Indignação com a Universidade Católica de Petrópolis (UCP) - Falha de Transparência, Tratamento Hostil e Retenção Indevida de Valores

Reclamação não respondida

Não respondida

Reclamar dessa empresa

Leopoldina - MG

22/04/2026 às 17:35

ID: 246692669

Venho registrar minha profunda indignação com a Universidade Católica de Petrópolis (UCP). Realizei a matrícula online no curso de Mestrado em Direito no dia 31 de março, após insistência da coordenação, mas a relação acadêmica "nasceu e faleceu" em menos de 24 horas devido a uma grave falha de transparência e tratamento hostil.

A instituição omitiu a existência de um edital de bolsas durante todas as tratativas de matrícula, enviando o informativo apenas após as 18h do dia em que paguei a taxa, impossibilitando qualquer ação minha. Ao questionar a falha de comunicação, em vez de mediação, recebi um tratamento hostil da coordenação, que tentou transferir a responsabilidade do erro institucional para mim.

Exerci meu Direito de Arrependimento (Art. 49 do CDC) no dia seguinte à matrícula, ou seja, dentro do prazo legal de 7 dias para contratações online. No entanto, a UCP ignora o Código de Defesa do Consumidor:

Já se passou mais de um mês desde o pedido formal.

A instituição descumpriu o próprio prazo dado para resposta (atraso de 5 dias sobre a promessa).

Permaneço sem qualquer previsão de estorno ou posicionamento oficial.

Ressalto que atravesso um momento de extrema delicadeza, em processo de Fertilização In Vitro (FIV), o que exige equilíbrio financeiro e emocional. A retenção indevida do meu capital por um serviço que se mostrou falho desde o primeiro minuto é inaceitável.

Como profissional do Direito, prezo pela solução administrativa, mas a Reitoria é totalmente inerte.

Aguardo uma solução definitiva em 24 horas.

Compartilhe