teria outra taxa (Ela sendo a Gerente do financeiro e já sabe como funciona os trâmites da empresa). Assim que realizei o pagamento da taxa ela veio depois de pouco tempo informando que como eu não tinha feito o pagamento no dia anterior que o sistema gerou uma nova cobrança no valor de R$380,00 reais para fazer a liberação.. Questionei, falei do absurdo que eram essas cobranças.. segundo ela conseguiu abaixar o valor para R$ 280,00.. fiz o pagamento ainda tentando confiar nos levantamentos que fiz do CNPJ da empresa (*****) Inscrição estadual, fui atrás do CPF do primeiro atende.. quando eu fiz o pagamento a Gerente pediu mais alguns minutos que assim que liberasse iria entrar em contato.. Esperei já tendo a consciência do [Editado pelo Reclame Aqui] e aguardando o retorno dizendo que não tinha dado certo e foi justamente o que ocorreu, Ela retornou com uma conversinha que a empresa é uma financeira que trabalham junto ao banco e que há umas questões do financiamento, falando de imposto que tinha sido retirado e que eu teria que pagar mais R$ 230,00 reais e que esses valores seriam ressarcido assim que o valor fosse liberado para minha conta. Eu já tinha entendido que era um [Editado pelo Reclame Aqui] até porque a cobrança de taxas antecipadas é considerada uma prática abusiva segundo o Código de Defesa do Consumidor. Desde 2008, o Banco Central do Brasil proibiu essa exigência, tornando ilegal qualquer pagamento prévio como condição para a concessão de crédito.
Essa exigência foge completamente do modelo de negócios das instituições legítimas, que lucram com os juros pagos ao longo do tempo, e não com cobranças antecipadas. Quando uma empresa tenta receber antes mesmo de prestar o serviço, o alerta deve acender.
Solicitei que pelo menos me devolvessem o ultimo valor que fiz de transferência e disseram que não era possível, a Gerente continha perguntando se eu não vou finalizar e que ela está lá para resolver, e que deixará para o jurídico tratar (isso depois que eu falei que iria denunciar, abrir BO e acionar a justiça, visto que tenho todos os prints das conversas salvas porque mesmo eles mandando áudio tem uma função no whatsApp que você pede a transcrição do áudio).

Compartilhe