Cobrança Indevida e Negativação Irregular pela Universidade Castelo Branco (UCB)

Reclamação não resolvida

Não resolvido

Reclamar dessa empresa

Rio de Janeiro - RJ

06/04/2026 às 08:52

ID: 245221971

Venho por meio desta formalizar reclamação contra a Universidade Castelo Branco (UCB), em razão de cobrança indevida e inclusão irregular do meu nome nos órgãos de proteção ao crédito, sem que tenha havido qualquer vínculo contratual válido entre as partes.

Ressalto que nunca efetivei matrícula, não assinei contrato, não entreguei documentos e não utilizei qualquer serviço educacional da instituição. Ainda assim, fui surpreendido com cobranças e posterior negativação do meu nome, o que configura prática abusiva e ilegal.

Tal conduta viola diretamente dispositivos do Código de Defesa do Consumidor (Lei n 8.078/90), conforme segue:

Art. 39, inciso V É vedado ao fornecedor exigir do consumidor vantagem manifestamente excessiva;
Art. 42 O consumidor cobrado em quantia indevida tem direito à repetição do indébito, podendo exigir devolução em dobro do valor pago, acrescido de correção monetária e juros legais;
Art. 14 O fornecedor responde independentemente de culpa pelos danos causados ao consumidor por defeitos na prestação de serviços;
Art. 30 e 35 Toda oferta vincula o fornecedor, sendo obrigatória a clareza e formalização contratual;
Art. 43, 2 O consumidor deve ser previamente comunicado antes de qualquer negativação, o que não ocorreu no presente caso.

Além disso, a negativação indevida configura dano moral presumido, conforme entendimento consolidado dos tribunais brasileiros.

Diante do exposto, solicito:

A imediata exclusão do meu nome dos órgãos de proteção ao crédito;
O cancelamento definitivo de qualquer suposta cobrança ou vínculo contratual;
A comprovação documental da suposta contratação, caso exista;
A apuração da conduta da instituição, diante das práticas abusivas relatadas.

Ressalto que, caso a situação não seja resolvida administrativamente, adotarei as medidas judiciais cabíveis, incluindo pedido de indenização por danos morais

Compartilhe

Resposta da empresa

13/04/2026 às 11:00

Prezado Adriano.

Pedimos a gentileza de acessar seu e-mail, onde obterá os devidos esclarecimentos, diretamente do setor responsável.

Atenciosamente,
Universidade Castelo Branco

Réplica do consumidor

13/04/2026 às 14:01

Olá,
Meus caros, vocês não explicaram ainda como pegaram meus documentos e criaram uma matrícula e passaram a me cobrar mensalidade por quase dois anos, vocês só informaram que não tenho mais dívidas contudo nem tiveram trabalho e ler a minha reclamação, explicar o que perguntei e quiçá um pedido de desculpas com um e-mail já deixaria a situação menos frustrante...se vocês pedissem desculpas sinceras e falassem toma uma bolsa ficaria calado, mas irei buscar meus direitos de outra forma.

Réplica do consumidor

23/04/2026 às 08:07

Ainda no aguardo de uma tratativa descente da instituição de ensino que literalmente pegou meus dados e criou uma matrícula, cobrou mensalidades neste período todo e sujou a [Editado pelo Reclame Aqui] do meu nome no CPF, agora tratam como se não fizessem nada.
Ainda no aguardo de uma tratativa descente.

Consideração final do consumidor

29/04/2026 às 12:12

Não estudem lá, vão pra Unisuam, ou Qualquer outra...
[Editado pelo Reclame Aqui] seus dados não informam se apagaram seus dados do sistema, criam uma matrícula e começam a te cobrar...
Muito complicado e muito sério como esta empresa cuida dos dados alheios.
Mandam um e-mail escroto e a cobrança ainda aparece.
[Editado pelo Reclame Aqui]

O problema foi resolvido?

Reclamação não resolvida

Não resolvido

Voltaria a fazer negócio

Não

Nota do atendimento

0