Reembolso de Mensalidades Incorreto e Falta de Transparência na Instituição de Ensino

Reclamação respondida

Respondida

Reclamar dessa empresa

Brasília - DF

01/06/2026 às 15:44

ID: 250253475

Esta é uma nova reclamação porque, apesar de finalmente ter recebido um reembolso após meses de espera, o valor depositado está incorreto e, mais uma vez, não consigo obter qualquer esclarecimento da instituição.

Realizei minha transferência de curso com FIES e, durante o processo, efetuei pagamentos de mensalidades que deveriam ser analisados para fins de reembolso. Após inúmeras tentativas de contato e uma longa espera, a instituição realizou o pagamento de apenas uma parte do valor que entendo ser devido.

Afirmo que o valor reembolsado está errado, pois não corresponde aos valores pagos nem ao montante que deveria ser devolvido na minha situação. O mais grave é que a instituição não apresentou qualquer memória de cálculo, demonstrativo financeiro ou justificativa que explique como chegou ao valor depositado.

Antes de registrar esta reclamação, esgotei praticamente todas as formas possíveis de resolução administrativa. Entrei em contato pelos canais de atendimento, realizei diversas ligações telefônicas, enviei e-mails, encaminhei mensagens pelo WhatsApp e acionei a Ouvidoria da instituição. Em nenhuma dessas tentativas obtive uma resposta clara e conclusiva sobre a divergência do valor reembolsado.

A sensação é de total falta de transparência e descaso com o consumidor. Não é razoável que um aluno ou ex-aluno tenha que insistir por meses para obter informações básicas sobre um processo financeiro que o afeta diretamente. Também não é aceitável que a instituição realize um pagamento sem apresentar os critérios utilizados para o cálculo e, posteriormente, ignore os questionamentos feitos pelos seus próprios canais de atendimento.

Não estou solicitando nenhum benefício indevido. Estou exigindo apenas que a instituição demonstre, de forma clara e documentada, como calculou o valor do reembolso e realize a correção caso seja constatado o erro que venho apontando.

Como podem ver nas fotos, estou tentando contato desde o dia 20 de maio por um canal de comunicação via WhatssApp que a PRÓPRIA empresa falou comigo quando era de interesse deles e não obtive resposta. Além disso, também tentei contato ple ouvidoria que a prórpia UNNIG na minha última reclamação disse que eu deveria tentar quando houvesse problema, mas, como de praxe da empresa, eles não se preocupam com os alunos ou consumidores.

Diante da ausência de respostas e da impossibilidade de resolver a situação pelos meios administrativos disponibilizados pela própria instituição, solicito:

* A apresentação detalhada da memória de cálculo do reembolso;
* A justificativa formal para o valor depositado;
* A revisão imediata do cálculo realizado;
* O pagamento da diferença devida, caso seja confirmada a inconsistência.

Caso a instituição continue sem fornecer esclarecimentos e sem corrigir o valor pago, buscarei as medidas cabíveis junto aos órgãos de defesa do consumidor e demais instâncias competentes para garantir meus direitos.

Aguardo uma resposta objetiva, transparente e uma solução definitiva para o problema.

Telefone: *****
Matrícula: *****

Compartilhe

Resposta da empresa

17/06/2026 às 16:02

Olá Maria Eduarda

Verificamos que seu caso já foi respondido, via e-mail, pelo nosso setor de FIES.

Caso tenha mais alguma dúvida, pedimos que entre em contato através do e-mail [email protected]