Quero regularizar minha pendência com valor justo

Não resolvido
Nova Iguaçu - RJ
13/05/2026 às 12:22
ID: 248527793
Possuo uma mensalidade pendente junto à Universidade Iguaçu (UNIG). O valor original da mensalidade era em torno de R$ 241, porém, após o atraso, houve perda do desconto e atualização do valor, além da incidência de juros e encargos acumulados ao longo dos meses. Gostaria de destacar que já realizei recentemente o pagamento de outra mensalidade que também estava em atraso, inclusive com os encargos aplicados, demonstrando meu real interesse em regularizar completamente minha situação financeira junto à instituição. Atualmente resta apenas esta pendência. Também procurei atendimento presencialmente para tentar uma negociação e buscar uma forma viável de quitação, porém não consegui chegar a uma solução acessível. Tenho ciência de que o contrato prevê incidência de multa e juros em caso de atraso. No entanto, considerando minha tentativa de solução amigável, o pagamento já realizado de outra mensalidade atrasada e meu interesse em resolver definitivamente a situação, solicito uma análise razoável dos encargos acumulados sobre a parcela restante. O Código de Defesa do Consumidor incentiva a boa-fé e o equilíbrio nas relações de consumo, especialmente quando o consumidor demonstra intenção efetiva de pagamento e busca resolver administrativamente a situação. Minha intenção é quitar imediatamente a pendência pelo valor original aproximado da mensalidade, em torno de R$ 241, considerando que já arquei anteriormente com juros e encargos em outra parcela atrasada e que resta apenas esta mensalidade em aberto. Solicito, por gentileza, uma proposta para quitação da mensalidade pendente pelo valor original aproximado de R$ 241, ou valor próximo e razoável, visando a regularização amigável e definitiva da pendência.
Compartilhe
Resposta da empresa
14/05/2026 às 13:17
Olá Laryssa
Verificamos que seu caso já foi respondido, via WhatsApp, pela nossa Central de Relacionamento.
Caso tenha mais alguma dúvida, pedimos que entre em contato através do e-mail [email protected]
Réplica do consumidor
15/05/2026 às 07:55
Boa tarde.
Agradeço o retorno, porém a resposta apresentada não solucionou efetivamente a demanda. Conforme já informado, compareci presencialmente ao setor financeiro anteriormente justamente para buscar solução administrativa e possibilidade de renegociação da pendência, porém não obtive proposta acessível para quitação. Dessa forma, a simples orientação para novo comparecimento presencial não resolve a situação já apresentada nesta reclamação.
Ressalto que em nenhum momento me neguei ao pagamento da dívida. Pelo contrário, já realizei o pagamento de outra mensalidade em atraso, inclusive com os encargos incidentes, demonstrando boa-fé e interesse real em regularizar integralmente minha situação financeira junto à instituição. Atualmente resta apenas esta pendência. Embora exista previsão contratual de juros e encargos por inadimplência, o Código de Defesa do Consumidor também estabelece os princípios da boa-fé objetiva, razoabilidade e equilíbrio contratual nas relações de consumo, especialmente quando o consumidor demonstra intenção efetiva de pagamento e busca solução amigável antes de qualquer medida externa. Diante disso, reitero o pedido de reavaliação dos encargos acumulados sobre a mensalidade pendente, considerando:
* a tentativa prévia de resolução administrativa;
* o pagamento já realizado de outra parcela em atraso;
* o interesse demonstrado em quitação amigável;
* e a desproporcionalidade entre o valor original da mensalidade e o valor atualmente exigido após sucessivas incidências de encargos. Meu objetivo permanece sendo a regularização definitiva da pendência por meio de solução razoável, proporcional e amigável para ambas as partes.
Consideração final do consumidor
19/05/2026 às 10:57
[Editado pelo Reclame Aqui]
O problema foi resolvido?

Não resolvido
Voltaria a fazer negócio
Não
Nota do atendimento
0