Reclassificação indevida para o 1o semestre após reprovação em disciplinas

Em réplica
Santos - SP
03/07/2026 às 17:02
ID: 253033445
A Coordenação da Faculdade Santa Cecília,
Venho solicitar, formalmente, a revisão da minha situação acadêmica.
Fui informada de que, em razão da reprovação em disciplinas, serei remanejada para o 1 semestre. Essa decisão me causa grande prejuízo acadêmico, atrasando minha formação e desconsiderando as disciplinas que já concluí com aprovação.
Busquei informações sobre essa situação e fui orientada de que a reprovação em disciplinas não significa, necessariamente, que o aluno deva retornar ao 1 semestre. Solicito, portanto, que a instituição informe, por escrito, qual norma interna ou regulamento fundamenta essa decisão no meu caso.
Também verifiquei que existem reclamações de outros estudantes envolvendo divergências na organização de semestres e dependências, o que reforça a importância de uma análise cuidadosa e individual da minha situação. (Reclame Aqui)
Diante disso, peço a revisão imediata da minha matrícula, a preservação das disciplinas já aprovadas e o enquadramento no semestre compatível com o meu histórico escolar.
Caso não haja uma solução administrativa, solicitarei a análise do caso pelos órgãos competentes, para garantir que meus direitos como estudante sejam respeitados.
Aguardo um retorno por escrito com a maior brevidade possível.
Atenciosamente,
*****
Compartilhe
Resposta da empresa
17/07/2026 às 13:27
Olá, Ranielly.
Agradecemos seu contato e compreendemos sua preocupação em relação à sua situação acadêmica.
Após análise do seu caso pela coordenação responsável, verificamos que a sua reintegração ao curso ocorreu em razão da solicitação de retorno realizada após a interrupção do vínculo acadêmico com a Universidade. Como não houve rematrícula para o período letivo de 2025/B, o vínculo anteriormente existente foi encerrado, sendo necessário o estabelecimento de um novo vínculo contratual no momento do retorno.
Dessa forma, sua reinserção acadêmica ocorreu de acordo com as normas atualmente vigentes, observando as diretrizes regulatórias aplicáveis à modalidade de ensino e a matriz curricular em vigor no período de seu retorno, realizado em 2026/A.
Esclarecemos ainda que as disciplinas já cursadas e aproveitadas na matriz curricular atual não serão cobradas novamente, sendo consideradas em seu histórico acadêmico conforme os critérios institucionais de aproveitamento de estudos.
Entendemos que mudanças dessa natureza podem gerar dúvidas e impactar o planejamento acadêmico, por isso permanecemos à disposição para prestar os esclarecimentos necessários sobre sua trajetória curricular e as condições do seu retorno ao curso.
Atenciosamente,
Núcleo de Apoio
Universidade Santa Cecília Unisanta
Réplica do consumidor
20/07/2026 às 02:06
Só que o erro é de vocês , porque me falaram a que assim que eu tivesse feito o pagamento a rematrícula estaria liberada para ser feita , simplesmente paguei e vocês não
Cumpriram com os seus compromissos, vou tomar minhas providências!!!