Erro na cobrança da mensalidade

Quando foi obter informações de valores do Curso de Engenharia Civil da Universidade de Mogi das Cruzes – Campus Villa Lobos, na Secretaria, fui informado que sobre o valor integral das parcelas semestrais, era concedido um desconto para ex-alunos formados na FATEC, bem como para quem está trabalhando (com Carteira assinada). Vale ressaltar que este desconto concedido pela UMC reduzia o valor integral da mensalidade de R$ 1.536,99 (integral) para R$ 662,75 (com desconto), no semestre que ingressei nesta Universidade. Mas em momento algum eles informam o critério, tampouco o percentual de desconto à ser concedido por semestre. Prova disto é o que consta em uma das cláusulas do seu Contrato Semestral de Prestação de Serviços Educacionais:

4.4. Em caráter excepcional e ao seu critério, a OMEC/UMC poderá oferecer descontos ao CONTRATANTE, que fica desde já plenamente ciente e de acordo que quaisquer tipo de descontos concedidos serão válidos e vigentes apenas e tão somente conforme o discriminado nos boletos emitidos para os pagamentos das parcelas mensais, sendo que poderão, ainda, ser extintos pela OMEC/UMC a qualquer tempo. Havendo inadimplemento o débito será cobrado considerando-se o valor integral da parcela.

Portanto, alerto os alunos que pretendem ingressar nesta Universidade (UMC), que tomem muito cuidado!!! Pois caso a UMC queira cessar o desconto, ou alterar o valor desconto à qualquer momento, eles farão. Como fizeram comigo.
Neste segundo semestre que estou cursando nesta Universidade, alterei meu regime de matrícula de “Seriado” para “Parcelado” a fim de me possibilitar cursar somente as disciplinas Adaptativas das minhas disciplinas “à cursar”. Já havia pago a parcela de Jan.16 (matrícula), e esta alteração só possível de ser feita no início de Fevereiro/16, momento em que questionei à atendente da Secretaria se tal alteração no Regime de Matrícula acarretaria em alguma alteração no valor à pagar, se haveria algum acréscimo no valor da mensalidade, e fui informado que não. Nos meses seguintes, paguei os boletos recebidos em minha residência.
Contudo, semana passada consultei meu extrato financeiro através do acesso on-line, e lá consta que estou devendo R$ 919,34 referente à diferenças nas cobranças dos boletos enviados por eles (UMC). Ou seja, a UMC diz que enviou os boletos com valores errados (à menor) e agora querem que eu pague a diferença.
Mas ocorre que essas alegações não procedem, visto que com a alteração do meu regime de matrícula, do “seriado” para o “parcelado”, o valor à ser cobrado da mensalidade, deve ser o correspondente ao da disciplina de semestre mais avançado, dentre as disciplinas cursadas no semestre vigente. Portanto, neste meu caso é o 6º semestre, cujo valor da mensalidade é de R$ 1.536,99 (integral). Logo, seguindo o mesmo percentual de desconto aplicado no semestre anterior, o valor à ser pago de mensalidade seria de R$ 662,75 (com desconto).
Mas a UMC, decidiu na metade deste semestre que diminuiria o percentual do meu desconto, de forma que o valor da parcela com desconto passou de R$ 662,75 para R$ 922,19, e está me cobrando a diferença de valores dos meses retroativos.
Em nenhum momento a UMC justificou a alteração do valor para R$ 922,19!!!
Espero que algum funcionário competente do Financeiro possa me dar um retorno satisfatório.

14/06/2016 às 15:07

A Universidade de Mogi das Cruzes quanto a reclamação de número 18204727 efetuada por Tiaki Kamikawa Neto em 22/04/2016 informa que as questões financeiras foram devidamente regularizadas.
Ficamos a disposição para eventuais dúvidas.

Universidade de Mogi das Cruzes - UMC

08/12/2016 às 12:34

Ruim!

Está com problemas com Universidade de Mogi das Cruzes?