Cobrança indevida de semestre não cursado e impedimento de rematrícula

Reclamação respondida

Respondida

Reclamar dessa empresa

Contagem - MG

27/02/2026 às 12:53

ID: 241851441

Título: Cobrança indevida de semestre não cursado


Entrei no curso de Engenharia de Software em 2023/1 com financiamento do Pravaler ativo e tudo regular. Estudei normalmente nesse período.


Quando chegou 2023/2, fui impedido pela própria faculdade de fazer a rematrícula. Mesmo tendo enviado documentação para renovação do financiamento, não consegui continuar matriculado. Ou seja: não renovei o semestre, não cursei as aulas e não utilizei nenhum serviço acadêmico.


Apesar disso, consta no sistema um débito de cerca de R$ 12.000,00 referente justamente ao semestre 2023/2, que eu não cursei. Depois disso ainda aparece 2024/1 como abandono, sendo que nem matrícula ativa eu tinha.


Então preciso entender:


Se não renovei 2023/2, por que estão me cobrando?


Qual exatamente é essa dívida?


Como pode existir cobrança de um semestre que eu não cursei?


Qual a base contratual para isso?


Essa situação é extremamente grave, porque estão vinculando ao meu nome um débito que não reconheço e que, ao meu ver, é indevido.


Solicito revisão imediata dessa cobrança e detalhamento completo do suposto débito. Caso isso não seja resolvido administrativamente, tomarei as medidas cabíveis nos órgãos de defesa do consumidor e na esfera judicial.


Aguardo retorno com urgência.

Compartilhe

Resposta da empresa

27/02/2026 às 12:57

Prezado Cauã Ribeiro de Paula, boa tarde!

Sua reclamação será encaminhada ao setor responsável, e em breve enviaremos uma resposta para o seu e-mail particular.

Atenciosamente,

Universidade FUMEC