UFRJ adota critério de seleção questionável para cursos EAD: análise de notas do ensino médio em vez de Enem/vestibular.

Reclamação não resolvida

Não resolvido

Reclamar dessa empresa

Ubá - MG

08/01/2026 às 09:31

ID: 237019501

A comissão de seleção para cursos EAD da UFRJ resolveu inovar.

Insistentes em destruir a universidade pública, resolveram selecionar seus alunos por suas notas de Portugues e Matemática durante o ensino médio, em detrimento das notas do Enem ou mesmo de um vestibular proprio.

A pergunta básica é se objetivamente isso é uma seleção?

Como estabelecer comparação entre alunos de escolas complemente diferentes?

Porque uma nota 10.0 de uma escola "fraca" seria melhor que uma nota 7.0 de uma escola onde o aluno precisa estudar muito para conseguir essa nota?

Onde está o mérito disso?

O que teria levado uma universidade federal a adotar esse tipo de critério de seleção?

Aliás, isso de fato seria uma seleção?

Onde está o MEC?

Fatos bizarros como esse explicam o que se tornou a universidade publica do Brasil, com alunos fraquíssimos, ingressando com notas de Enem assustadoramente baixas, beirando a zero, sobras de vagas, todo tipo de ativismo político, um verdadeiro circo, que se cercar vira um hospício.

Já vi muitas seleções horríveis, mas nesse caso a UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA consegui se superar.

Gostaria que os resposnsáveis por esse bizarro critério de seleção para os cursos EAD viessem PUBLICAMENTE aqui no "reclame aqui" e explicassem esse inusitado e engraçado critério de seleção.

Compartilhe

Consideração final do consumidor

12/03/2026 às 06:23

Só no Brasil de Lulis ocorre algo tão bizarro. A UFJF faz seleçao bizarra que mais parece um circo.
Imagino o nível do curso.
Fujam desse EAD.

O problema foi resolvido?

Reclamação não resolvida

Não resolvido

Voltaria a fazer negócio

Não

Nota do atendimento

0